A Pragmática do inglês aeronáutico

uma investigação pela Linguística de Corpus

Autores

  • Malila Carvalho de Almeida Prado Fujian University of Technology

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.2.1381-1414

Palavras-chave:

Plain Aviation English, fluência, interação, Linguística de Corpus, Pragmática

Resumo

A Escala de Proficiência Linguística da ICAO oferece parâmetros para o ensino e a avaliação do inglês aeronáutico focado nas habilidades orais. Serve para os governos em todo o mundo avaliarem a proficiência em inglês de pilotos e controladores de tráfego aéreo, licenciando-os para operações internacionais. Este estudo aborda duas das seis áreas linguísticas elencadas na Escala, quais sejam, fluência e interação, para compreender quais elementos conversacionais estão presentes nas comunicações entre pilotos e controladores com o objetivo de subsidiar materiais pedagógicos. A análise se baseia em um corpus de comunicações via rádio entre pilotos e controladores em situações anormais, revelando um código mais espontâneo, diferentemente da Fraseologia Padrão oficial mandatória nas situações rotineiras. A Linguística de Corpus é a metodologia utilizada nesta investigação, concentrada nos mais frequentes blocos de linguagem de três palavras evidenciados no corpus de estudo. A investigação desses blocos de linguagem revela que fluência e interação são interconectadas e deveriam ser consideradas a partir da perspectiva da língua em uso. Para ilustrar, ‘we’d like’ e ‘if you can’ são normalmente empregados como solicitações. Conclui-se sugerindo que a conscientização dos aprendizes sobre aspectos pragmáticos da língua é fundamental na sala de aula do inglês aeronáutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-06

Como Citar

PRADO, M. C. de A. A Pragmática do inglês aeronáutico: uma investigação pela Linguística de Corpus. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 1381–1414, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.29.2.1381-1414. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54399. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 29:2 (2021): Corpus Linguistics: Achievements and Challenges