Linguística de corpus e formação profissional contínua
conhecimento prévio, motivações e avaliações dos participantes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.2.1485-1527Palavras-chave:
línguística de corpus, formação profissional contínua, integração educacional de corpora, avaliação do uso de corpora em práticas profissionais, aplicação de corpora no ensino e na pesquisa, formação de professores de línguas, formação de tradutores, interdisciplinaridadeResumo
Estudos sobre a aplicação da linguística de corpus (LC) à educação examinaram uma série de contextos diferentes – principalmente aqueles em que os alunos recebem um diploma de colação de grau (por exemplo, cursos de graduação e mestrado). No entanto, pouco se sabe a respeito da aprendizagem informal da LC, especialmente por (mas não se limitando a) acadêmicos/profissionais que não tem uma formação educacional e/ou não trabalham em áreas relacionadas aos estudos da linguagem. A presente pesquisa preenche essas lacunas, examinando a perspectiva dos participantes de um projeto de formação profissional contínua destinado a acadêmicos/profissionais de várias disciplinas, que não precisavam ter conhecimento prévio de LC. Mais especificamente, administramos um questionário a 28 participantes de um projeto de formação profissional contínua na área de LC realizado no Reino Unido com o objetivo de pesquisar quatro aspectos principais: (i) a formação educacional em LC dos participantes; (ii) suas motivações para participar desse tipo de projeto; (iii) as vantagens e barreiras de empregar a LC em suas práticas pedagógicas; e (iv) suas avaliações sobre a integração da análise de corpus em suas práticas de pesquisa. Os resultados apontam para o papel dos projetos de formação profissional contínua na democratização do acesso à educação em LC para profissionais tanto da área de estudos da linguagem quanto de outras áreas e no potencial aumento do interesse desses profissionais na aprendizagem de LC. A falta de conhecimento é percebida como a principal barreira para a incorporação de abordagens de corpus para o ensino e a pesquisa, reforçando assim a relevância do desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem formal e informal para acadêmicos/profissionais em diferentes áreas.