O desenho de tarefas pedagógicas para o ensino de Inglês para Fins Acadêmicos

conquistas e desafios da Linguística de Corpus

Autores

  • Ana Eliza Pereira Bocorny Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Anamaria Welp Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.2.1529-1638

Palavras-chave:

tarefas de acesso aberto, Linguística de Corpus, gêneros acadêmicos, expressões multipalavra, Inglês para Fins Acadêmicos

Resumo

Nas últimas décadas, um grande número de instituições de ensino superior (IES) buscou a internacionalização de suas atividades. Sendo o inglês a língua franca da academia (AMMON, 2011; JENKINS, 2009; TARDY, 2004), publicar nesse idioma facilita a disseminação do conhecimento científico produzido no país e aumenta as chances de citação e de colaboração (BOCORNY et al., no prelo; MENEGHINI; PACKER, 2007 apud BAUMVOL, 2018). Tendo em vista o contexto descrito, este estudo objetiva propor princípios para a elaboração de tarefas pedagógicas (TPs) com a utilização de dados linguísticos extraídos de um corpus especializado e relativos à linguagem convencionalmente usada em artigos de pesquisa. Desse objetivo geral, derivam dois objetivos específicos. O primeiro, de ordem analítica, busca extrair, categorizar e classificar expressões multipalavra a partir de um corpus especializado de textos da seção introdução de artigos de pesquisa recentes (2003-2019) publicados em inglês em periódicos internacionais da área da Física. O segundo, de ordem pedagógica, visa usar os dados linguísticos coletados para informar a construção de TPs para o ensino e a aprendizagem de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). As TPs resultantes deste estudo estão disponibilizadas on-line e de forma gratuita no Ambiente Virtual de Aprendizagem LÚMINA Idiomas (BOCORNY, 2017).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-10-06

Como Citar

BOCORNY, A. E. P.; WELP, A. O desenho de tarefas pedagógicas para o ensino de Inglês para Fins Acadêmicos: conquistas e desafios da Linguística de Corpus . Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 1529–1638, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.29.2.1529-1638. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54404. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 29:2 (2021): Corpus Linguistics: Achievements and Challenges