Sentidos do discurso coaching financeiro no enunciado vídeo publicitário “Meu nome é Bettina” e possibilidade de cotejo
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.3.1685-1716Palavras-chave:
enunciado, discurso coaching financeiro, discurso de autoajuda, discurso neoliberal, “Meu nome é Bettina”Resumo
Especialmente a partir dos fundamentos filosóficos sobre a linguagem pensados por Bakhtin e o Círculo russo (Volóchinov e Medviédev), propõe-se analisar os sentidos do discurso coaching financeiro no enunciado vídeo publicitário,“Meu nome é Bettina”, publicado em março de 2019 no canal da Empiricus, no Youtube, e viralizado nas redes sociais. A hipótese de pesquisa é que o discurso coaching financeiro presente no enunciado vídeo “Meu nome é Bettina” ancora-se no diálogo com os discursos de autoajuda e neoliberal, para a realização da comunicação discursiva. No enunciado vídeo “Meu nome é Bettina” observa-se que, por meio do discurso coaching financeiro, o enunciado vídeo faz circular o enriquecimento fácil do e autocentrado no indivíduo, apresentando ser constituído de relações dialógicas com discursos produzidos pelo capitalismo, com ênfase no individualismo, como os discursos de autoajuda e neoliberal. Destaca-se, ainda, o cotejo de outros enunciados que circularam no Twitter que respondem ao enunciado vídeo “Meu nome é Bettina”, de modo a ilustrar a característica da responsividade do enunciado na esfera midiática.