Subcompetência instrumental e elaboração de material de referência

Autores

  • Márcia Moura da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.30.1.269-292

Palavras-chave:

subcompetência instrumental, tradução médica, abreviatura, glossário bilíngue

Resumo

Hoje em dia, o tradutor tem um sem-número de recursos para auxiliá-lo em seu ofício, sendo que saber usá-los faz parte da subcompetência de tradução denominada instrumental (HURTADO ALBIR, 2005, 2015a, 2015b; PACTE, 2009). Sem dúvida, é necessário ter competência para surfar em meio a tanto material, grande parte do qual disponibilizada em formato eletrônico. Mas, se, por um lado, o tradutor precisa saber usar os recursos a ele oferecidos, por outro, é preciso desenvolver material que seja prático, eficaz e confiável. A falta de material de referência para lidar com a tradução de abreviaturas médicas foi a base para a construção de um glossário bilíngue (português/ inglês) de abreviaturas na área da reumatologia. Ainda que essas formas reduzidas sejam recorrentes no texto médico, elas continuam a desafiar o tradutor. Este artigo descreve algumas das fases de construção desse glossário e discute a relação entre a elaboração de material de referência e a subcompetência instrumental.

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Publicado

2024-10-06

Como Citar

DA SILVA , M. M. Subcompetência instrumental e elaboração de material de referência. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 269–292, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.30.1.269-292. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54598. Acesso em: 21 nov. 2024.