Sobre o reconhecimento dos dados linguísticos de um corpus infantil

a comunicação como fator relevante

Autores

  • Pedro Perini-Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Adriana Nascimento Bodolay Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Tatyane Helena Fabri Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Lídia Ferreira-Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.30.1.351-375

Palavras-chave:

corpus infantil, vocalizações, dados linguísticos, díades, comunicação

Resumo

A seleção e o reconhecimento das primeiras vocalizações produzidas por uma criança como dados linguísticos é um tema árduo para as pesquisas que estudam corpora infantis longitudinais. Quais sonorizações infantis devem compor o corpus? A seleção, o reconhecimento, o registro, as anotações contextuais e a interpretação discursiva são escolhas sutis que estão sujeitas a questionamento e amadurecimento. Este breve ensaio se propõe a ilustrar o tema com uma análise de exemplos provenientes do corpus compilado pelo grupo Corpus Infantil Longitudinal (CIL) de acordo com a abordagem interacionista. As interpretações servem-se parcialmente do rol de categorias do Inventory of Communicative Acts-Abridged (1994).

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Publicado

2024-10-06

Como Citar

PERINI-SANTOS, P.; BODOLAY, A. N.; FABRI, T. H.; FERREIRA-SANTOS, L. Sobre o reconhecimento dos dados linguísticos de um corpus infantil: a comunicação como fator relevante. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 351–375, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.30.1.351-375. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54600. Acesso em: 21 nov. 2024.