Os usos de processos materiais acadêmicos em artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.780-807Palavras-chave:
orações materiais, linguística sistêmico-funcional, vocabulário acadêmico, artigos científicosResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os processos materiais acadêmicos mais frequentes em um corpus de artigos científicos, com base na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), principalmente Halliday e Matthiessen (2014). Para tanto, foi utilizado o Corpus Acadêmico do Português Brasileiro (CAPB), representativo do gênero em questão, com aproximadamente 12,3 milhões de palavras, a fim de observar possíveis diferenças e semelhanças no uso dos processos materiais em diferentes áreas do conhecimento. Para a análise, foram selecionadas amostras dos processos materiais mais frequentes do corpus. Segundo pesquisa realizada por Miranda (2021), dentre os dez verbos acadêmicos mais frequentes, seis realizaram orações materiais, sendo eles: apresentar, utilizar, realizar, encontrar, analisar e determinar. Nesta pesquisa, esses verbos foram estudados em suas realizações enquanto orações materiais, levando em consideração a área de conhecimento em que ocorreram, assim como seus usos e implicações dentro do texto. Observou-se que os processos materiais foram empregados similarmente ao longo das diferentes áreas do conhecimento com a finalidade de descrever e relatar experimentos, análises, recomendações e contribuições dos autores. Entretanto, por meio do estudo contrastivo entre as áreas de conhecimento, notou-se que a diferença entre elas estava na forma como optaram empregar os processos materiais e, desse modo, nas implicações textuais ocasionadas por tal escolha. Por fim, conclui-se que a análise dos resultados encontrados contribui para uma compreensão mais aprofundada sobre a escrita acadêmica, avançando os estudos teóricos em língua portuguesa baseados na LSF.