Aquisição da linguagem, variação linguística e desenvolvimento sociolinguístico
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.2.468-509Palavras-chave:
aquisição da linguagem, input variável, desenvolvimento sociolinguístico, concordância variávelResumo
Durante a aquisição da sua língua materna, por vezes, as crianças adquirem uma gramática que difere – em algum grau – daquela apresentada pelos seus cuidadores principais. Esse fato coloca em destaque a estreita relação que existe entre aquisição da linguagem, variação e mudança linguística. A simples presença de variação nos dados primários disponíveis para a criança, no entanto, nem sempre gera uma situação de mudança linguística. Ao mesmo tempo, a atribuição de valor social às formas linguísticas constitui uma das facetas do processo de aquisição, mas a percepção da variabilidade linguística per se não parece ser suficiente para que tal atribuição seja realizada pelas crianças. Adotando um conjunto de pressupostos básicos no campo da psicolinguística – que caracteriza a língua no contexto mais amplo da cognição humana –, este artigo tece uma reflexão sobre a relação entre a presença de variabilidade no input durante a aquisição de língua materna e o desenvolvimento sociolinguístico de bebês e crianças. Buscamos ainda ilustrar a relação entre o contato com um input variável e a aquisição da linguagem a partir da análise de um fenômeno de variação específico, qual seja, a concordância variável – nominal e verbal – observada no português brasileiro. Analisamos a produção linguística de crianças e seus cuidadores a fim de verificar a relação entre o input recebido pelos jovens aprendizes e sua própria produção. O processo de escolarização – e seu efeito normativizador na língua –, a identidade do participante e as diversas dimensões da interação comunicativa, bem como aspectos vinculados às ferramentas de coleta dos dados reportados nas pesquisas, se mostram cruciais para uma compreensão aprofundada das questões em discussão.