Aquisição da linguagem, variação linguística e desenvolvimento sociolinguístico

Autores

  • Mercedes Marcilese Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cristina Name Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cristina Azalim Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Daniele Molina Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.2.468-509

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, input variável, desenvolvimento sociolinguístico, concordância variável

Resumo

Durante a aquisição da sua língua materna, por vezes, as crianças adquirem uma gramática que difere – em algum grau – daquela apresentada pelos seus cuidadores principais. Esse fato coloca em destaque a estreita relação que existe entre aquisição da linguagem, variação e mudança linguística. A simples presença de variação nos dados primários disponíveis para a criança, no entanto, nem sempre gera uma situação de mudança linguística. Ao mesmo tempo, a atribuição de valor social às formas linguísticas constitui uma das facetas do processo de aquisição, mas a percepção da variabilidade linguística per se não parece ser suficiente para que tal atribuição seja realizada pelas crianças. Adotando um conjunto de pressupostos básicos no campo da psicolinguística – que caracteriza a língua no contexto mais amplo da cognição humana –, este artigo tece uma reflexão sobre a relação entre a presença de variabilidade no input durante a aquisição de língua materna e o desenvolvimento sociolinguístico de bebês e crianças. Buscamos ainda ilustrar a relação entre o contato com um input variável e a aquisição da linguagem a partir da análise de um fenômeno de variação específico, qual seja, a concordância variável – nominal e verbal – observada no português brasileiro. Analisamos a produção linguística de crianças e seus cuidadores a fim de verificar a relação entre o input recebido pelos jovens aprendizes e sua própria produção. O processo de escolarização – e seu efeito normativizador na língua –, a identidade do participante e as diversas dimensões da interação comunicativa, bem como aspectos vinculados às ferramentas de coleta dos dados reportados nas pesquisas, se mostram cruciais para uma compreensão aprofundada das questões em discussão.

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Publicado

2024-10-06

Como Citar

MARCILESE, M.; NAME, C.; AZALIM, C.; MOLINA, D. Aquisição da linguagem, variação linguística e desenvolvimento sociolinguístico. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 468–509, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.31.2.468-509. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54761. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 31:2 (2023): Processing linguistic variation