Desenvolvimento do português brasileiro por um aprendiz argentino
uma análise das vogais tônicas em produções de fala espontânea via Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.32.2.397-424Palavras-chave:
Português Língua Estrangeira, desenvolvimento linguístico, vogais médias, Sistemas Dinâmicos ComplexosResumo
Ancorado na perspectiva teórico-metodológica da TSDC – Teoria dos Sistemas Dinâmico Complexos (De Bot, 2015; Larsen-freeman, 2017; Verspoor, De Bot; Lowie, 2011, dentre outros), este artigo discorre sobre a trajetória desenvolvimental das vogais orais tônicas do português brasileiro por um falante nativo do espanhol, variedade rioplatense, domiciliado no Brasil, com vistas a observar as movimentações e mudanças de seu sistema vocálico, de forma a alocar as médias baixas / ɔ/ e /ɛ/, não presentes no sistema vocálico do espanhol. O corpus conta com dados de gravações de fala espontânea, longitudinais, realizadas numa janela temporal de 24 meses, com observações mensais, no período entre outubro de 2018 e setembro de 2020. O participante, já proficiente em português, participou de sessões semanais com instrução explícita dos aspectos fonético-fonológicos do PB, por um tempo aproximado de três meses. As análises foram realizadas a partir da descrição e mapeamento da dispersão do sistema vocálico em desenvolvimento, com base nos dois primeiros formantes (F1 e F2), com testes inferenciais de análises de pico, a partir de Simulações de Monte Carlo. O acompanhamento da trajetória do participante, numa análise de processo (cf. Lowie, 2017), permitiu identificar movimentações e dispersões vocálicas no espaço acústico, com alterações nos padrões de altura e anterioridade, sobretudo nas vogais médias, características próprias de um sistema em desenvolvimento
Referências
ALVES, U. K.; SANTANA, A. M. Desenvolvimento das vogais do Português Brasileiro por um aprendiz argentino: uma análise de processo via Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 390-418, 2020. DOI: https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.39257
ALVES, U. K.; VIEIRA, F. G. M. O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino: uma análise dinâmico-complexa. Brazilian English Language Teaching Journal, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-18, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2178-3640.2022.1.42967
BARBOZA, C. L. F. Efeitos da palatalização das oclusivas alveolares do Português Brasileiro no percurso de construção da fonologia do Inglês Língua Estrangeira. 2013. 263f. Tese (Doutorado em Letras) – Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará, 2013.
CELCE-MURCIA, M.; BRINTON, D. M.; GOODWIN, J. M. Teaching Pronunciation: a course book and reference guide. 2ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
CRISTÓFARO SILVA, T. et al. Fonética Acústica: os sons do português brasileiro. Contexto: São Paulo, 2019.
DE BOT, K. Rates of Change: Timescales in Second Language Development. In: DÖRNYEI, Z.; MacINTYRE, P.; HENRY, A. Motivational Dynamics in Language Learning. Bristol: Multilingual Matters, 2015. p. 29-37.
DE BOT, K. Complexity Theory and Dynamic Systems Theory: same or different? In: ORTEGA, L.; HAN, Z.H. Complexity Theory and Language Development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017. p. 51-58.
DE BOT, K.; LOWIE, W.; VERSPOOR, M. A Dynamic Systems Theory approach to second language acquisition. Bilingualism: Language & Cognition, Cambridge, v. 10, n. 1, p. 7-21, 2007. DOI: https://doi.org/10.1017/S1366728906002732
DE CASTRO, T. G.; ALBUQUERQUE, J. A; GOMES, M. L. C. A produção de vogais médias do Português como Língua Adicional: uma análise de dados preliminares de um aprendiz chileno via sistemas dinâmicos complexos. ReVEL, v. 18, n. 35, p. 110-146, 2020. [www.revel.inf.br].
DE LOS SANTOS, B. R. Movimentações dinâmico-complexas no espaço vocálico bilíngue (L1: Português/L2: Espanhol): Implicações atencionais e efeitos de tipo de tarefa de produção oral em atrito de L1. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
DI PAOLO, M.; YAEGER-DROR, M. (Ed.). Sociophonetics: A Student’s Guide. London: Routledge, 2011.
FLEGE, J. E. Second-language speech learning: theory, findings, and problems. In.: STRANGE, W. (ed.). Speech perception and linguistic experience: issues in cross-language research. Timonium, MD: York Press, 1995. p. 229-273.
GOMES, M. F. Produção e percepção da vogal alta anterior átona final no português brasileiro. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Departamento de Letras Vernáculas: Universidade Federal de Minas Gerais, 2023.
HEERINGA, W.; VAN DE VELDE, H. Visible Vowels: A tool for the visualization of vowel variation. In: CLARIN ANNUAL CONFERENCE, 2018, Pisa, Italy Proceedings…Pisa:Department of Social Sciences and Humanities, Cultural Heritages, National Research Council of Italy, 2018, p.124-127.
HUALDE, J. I.; OLARREA, A.; ESCOBAR, A. M. Introducción a la Lingüística Hispánica. 2ª ed. New York: Cambridge University Press, 2010.
IOUP, G. Exploring the role of age in the acquisition of a second language. In: EDWARDS, J. G. H.; ZAMPINI, M. L. (eds.) Phonology and second language acquisition. Philadelphia: John Benjamins, 2008. p. 41-62.
JUNGES, M. N. Desenvolvimento vocálico do alemão como língua adicional por aprendizes do sul do Brasil: análises de processo via teoria dos sistemas dinâmicos complexos. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
JUNGES, M. N; ALVES, U. K. Duração relativa das vogais do alemão padrão (AP) por uma falante nativa brasileira. Licencia&Acturas, Ivoti, v. 11, n. 1, p. 112-127, 2023. DOI: https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.281%20
KUPSKE, F. F.; ALVES, U. K. Orquestrando o caos: o ensino de pronúncia de língua estrangeira à luz do paradigma da complexidade. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 2771-2784, 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n4p2771
LIMA JR., R. M. Análise longitudinal de vogais do inglês-L2 de brasileiros. Gradus: Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 145-176, 2016. DOI: https://doi.org/10.47627/gradus.v1i1.107
LIMA JR., R. M. The influence of metalinguistic knowledge of segmental phonology on the production of English vowels by Brazilian undergraduate students. Ilha do Desterro, Florianópolis,v. 70, n. 3, p. 117-130, 2017. DOI:https://doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n3p117
LIMA JR., R. M. A dynamic account of the development of English (L2) vowels by Brazilian learners through communicative teaching and through explicit instruction. In: ALVES, U. K.; ALBUQUERQUE, J. I. A. (eds.). Second Language Pronunciation: Different approaches to teaching and training. Berlin: De Gruyter Mouton, 2023. p. 147-166.
LARSEN-FREEMAN, D. Ten ‘Lesssons’ from Dynamic Systems Theory: what is on offer. In: DÖRNYEI, Z.; MacINTYRE, P. D.; HENRY, A. (eds.). Motivational Dynamics in Language Learning. Bristol: Multilingual Matters, 2015. p. 11-19.
LARSEN-FREEMAN, D. Complexity Theory: the lessons continue. In: ORTEGA, L.; HAN, Z.H. (eds.). Complexity Theory and Language Development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017. p. 11-50.
LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.
LOWIE, W.; VERSPOOR, M. Individual differences and the ergodicity problem. Language Learning, Ann-Arbor-MI, v. 69, s. 1, p. 184-206, 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/lang.12324
PEREYRON, L. A produção vocálica por falantes de espanhol (L1), inglês (L2) e português (L3): uma perspectiva dinâmica na (multi) direcionalidade da transferência linguística. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.
Van DIJK, M.; VERSPOOR, M.; LOWIE, W. Variability and DST. In: VERSPOOR, M.; de BOT, K.; LOWIE, W. A Dynamic Approach to Second Language Development: methods and techniques. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011. p. 55-84.
VERSPOOR, M.; DE BOT, K.; LOWIE, W. M. A Dynamic Approach to Second Language Development: Methods and Techniques. Amsterdam: John Benjamins Publishers, 2011.
VERSPOOR, M.; LOWIE, W.; de BOT, K. Variability as normal as apple pie. Linguistics Vanguard, Berlin, v.7, n.2, p. 1-11, 2021. https://doi.org/10.1515/lingvan-2020-0034.
YU, H.; LOWIE, W. Dynamic paths of complexity and accuracy in second language speech: a longitudinal case study of chinese learners. Applied Linguistics, Oxford, v. 41, n. 6, p. 855-877, 2019.DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amz040