A organização tópica no gênero “dissertação do Enem” e sua correlação com a desigualdade social
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.33.3.29-54Palavras-chave:
dissertação modelo Enem, dualidade educacional, tópico discursivoResumo
Este trabalho apresenta um estudo comparativo do Tópico Discursivo entre duas dissertações “modelo” Enem, produzidas por estudantes representantes de contextos escolares distintos. A análise dessas produções centraliza-se na identificação e na delimitação de segmentos tópicos, bem como na hierarquização dessa organização tópica, correlacionando-a à coerência global da dissertação e aos contextos escolares dos estudantes. A fundamentação teórica ancora-se em princípios da Sociolinguística (Bortoni-Ricardo, 2005; Labov, 1972a; Labov 1972b), que consagrou a variação como sistemática, universal e correlata a fatores internos e externos, bem como em embasamentos da análise sócio-interacionista, divulgados, sobretudo, pela Linguística Textual. A metodologia pautou-se numa abordagem qualitativo-comparativa de duas redações: uma produzida por aluno de escola pública e outra produzida por aluno de escola privada. Os procedimentos analíticos respaldam-se na análise tópica, que presume a análise textual com base na categoria do tópico discursivo. Este estudo de caso aponta para o fato de que pode existir uma forte correlação entre a presença de uma elaboração mais diversificada de tópicos e subtópicos discursivos e o contexto social, mais especificamente, o contexto escolar. Nesse sentido, este estudo de caso ratifica a desigualdade social e educacional existente no país quando se considera que há maior concernência, diversidade de repertório e informatividade na dissertação escrita no contexto da escola privada na comparação com a dissertação escrita no contexto da escola pública. Conclui-se que a categoria tópico pode ser explorada para revelar diferenças quantitativas e qualitativas na distribuição informacional nas dissertações.
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