Saúde mental de crianças na pandemia da COVID-19

Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.37693

Palavras-chave:

Saúde Mental, Coronavirus, COVID-19, Pandemias, Criança

Resumo

Objetivo: analisar as evidências científicas sobre as repercussões da pandemia da COVID-19 para a saúde mental de crianças e suas estratégias de enfrentamento. Método: estudo do tipo revisão integrativa de literatura nas bases de dados SciELO, Lilacs, Scopus e Medline. A busca resultou em um total de 6.094 artigos; após aplicação dos critérios de elegibilidade, 12 artigos compuseram a revisão. Resultados: os resultados mostraram que as principais repercussões para a saúde mental foram: ansiedade, estresse, sintomas depressivos, hiperatividade, irritabilidade, alterações no padrão do sono, estados de humor, distanciamento social, alterações de comportamento, diminuição ou ausência de conexão com os pares e aumento do tempo em tela. Foram apontadas como estratégias de enfrentamento: diálogos abertos e explicativos entre pais e filhos acerca da pandemia e do coronavírus, regulação do padrão de sono e do tempo em tela, prática de atividade física regular, melhora da qualidade do ensino remoto e universalidade do acesso às aulas e implementação de políticas públicas e ações em saúde. Conclusão: concluiu-se que as crianças já estão sofrendo com essas repercussões, as quais poderão afetar sua saúde mental e física, surgindo a necessidade de organizar estratégias de enfrentamento a nível populacional que minimizem os danos no período pós-pandemia.

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Arquivos adicionais

Publicado

12-07-2022

Como Citar

1.
Bilar JA, Bulhões C de SG, Sette GCS, Perrelli JGA, Soares AKF, Lima APE. Saúde mental de crianças na pandemia da COVID-19: Revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 12º de julho de 2022 [citado 24º de abril de 2024];26. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/37693

Edição

Seção

Revisão