Instruções aos autores

 


INFORMAÇÕES GERAIS

Os manuscritos submetidos à REME devem atender aos requisitos da sua "Política Editorial" e das normas de publicação descritas nas "Instruções aos Autores".

A publicação é constituída pelas seguintes seções: EDITORIAL, PESQUISA, REVISÃO, RELATO e REFLEXÃO que caracterizam a tipologia dos manuscritos. As categorias dos artigos estão descritas na POLITICA EDITORIAL, no item "Tipologia dos Manuscritos". Considera-se a atualidade, originalidade, relevância temática, consistência científica e ética.

Na composição do volume é considerada a tipologia dos artigos na proporção de 80% de pesquisa (artigos originais) e 20% para as demais categorias (revisões, relatos e reflexão).

A publicação é bilíngue: português/inglês ou espanhol/inglês. Os manuscritos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol, com resumos em português, inglês e espanhol, ou seja, no idioma original do manuscrito. A versão do resumo para o inglês (abstract) será de responsabilidade dos tradutores/revisores contratados pelos autores; a versão para o espanhol (resumen) é de responsabilidade da REME sendo elaborados após a aprovação por revisores/tradutores credenciados.

Os resumos dos manuscritos da categoria PESQUISA devem seguir o formato estruturado conforme as partes do texto: objetivo, método; resultados e conclusão.

Para os manuscritos enviados em português ou espanhol, o(s) autor(es) deve(m) comprometer-se a providenciar a tradução para o inglês, após a aprovação para publicação, por tradutores credenciados pela REME, com ônus para o(s) autor(es).

Para os manuscritos encaminhados em inglês, o(s) autor(es) deve(m) comprometer-se a providenciar a revisão do inglês e a tradução para o português pelos tradutores credenciados pela REME, com ônus para o(s) autor(es).

A avaliação e a publicação de manuscritos são realizadas mediante pagamento de taxas de "avaliação" e de "publicação”.

O pagamento da taxa de avaliação deve ser realizado somente após o ACEITE do manuscrito no processo de pré-seleção, para posterior encaminhamento à "avaliação pelos pares".

O ACEITE para avaliação é comunicado pelo sistema ao autor correspondente, que deve efetuar o pagamento da "taxa de avaliação" e encaminhar o comprovante como "imagem" pelo sistema na parte: ANEXOS. Após o recebimento do comprovante de pagamento da taxa de avaliação o Editor Associado, responsável pelo manuscrito, faz as indicações de revisores, que irão analisar o conteúdo do manuscrito.O pagamento da taxa de publicação deve ser realizado somente se o manuscrito for APROVADO para publicação pelos editores mediante a revisão por pares e será cobrado à época da produção editorial, por meio de boleto emitido pela FUNDEP.

Os valores das taxas são compostos de acordo com a planilha de custos e aprovados pelo Conselho Deliberativo. Os valores adotados para 2021 são:

Taxa de avaliação: R$ 300,00 (trezentos reais);

Taxa de publicação: R$ 1100,00 (mil e cem reais).

A taxa de avaliação não será devolvida no caso de rejeição do manuscrito.

Taxas pagas indevidamente não serão ressarcidas.

Os valores das taxas deverão ser pagos por meio de BOLETO BANCÁRIO, emitido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa(FUNDEP)-Projeto 4828*1, mediante a aprovação do manuscrito na PRÉ-SELEÇÃO de avaliação e/ou na aprovação para PUBLICAÇÃO, encaminhado pelo sistema de submissão.


SEÇÕES DA REVISTA E TIPOLOGIA DOS MANUSCRITOS

As seções da revista e a tipologia dos manuscritos (pesquisa, revisão, relatos e reflexão) estão descritos na POLÍTICA EDITORIAL.

A REME recomenda a utilização das diretrizes e guias da EQUATOR Network [link = https://www.equator -network.org/] na preparação dos manuscritos. Esses guias são compostos de checklists e fluxogramas e o seu uso pode aumentar o potencial de publicação.

A EQUATOR Network disponibiliza guias para variados tipos de estudos, disponíveis em: https://www.equator-network.org/library/resources-in-portuguese-recursos-em-portugues/, com links para os respectivos guias:

Guias para os principais tipos de estudos:

TIPO DE ESTUDOS

GUIAS

Randomised trials

CONSORT

Extensions

Observational studies

STROBE

Extension

Systematic reviews

Scoping reviews

 

 

PRISMA

Extensions

Study protocols

SPIRIT

PRISMA-P

Diagnostic/prognostic studies

STARD

TRIPOD

Case reports

CARE

Extensions

Clinical practice guidelines

AGREE

RIGHT

Qualitative research

SRQR

COREQ

Animal pre-clinical studies

ARRIVE

 

Quality improvement studies

SQUIRE

 

Economic evaluations

CHEERS

 

Fonte: Reporting guidelines for main study types. Disponível em: https://www.equator-network.org/.

 


APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Apresentação gráfica

Os manuscritos devem ser preparados em um editor de texto, Microsoft Word for Windows, ou similar, versão atualizada, gerando arquivos “.doc” ou “.docx”, utilizando a fonte “Time New Roman", tamanho 12, com espaçamento de 1,15, padrão A4 (212 x 297 mm), margens de 2,5mm, parágrafo tradicional com recuo de 2 cm da margem esquerda. Para as citações textuais e falas de entrevistados, utilizar o tamanho 10 da fonte, espaçamento simples, em recuo, sem aspas. Para referências utilizar o tamanho 10 e espaçamento simples em sequência numérica, com alinhamento de número à esquerda. Para o resumo/abstract/resumen utilizar o tamanho 10, espaçamento simples, sem parágrafos, identificando as partes: objetivo, método, resultado e conclusão, quando for o caso.

O número de laudas e referências é limitado para os diversos tipos de artigos, conforme indicado no quadro a seguir. No quantitativo indicado estão incluídas as páginas preliminares, texto, agradecimentos, referências e ilustrações. Para as ilustrações (gráficos, gravuras, fotografias, mapas, esquemas, desenhos, tabelas, quadros, fórmulas, modelos e outros) indica-se o máximo de cinco, independentemente do tipo.

Tipologia

Nº de caracteres/ páginas

Nº de referências

Modelo

Editorial

7.500 / 3

5

pdf-iconEditorial

Pesquisa (artigo original)

27.000/ 25

25

pdf-iconQualitativa

pdf-iconQuantitativa

Revisão

36.000/ 20

40

pdf-iconIntegrativa

pdf-iconSistemática

pdf-iconEscopo

Relato

18.000/ 10

10

pdf-iconde_Caso

pdf-iconde_Experiência

Reflexão

18.000/ 10

10

pdf-iconReflexão

As partes dos manuscritos

Todos os manuscritos devem ter a estrutura e ordem estabelecidas no template do sistema de submissão OJS, utilizado pela REME:

PARTE 1

Indicação da seção do artigo
PESQUISA (artigo original comunicando resultados de pesquisa)

REVISÃO (sistemática, integrativa, de escopo)

RELATO (de experiências ou casos)

REFELXÃO (artigo de CARÁTER reflexivo)

PARTE 2

a) Título e subtítulo

Título do trabalho e subtítulo, se houver, no idioma original. Ou seja, em português para os artigos apresentados na língua portuguesa; em inglês para os artigos apresentados na língua inglesa; e, em espanhol, para os artigos apresentados na língua espanhola.

b) Descritores

Os descritores ou palavras-chave, keywords e palabras clave (de três a seis), devem ser indicados de acordo com o "Descritores em Ciências da Saúde" (DECS) da BIREME, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde disponível em: http://decs.bvs.br/, que é uma tradução do Medical Subject Headings (MESH) do PubMed - Medline - da National Library of Medicine NIH, disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh.

PARTE 3

Autoria

a) Nomes e sobrenomes dos autores
Indicação do nome completos do(s) autor(es), nomes e sobrenomes sem abreviaturas.

b) ORCID
Indicar o Nº de registro do autor no Open Researcher and ContributorID (ORCID).

c) Instâncias institucionais (afiliação) e geográficas
Indicação da(s) instituição(ões) de afiliação de cada autor e sua localização geográfica, em até três níveis hierárquicos, do maior para o menor, seguido da localização: cidade, estado e país.
Ex.:
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Enfermagem (EE), Departamento de Enfermagem Básica (ENB). Belo Horizonte, MG - Brasil.

d) Indicação da contribuição dos autores na elaboração do trabalho
Cada autor deverá indicar o nível de sua contribuição na elaboração do manuscrito, especificado a seguir, em conformidade com as diretrizes do ICMJE.

 

CONTRIBUIÇÕES DE AUTORIA

CONTRIBUIÇÃO

DESCRIÇÃO

Análise estatística

 

Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.

Aquisição de financiamento

 

Aquisição do apoio financeiro institucional para o projeto que conduz a esta publicação.

 

Coleta de dados

 

 

 

Conceitualização

 

 

Atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), manipular e manter dados da pesquisa (incluindo o código do software, em que é necessário interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização.

 

Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos abrangentes da pesquisa.

 

Gerenciamento de recursos

 

 

Gerenciamento do projeto

Investigação

 

Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.

Gestão e coordenação responsável pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa.

Realização de um processo de investigação, efetuando especificamente as experiências, ou recolha de dados/ provas.

   
 

 

Metodologia

Desenvolvimento ou design de metodologia; criação de modelos.

 

 

Redação: preparo do original

 

Criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redigindo o rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).

Redação: revisão e edição

 

 

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo etapas pré ou pós-publicação.

Software

 

 

Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas informáticos; implementação do código do computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.

 

Supervisão

 

Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução de atividades de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal.

Validação

 

Verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicação/ reprodutibilidade geral de resultados/ experiências e outros resultados de pesquisa.

Visualização

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados.

 

e) Autor correspondente

Nome e endereço eletrônico do autor responsável para correspondência.

 

PARTE 4

Resumo e condições de submissão

Resumo:

O resumo deve conter até 250 palavras, com espaçamento simples e em fonte com tamanho duas vezes menor do que o tamanho da fonte utilizada no texto. Para os artigos de "pesquisa", o resumo deve ser apresentado no formato estruturado segundo as seções do manuscrito: objetivos, método, resultados e conclusão.

Incluir o resumo somente no idioma original do manuscrito. A versão do resumo para o inglês (abstract) será de responsabilidade dos tradutores/revisores contratados pelos autores; a versão para o espanhol (resumen) é de responsabilidade da REME.

CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO

Declarar e/ou indicar as informações a seguir quando houver ocorrência e/ou anexar o documento comprobatório:

Fonte de Financiamento:
É obrigatório indicar a(s) instituição(ões) que apoiou(aram) ou financiou(aram) a pesquisa e a comunicação dos resultados, por meio de bolsas ou fomento à pesquisa e inovação científica e tecnológica.

Conflito de Interesse:

Os autores devem declarar a inexistência de quaisquer conflitos de interesse. Mais informações sobre conflitos de interesse ver na aba "Política Editorial" em: " Conflitos de Interesse, aspectos éticos e conduta"

Ensaio Clínico:

Os "Ensaios Clínicos" devem ser registrados em um dos "Registros de Ensaios Clínicos", validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE.

Além dos registros acima, a partir de junho de 2007, o ICMJE também aceita o registro em qualquer um dos registros primários que participem do Portal Internacional de Ensaios Clínicos da OMS <http://www.who.int/ictrp/network/primary/pt/index.html>

Mais informações sobre registros de ensaios clínicos estão disponíveis em: http://www.icmje.org/about-icmje/faqs/clinical-trials-registration/

Para ensaios clínicos é necessário indicar o número de identificação do registrado ao final do resumo.

Número do Comitê de Ética:

Em conformidade com as normas constantes nas Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, para os manuscritos que envolvem pesquisas com seres humanos deve-se apresentar o relatório de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde a pesquisa foi realizada. O número do referido relatório deve ser indicado neste espaço. Anexar o documento de aprovação pelo CEP.

PARTE 5

CONTEÚDO - DOCUMENTO, em word, a ser inserido no sistema por meio de UPLOAD – Não deve conter dados que identifique a autoria

A partir desta parte apresenta-se o conteúdo do manuscrito, que inclui, quando pertinente:
- Introdução;
- Desenvolvimento (material e método ou descrição da metodologia, resultados, discussão e/ou comentários);
- Conclusões ou considerações finais;
- Agradecimentos (opcional);
- Referências, em conformidade com o formato Vancouver/ICMJE, Citing Medicine disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

PARTE 6

Anexos

Imagens
As ilustrações devem ser inseridas no texto, exceto as fotografias e desenhos que devem ser inseridos no formato jpg, png, psd ou tif. Tabelas e gráficos devem ser inseridas diretamente no texto.

(Ver se pode inserir em formato aberto (Word, excel, power point, etc). Na diagramação é necessário que o arquivo seja editável) .

Em ANEXOS também deve ser incluído o comprovante de pagamento da taxa de “Avaliação”, quando solicitado pela secretaria da revista, caso o manuscrito seja aprovado na pré-seleção.

Sobre a normalização dos manuscritos

Os manuscritos devem ser apresentados em conformidade com os requisitos estabelecidos nestas instruções, elaboradas em consonância às normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), "Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly work in Medical Journals" e do "Uniform Requirements for Manuscripts - URM" -, que segue as normas "Citing Medicine" - The NLM Style Guide for Authors, Editors and Publishers - da "National Library of Medicine -NLM" adotado pelo ICMJE.

Estas normas estão disponíveis na íntegra nos endereços:

Em português: < http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html>

Em espanhol: < http://www.enfermeriaencardiologia.com/formacion/vancouver.htm>

Em inglês: <http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html>

Modelos e exemplos podem ser conferidos em "Samples of Formatted References for Authors of Journal Articles" em: < https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html>

As normas do ICMJE para elaboração das referências bibliográficas (Padrão Vancouver) estão disponibilizadas no site da REME, na aba Submissão de Manuscritos, no item Normas de Publicação, subitem "Normas ICMJE (Padrão Vancouver)".

As citações no texto devem ser indicadas mediante número arábico, sobrescrito, sem parênteses, depois do ponto, correspondendo às referências indicadas no final do artigo.

As referências são numeradas consecutivamente, na ordem em que são mencionadas/citadas pela primeira vez no texto.

Os títulos das revistas são abreviados de acordo com o Journals Database - Medline/Pubmed, disponível em: < http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=Journals>, ou com o Portal de Revistas Científicas em Saúde da BVS (Bireme/OPAS/OMS), disponível em: <http://portal.revistas.bvs.br/>

As ilustrações devem ser apresentadas imediatamente após a menção a elas, em conformidade com a norma de apresentação tabular do IBGE, 3. ed. de 1993. Dentro de cada categoria deverão ser numeradas sequencialmente durante o texto.

Exemplo: (TAB. 1, FIG. 1).

Cada ilustração deve ter um título e a fonte (de onde foi extraída). Cabeçalhos e legendas devem ser suficientemente claros e compreensíveis sem necessidade de consulta ao texto. As menções às ilustrações no texto deverão ser feitas entre parênteses, indicando a categoria e o número da ilustração. Ex. (TAB. 1).

As abreviaturas, grandezas, símbolos e unidades devem observar as Normas Internacionais de Publicação. Ao empregar pela primeira vez uma abreviatura, esta deve ser precedida do termo ou expressão completa, salvo quando se tratar de uma unidade de medida comum.

As medidas de comprimento, altura, peso e volume devem ser expressas em unidades do sistema métrico decimal (metro, quilo, litro) ou seus múltiplos e submúltiplos; as temperaturas, em graus Celsius; os valores de pressão arterial, em milímetros de mercúrio. Abreviaturas e símbolos devem obedecer aos padrões internacionais.

Agradecimentos devem constar de parágrafo à parte, colocado antes das referências.

 


PROCESSO DE SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS

A submissão dos manuscritos é realizada no site da REME pelo Sistema OJS, na aba Submissão Online.

Instruções para submissão de manuscritos no sistema também estão disponíveis no tutorial "Processo de Submissão", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pus_57HpwTU.

Documentos para submissão

Documentos

Obrigatoriedade

Como utilizar / Como enviar

Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais e contribuições dos autores (clique para baixar).

Para todos os artigos

Fazer o download do modelo disponibilizado pela revista, digitar o título do artigo e o nome dos autores, imprimi-lo, assiná-lo (todos os autores)**, escaneá-lo em formato pdf e enviá-lo durante a submissão.

Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa*

Para estudos que envolveram seres humanos direta ou indiretamente

Escaneá-lo em formato pdf e enviá-lo durante a submissão.

Checklist (clique para baixar) e fluxograma CONSORT (clique para baixar)

Para ensaios clínicos randomizados

Fazer o download de ambos os documentos, utilizá-los na preparação do artigo, preenchê-los, e enviá-los durante a submissão

Checklist (clique para baixar) e fluxograma PRISMA (clique para baixar)

Para revisões sistemáticas e metanálises

Fazer o download de ambos os documentos, utilizá-los na preparação do artigo, preenchê-los e enviá-los durante a submissão.

Checklist e fluxograma PRISMA-Scr (clique para baixar)

Para revisões de escopo

Fazer o download de ambos os documentos, utilizá-los na preparação do artigo, preenchê-los e enviá-los durante a submissão.

Checklist COREQ (clique para baixar)

Para estudos qualitativos

Fazer o download do documento documento, utilizá-lo na preparação do artigo, preenchê-lo e enviá-lo durante a submissão.

Checklist Strobe (clique para baixar)

Para estudos observacionais

Fazer o download do documento documento, utilizá-lo na preparação do artigo, checar atendimento dos itens e enviá-lo durante a submissão.

Observação:

A Reme cobra taxas de avaliação e publicação. Os autores que tiverem seus artigos aprovados em pré-análise para prosseguirem no processo de avaliação por pares deverão pagar a taxa de avaliação. Caso o artigo seja aprovado para publicação ao final do processo de avaliação por pares e editores, é de responsabilidade dos autores o custeio dos serviços de revisão e traduções do artigo aprovado bem como a taxa de publicação.

*Deve informar claramente a aprovação, o nome da pessoa responsável pela assinatura e emissão do documento, o nome da instituição/comitê, o título do estudo e o pesquisador (apresentar o parecer de aprovação na íntegra).

**Quando houver autores impossibilitados de assinar a Declaração de responsabilidade, transferência de direitos autorais e contribuição dos autores por estar em outra cidade diferente dos demais autores, será permitido o envio de mais de uma declaração, uma com a assinatura e nome deste autor e outra com os nomes e assinaturas Página 2 de 2 dos demais autores, respeitando-se a ordem correta de autoria.

 

Ao submeter um manuscrito, o autor correspondente deverá firmar eletronicamente, por meio do "Termo de submissão", que contem:

CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO:

Declarar e/ou indicar as informações a seguir quando houver ocorrência e/ou anexar o documento comprobatório:

Fonte de Financiamento:

É obrigatório indicar a(s) instituição(ões) que apoiou(aram) ou financiou(aram) a pesquisa e a comunicação dos resultados, por meio de bolsas ou fomento à pesquisa e inovação científica e tecnológica.

Conflito de Interesse:

Os autores devem declarar a inexistência de quaisquer conflitos de interesse. Mais informações sobre conflitos de interesse ver na aba "Política Editorial" em: " Conflitos de Interesse, aspectos éticos e conduta".

Ensaio Clínico:

Os "Ensaios Clínicos" devem ser registrados em um dos "Registros de Ensaios Clínicos", validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE.

Além dos registros acima, a partir de junho de 2007, o ICMJE também aceita o registro em qualquer um dos registros primários que participem do Portal Internacional de Ensaios Clínicos da OMS <http://www.who.int/ictrp/network/primary/pt/index.html>.

Mais informações sobre registros de ensaios clínicos estão disponíveis em: http://www.icmje.org/about-icmje/faqs/clinical-trials-registration/ Para ensaios clínicos é necessário indicar o número de identificação do registrado ao final do resumo

Comitê de Ética em Pesquisa:

Em conformidade com as normas constantes nas Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, para os manuscritos que envolvem pesquisas com seres humanos deve-se apresentar o relatório de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde a pesquisa foi realizada. O número do referido relatório deve ser indicado neste espaço. Anexar o documento de aprovação pelo COEP/CEP.

a) Compromisso de que o manuscrito não está sendo submetido a outro periódico e que, caso seja aceito, concorda(m) com a transferência dos direitos autorais para a REME;

b) Indicação do endereço eletrônico do repositório se o manuscrito foi publicado como “Pre-Print”;

c) Responsabilização por parte de todos os autores acerca da autoria e da originalidade;

d) Declaração de conhecimento das normas da REME quanto às responsabilidades do pagamento das taxas de avaliação, de publicação e dos custos da tradução do trabalho para o idioma inglês/português, por tradutores credenciados pela REME;

e) cumprimento de todos os itens do checklist dos diversos tipos de estudos.

Os manuscritos submetidos à publicação devem vir acompanhados dos seguintes documentos, em formato digital:

a) Declaração de contribuição dos autores na elaboração do trabalho, conforme quadro Contribuições de Autoria apresentado na Parte 3 do item Partes do Manuscrito;

b) Declaração de submissão em repositórios de Preprints com respectivo URL, quando for o caso;

c) Comprovante de registro de pesquisa clínica, quando for o caso.

d) Cheklist em conformidade com o tipo de estudo: Ensaio Clinico Randomizado; Revisões sistemáticas e metanálise ; revisão de escopo; estudos observacionais em epidemiologia e para os estudos qualitativos.

A Revista Mineira de Enfermagem (REME) recomenda o uso das diretrizes estabelecidas pela Rede Equator para o preparo e submissão dos manuscritos, de acordo com o tipo do estudo. Deverá ser feito o download dos documentos para guiar preparo do artigo; preencher os respectivos checklists com as páginas correspondentes às informações de cada item; e anexar o documento checklist na submissão.

Ensaio clínico randomizado: CONSORT – http://www.consort-statement.org/downloads/translations

Revisões sistemáticas e metanálises: PRISMA - http://www.prisma-statement.org/documents/PRISMA%20Portugese%20checklist.pdf

Revisões de escopo: PRISMA-ScR (http://www.prisma-statement.org/Extensions/ScopingReviews)

Estudos observacionais em epidemiologia: STROBE - https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/

Estudos qualitativos: COREQ - https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/coreq/ ou https://www.scielo.br/j/ape/a/sprbhNSRB86SB7gQsrNnH7n/?lang=pt&format=pdf (versão português)

Para ensaios clínicos, é necessário indicar o número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos, validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis na url: http://www.icmje.org.

As entidades que registram ensaios clínicos segundo os critérios do ICMJE são:

🗸 Australian New Zealand Clinical Trials Registry (ANZCTR)

🗸 ClinicalTrials.gov

🗸 International Standard Randomised Controlled Trial Number (ISRCTN)

🗸 Nederlands Trial Register (NTR)

🗸 UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR)

🗸 WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP)

🗸 Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC)

 


PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

O processo de submissão e revisão por pares - peer review - ocorre em ambiente online, em sistema duplo-cego (sem conhecimento de autores/revisores, e vice-versa). Os manuscritos devem ser cadastrados no sistema OJS, de submissão online, que emitirá o n° de protocolo (código de fluxo) e a declaração de recebimento, seguindo o seguinte fluxo:

1 - Manuscritos e documentos anexos são recebidos pela equipe técnica e analisados quanto a apresentação física e atendimento aos padrões de exigências da REME (identificação e afiliação dos autores, títulos e partes do trabalho, resumo, citações e referências bibliográficas de acordo com o padrão Vancouver).

2 - Uma pré-análise do manuscrito é realizada pelos Editores Geral e/ou Científico, que decidirão pela aprovação ou recusa do texto científico. A análise dos manuscritos na pré-seleção é pautada nos seguintes itens: atendimento ao escopo, relevância temática; inovação e acréscimo ao conhecimento existente; metodologia, consistência e clareza da redação.

3- Após a aprovação em pré-análise, o manuscrito é devolvido aos autores para possíveis ajustes de itens fora do padrão, identificados pela equipe técnica, sendo solicitado também o pagamento da taxa de avaliação. Os manuscritos serão encaminhados para a revisão pelos pares somente se estiverem de acordo com os padrões e normas adotados.

4- O manuscrito é encaminhado ao Editor Associado, que faz a indicação e o envia para os revisores. Os manuscritos são submetidos à apreciação de, no mínimo, dois revisores indicados pelos editores associados, em conformidade à especialidade/assunto. Os revisores serão sempre de instituições diferentes daquela de origem do autor do manuscrito. Em casos de discordância na avaliação, o manuscrito será encaminhado para um terceiro revisor. As indicações de correção sugeridas pelos revisores deverão ser enviadas aos autores e devolvidas aos revisores até o aceite ou rejeição definitiva.

5 - Após receber os pareceres, o Editor Associado avalia e emite seu parecer final, que é encaminhado ao Editor Geral ou Editor-Científico, que decide pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. O Editor-Geral e/ou Científico, pautados nos pareceres emitidos pelos Editores Associados e revisores, definirão pelo aceite ou recusa da versão final do manuscrito.

6 - Mediante a aprovação final, os Editores Geral ou Científico realizam o procedimento de avaliação de similaridade por meio do software iThenticate Similarity Check. Práticas que ferem a integridade científica, como plágio e autoplágio, serão levadas para avaliação do Conselho Editorial para decisão das penalidades definidas em Conflitos de Interesse Aspectos Éticos e Condutas. Os autores serão imediatamente comunicados de todas as etapas desse processo.

 


APROVAÇÃO, PUBLICAÇÃO/DISPONIBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO

O processo de submissão e revisão por pares - peer review - ocorre em ambiente online, em sistema duplo-cego (sem conhecimento de autores/revisores, e vice-versa). Os manuscritos devem ser cadastrados no sistema OJS, de submissão online, que emitirá o n° de protocolo (código de fluxo) e a declaração de recebimento, seguindo o seguinte fluxo:

1 - Manuscritos e documentos anexos são recebidos pela equipe técnica e analisados quanto a apresentação física e atendimento aos padrões de exigências da REME (identificação e afiliação dos autores, títulos e partes do trabalho, resumo, citações e referências bibliográficas de acordo com o padrão Vancouver).

2 - Uma pré-análise do manuscrito é realizada pelos Editores Geral e/ou Científico, que decidirão pela aprovação ou recusa do texto científico. A análise dos manuscritos na pré-seleção é pautada nos seguintes itens: atendimento ao escopo, relevância temática; inovação e acréscimo ao conhecimento existente; metodologia, consistência e clareza da redação.

3- Após a aprovação em pré-análise, o manuscrito é devolvido aos autores para possíveis ajustes de itens fora do padrão, identificados pela equipe técnica, sendo solicitado também o pagamento da taxa de avaliação. Os manuscritos serão encaminhados para a revisão pelos pares somente se estiverem de acordo com os padrões e normas adotados.

4- O manuscrito é encaminhado ao Editor Associado, que faz a indicação e o envia para os revisores. Os manuscritos são submetidos à apreciação de, no mínimo, dois revisores indicados pelos editores associados, em conformidade à especialidade/assunto. Os revisores serão sempre de instituições diferentes daquela de origem do autor do manuscrito. Em casos de discordância na avaliação, o manuscrito será encaminhado para um terceiro revisor. As indicações de correção sugeridas pelos revisores deverão ser enviadas aos autores e devolvidas aos revisores até o aceite ou rejeição definitiva.

5 - Após receber os pareceres, o Editor Associado avalia e emite seu parecer final, que é encaminhado ao Editor Geral ou Editor-Científico, que decide pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. O Editor-Geral e/ou Científico, pautados nos pareceres emitidos pelos Editores Associados e revisores, definirão pelo aceite ou recusa da versão final do manuscrito.

6 - Mediante a aprovação final, os Editores Geral ou Científico realizam o procedimento de avaliação de similaridade por meio do software iThenticate Similarity Check. Práticas que ferem a integridade científica, como plágio e autoplágio, serão levadas para avaliação do Conselho Editorial para decisão das penalidades definidas em Conflitos de Interesse Aspectos Éticos e Condutas. Os autores serão imediatamente comunicados de todas as etapas desse processo.

 


AUTORIA, RESPONSABILIZAÇÃO EDITORIAL E DIREITOS AUTORAIS

A REME não delimita o número de autores para submissão de um manuscrito, mas define que devem ser indicados como seus autores todos e apenas os pesquisadores que, tendo concordado expressamente com essa indicação, tenham dado contribuições intelectuais diretas e substanciais para a concepção ou realização da pesquisa cujos resultados são nele apresentados. E indica que deve ser registrada a respectiva contribuição de cada um dos autores, de acordo com as definições de contribuições apresentadas nestas instruções – Parte 3.

A REME não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos. Conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial.

Os autores devem transferir à REME os direitos autorais do artigo, no ato da submissão, conforme as instruções do sistema OJS.

 


CONFLITOS DE INTERESSE, ASPECTOS ÉTICOS E CONDUTAS

As questões acerca de conflitos de interesses, aspectos éticos e os procedimentos adotados quando evidenciado más condutas em manuscritos submetidos estão descritos na POLÍTICA EDITORIAL. REME utiliza o software "iThenticate - Similarity Check" para verificação de similaridade.