Instruções aos autores
- Informações Gerais e custos com a publicação
- Estratégias de qualificação do manuscrito
- Apresentação dos Manuscritos
- Processo de Submissão dos Manuscritos
- Aprovação, Publicação/Disponibilização e Divulgação
- Autoria, Responsabilização Editorial e Direitos Autorais
- Conflitos de Interesse e Ética na Publicação Científica
INFORMAÇÕES GERAIS E CUSTOS COM A PUBLICAÇÃO
Os manuscritos submetidos à REME devem atender aos requisitos da sua "Política Editorial" e das normas de publicação descritas nas "Instruções aos Autores".
A publicação é constituída pelas seguintes seções: EDITORIAL, PESQUISA, REVISÃO, RELATO e REFLEXÃO que caracterizam a tipologia dos manuscritos. As categorias dos artigos estão descritas na "Tipologia dos Manuscritos" da Política editorial. Considera-se a atualidade, originalidade, relevância temática, consistência científica e ética.
Na composição do volume é considerada a tipologia dos artigos na proporção de 80% de pesquisa (artigos originais) e 20% para as demais categorias (revisões, relatos e reflexão).
A publicação é bilíngue: português/inglês ou espanhol/inglês. Os manuscritos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol, com resumos em português, inglês e espanhol, ou seja, no idioma original do manuscrito. A versão do resumo para o inglês (abstract) será de responsabilidade dos tradutores/revisores contratados pelos autores; a versão para o espanhol (resumen) é de responsabilidade da REME sendo elaborados após a aprovação por revisores/tradutores credenciados.
Os resumos dos manuscritos da categoria PESQUISA devem seguir o formato estruturado conforme as partes do texto: objetivo, método; resultados e conclusão.
Para os manuscritos enviados em português ou espanhol, o(s) autor(es) deve(m) comprometer-se a providenciar a tradução para o inglês, após a aprovação para publicação, por tradutores credenciados pela REME, com ônus para o(s) autor(es).
Para os manuscritos encaminhados em inglês, o(s) autor(es) deve(m) comprometer-se a providenciar a revisão do inglês e a tradução para o português pelos tradutores credenciados pela REME, com ônus para o(s) autor(es).
A avaliação e a publicação de manuscritos são realizadas mediante pagamento de taxas de "avaliação" e de "publicação”.
O pagamento da taxa de avaliação deve ser realizado somente após o ACEITE do manuscrito no processo de pré-seleção, para posterior encaminhamento à "avaliação pelos pares".
O ACEITE para avaliação é comunicado pelo sistema ao autor correspondente, que deve efetuar o pagamento da "taxa de avaliação" e encaminhar o comprovante como "imagem" pelo sistema na parte: “Adicionar mensagem”. Após o recebimento do comprovante de pagamento da taxa de avaliação o Editor Associado, responsável pelo manuscrito, faz as indicações de revisores, que irão analisar o conteúdo do manuscrito. O pagamento da taxa de publicação deve ser realizado somente se o manuscrito for APROVADO para publicação pelos editores mediante a revisão por pares e será cobrado à época da produção editorial, por meio de boleto emitido pela FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa/UFMG).
Os valores das taxas são compostos de acordo com a planilha de custos e aprovados pelo Conselho Deliberativo. Os valores adotados a partir de 2021 são:
Taxa de avaliação: R$ 100,00 (cem reais);
Taxa de publicação: R$ 700,00 (setecentos reais).
A taxa de avaliação não será devolvida no caso de rejeição do manuscrito.
Taxas pagas indevidamente não serão ressarcidas.
Os valores das taxas deverão ser pagos por meio de BOLETO BANCÁRIO, emitido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) - Projeto 4828*1, mediante a aprovação do manuscrito na PRÉ-SELEÇÃO de avaliação e/ou na aprovação para PUBLICAÇÃO, encaminhado pelo sistema de submissão.
ESTRATÉGIAS DE QUALIFICAÇÃO DO MANUSCRITO
As seções da revista e a tipologia dos manuscritos (pesquisa, revisão, relatos e reflexão) estão descritos na Política Editorial.
A REME recomenda a utilização das diretrizes e guias da EQUATOR Network disponíveis em: https://www.equator-network.org/ na preparação dos manuscritos. Esses guias são compostos de checklists e fluxogramas e o seu uso pode aumentar o potencial de publicação.
A EQUATOR Network disponibiliza guias para variados tipos de estudos, disponíveis em: https://www.equator-network.org/library/resources-in-portuguese-recursos-em-portugues/, com links para os respectivos guias.
Seguem alguns guias para os principais tipos de estudos:
TIPOS DE ESTUDOS |
GUIAS |
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Fonte: Reporting guidelines for main study types. Disponível em: https://www.equator-network.org/.
A Revista Mineira de Enfermagem - REME recomenda o uso das diretrizes estabelecidas pela Rede Equator para o preparo e submissão dos manuscritos, de acordo com o tipo do estudo. Deverá ser feito o download dos documentos para guiar preparo do artigo; preencher os respectivos checklists com as páginas correspondentes às informações de cada item; e anexar o documento checklist na submissão, a seguir são disponibilizados alguns destes instrumentos em suas versões traduzidas para o português.
Neste link estão disponibilizadas algumas traduções para diversos idiomas:
https://www.equator-network.org/library/resources-in-portuguese-recursos-em-portugues/traducoes-de-diretrizes-para-relatos/
Ensaio clínico randomizado: CONSORT
http://www.consort-statement.org/downloads/translations
Revisões sistemáticas e metanálises: PRISMA
http://www.prisma-statement.org/documents/PRISMA%20Portugese%20checklist.pdf
Revisões de escopo: PRISMA-ScR
http://www.prisma-statement.org/Extensions/ScopingReviews ou https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/downloadSuppFile/245223/33371
Estudos observacionais em epidemiologia: STROBE
https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/ (pesquisar pela versão traduzida)
Estudos qualitativos: COREQ
https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/coreq/ ou https://www.scielo.br/j/ape/a/sprbhNSRB86SB7gQsrNnH7n/?lang=pt&format=pdf
APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS
Apresentação gráfica
Os manuscritos devem ser preparados em um editor de texto, Microsoft Word for Windows, ou similar, versão atualizada, gerando arquivos “.doc” ou “.docx”, utilizando a fonte “Time New Roman", tamanho 12, com espaçamento de 1,15, padrão A4 (212 x 297 cm), margens de 2,5 cm, parágrafo tradicional com recuo de 2 cm da margem esquerda. Para as citações textuais e falas de entrevistados, utilizar o tamanho 10 da fonte, espaçamento simples, em recuo, sem aspas. Para referências utilizar o tamanho 10 e espaçamento simples em sequência numérica, com alinhamento de número à esquerda. Para o resumo/abstract/resumen utilizar o tamanho 10, espaçamento simples, sem parágrafos, identificando as partes: objetivo, método, resultado e conclusão, quando for o caso.
O número de laudas e referências é limitado para os diversos tipos de artigos, conforme indicado no quadro a seguir. No quantitativo indicado estão incluídas as páginas preliminares, texto, agradecimentos, referências e ilustrações. Para as ilustrações (gráficos, gravuras, fotografias, mapas, esquemas, desenhos, tabelas, quadros, fórmulas, modelos e outros) indica-se o máximo de cinco, independentemente do tipo.
Tipologia |
Nº de caracteres/ páginas |
Nº de referências |
Modelo |
||
Editorial |
7.500 / 3 |
5 |
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Pesquisa (artigo original) |
27.000/ 15 |
25 |
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Revisão *Informamos que estão suspensas, temporariamente, as submissões de revisões narrativas, integrativas e escopo.
|
36.000/ 20 |
40 |
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Relato |
18.000/ 10 |
10 |
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Reflexão |
18.000/ 10 |
15 |
As partes dos manuscritos
Todos os manuscritos devem ter a estrutura e ordem estabelecidas no template do sistema de submissão OJS, utilizado pela REME:
PARTE 1
Indicação da seção do artigo
PESQUISA (artigo original comunicando resultados de pesquisa)
REVISÃO (sistemática, integrativa, de escopo) *Informamos que estão suspensas, temporariamente, as submissões de revisões narrativas, integrativas e escopo.
RELATO (de experiências ou casos)
REFLEXÃO (artigo de CARÁTER reflexivo)
PARTE 2
a) Título e subtítulo
Prefixo do título (Uma(s), A(s), Um, Uns, O(s) se houver), título e subtítulo (se houver) no idioma original devem ser indicados no campo específico para cada um deles. Em português para os artigos apresentados na língua portuguesa; em inglês para os artigos apresentados na língua inglesa; e, em espanhol, para os artigos apresentados na língua espanhola.
b) Descritores
Os descritores ou palavras-chave, keywords e palabras clave (de três a seis), devem ser indicados de acordo com o "Descritores em Ciências da Saúde" (DECS) da BIREME, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde disponível em: http://decs.bvs.br/, que é uma tradução do Medical Subject Headings (MESH) do PubMed - Medline - da National Library of Medicine NIH, disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh.
PARTE 3
Autoria
a) Nomes e sobrenomes dos autores
Indicação do nome(s) completo(s) do(s) autor(es) no primeiro campo e no último campo o sobrenome sem preposições como “e”, “da”, “de”, “do” etc, independentemente do idioma em que o documento estiver escrito, no segundo campo indicado. Todo sem abreviaturas. Não é necessário a inclusão de pronomes de tratamento, nomes do meio no campo abaixo do nome e sobrenome.
b) ORCID
É obrigatório o cadastro do autor no Open Researcher and Contributor ID (ORCID) e inserção, através do link enviado por e-mail, no sistema de submissão OJS.
O campo ORCID (no cadastro de autores) deve ser preenchido com o endereço completo: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000.
c) Instâncias institucionais (afiliação) e geográficas
Indicação da(s) instituição(ões) de afiliação de cada autor e sua localização geográfica, em até três níveis hierárquicos, do maior para o menor, seguido da localização: cidade, estado e país.
Exemplo:
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG , Escola de Enfermagem - EE, Departamento de Enfermagem Básica - ENB. Belo Horizonte, MG - Brasil.
d) Indicação da contribuição dos autores na elaboração do trabalho
Cada autor deverá indicar o nível de sua contribuição na elaboração do manuscrito, especificado a seguir, em conformidade com as diretrizes do ICMJE.
CONTRIBUIÇÕES DE AUTORIA |
|
CONTRIBUIÇÃO |
DESCRIÇÃO |
Aquisição de financiamento |
Aquisição do apoio financeiro institucional para o projeto que conduz a esta publicação. |
Gerenciamento do projeto |
Gestão e coordenação responsável pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa. |
Gerenciamento de recursos |
Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise. |
Análise estatística |
Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo. |
Coleta de dados |
Atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), manipular e manter dados da pesquisa (incluindo o código do software, em que é necessário interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização. |
Conceitualização |
Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos abrangentes da pesquisa. |
Investigação |
Realização de um processo de investigação, efetuando especificamente as experiências, ou recolha de dados/ provas. |
Metodologia |
Desenvolvimento ou design de metodologia; criação de modelos. |
Redação: preparo do original |
Criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redigindo o rascunho inicial (incluindo tradução substantiva). |
Redação: revisão e edição |
Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo etapas pré ou pós-publicação. |
Software |
Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas informáticos; implementação do código do computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes. |
Supervisão |
Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução de atividades de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal. |
Validação |
Verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicação/ reprodutibilidade geral de resultados/ experiências e outros resultados de pesquisa. |
Visualização |
Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados. |
e) Autor correspondente
Nome completo e endereço eletrônico do autor responsável para correspondência.
PARTE 4
Resumo e condições de submissão
Resumo
O resumo deve conter até 250 palavras, com espaçamento simples e em fonte com tamanho duas vezes menor do que o tamanho da fonte utilizada no texto. Para os artigos de "pesquisa", o resumo deve ser apresentado no formato estruturado segundo as seções do manuscrito: objetivos, método, resultados e conclusão.
Incluir o resumo somente no idioma original do manuscrito. A versão do resumo para o inglês (abstract) será de responsabilidade dos tradutores/revisores contratados pelos autores; a versão para o espanhol (resumen) é de responsabilidade da REME.
CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO
Declarar e/ou indicar as informações a seguir quando houver ocorrência e/ou anexar o documento comprobatório:
Fonte de Financiamento
É obrigatório indicar a(s) instituição(ões) que apoiou(aram) ou financiou(aram) a pesquisa e a comunicação dos resultados, por meio de bolsas ou fomento à pesquisa e inovação científica e tecnológica.
Conflito de Interesse
Os autores devem declarar a inexistência de quaisquer conflitos de interesse. Mais informações sobre conflitos de interesse ver na aba "Política Editorial" em: "Conflitos de Interesse, aspectos éticos e conduta".
Ensaio Clínico
Os "Ensaios Clínicos" devem ser registrados em um dos "Registros de Ensaios Clínicos", validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE.
Devem ser submetidos acompanhados de cópia de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ou de Animais de acordo com o tipo de pesquisa. Para estudo do tipo Ensaio Clínico, a REME segue as recomendações do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME)/ Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS) de Registro de Ensaios Clínicos, do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Exige-se a apresentação do número do Registro de Aprovação de Ensaios Clínicos, em etapa anterior à realização de coleta de dados do estudo, de uma das entidades descritas a seguir:
- Australian New Zealand Clinical Trials Registry (ANZCTR)
- ClinicalTrials.gov
- International Standard Randomised Controlled Trial Number (ISRCTN)
- UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR)
- WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP)
- Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC)
Mais informações sobre registros de ensaios clínicos estão disponíveis em: http://www.icmje.org/about-icmje/faqs/clinical-trials-registration/
Para ensaios clínicos é necessário indicar o número de identificação do registrado ao final do resumo.
Número do Comitê de Ética
Em conformidade com as normas constantes nas Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (no Brasil), para os manuscritos que envolvem pesquisas com seres humanos deve-se apresentar o relatório e o documento comprobatório de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável. O número de aprovação pelo CEP deve ser indicado no corpo do artigo. Anexar o documento de aprovação pelo CEP.
PARTE 5
CONTEÚDO
O DOCUMENTO, em word, a ser inserido no sistema por meio de UPLOAD – Não deve conter dados que identifique a autoria.
A partir desta parte apresenta-se o conteúdo do manuscrito, que inclui, quando pertinente:
- Introdução;
- Desenvolvimento (material e método ou descrição da metodologia, resultados, discussão e/ou comentários);
- Conclusões ou considerações finais;
- Agradecimentos (opcional);
- Referências, em conformidade com o formato Vancouver/ICMJE, Citing Medicine disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/
PARTE 6
Anexos
Imagens
As ilustrações (tabelas, figuras, gráficos e fotografias) devem ser inseridas diretamente no texto em formato aberto/editável (Word, Excel, Powerpoint, etc). Na diagramação é imprescindível que o arquivo seja editável.
Sobre a normalização dos manuscritos
Os manuscritos devem ser apresentados em conformidade com os requisitos estabelecidos nestas instruções, elaboradas em consonância às normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), "Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly work in Medical Journals" e do "Uniform Requirements for Manuscripts - URM" -, que segue as normas "Citing Medicine" - The NLM Style Guide for Authors, Editors and Publishers - da "National Library of Medicine -NLM" adotado pelo ICMJE.
Estas normas estão disponíveis na íntegra nos endereços:
Em português: http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html
Em espanhol: http://www.enfermeriaencardiologia.com/formacion/vancouver.htm
Em inglês: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html
Modelos e exemplos podem ser conferidos em "Samples of Formatted References for Authors of Journal Articles" em: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html
As citações no texto devem ser indicadas mediante número arábico, sobrescrito, entre parênteses, antes do ponto, correspondendo às referências indicadas no final do artigo.
As referências são numeradas consecutivamente, na ordem em que são mencionadas/citadas pela primeira vez no texto.
Os títulos das revistas são abreviados de acordo com o Journals Database - Medline/Pubmed, disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=Journals, ou com o Portal de Revistas Científicas em Saúde da BVS (Bireme/OPAS/OMS), disponível em: http://portal.revistas.bvs.br/.
As ilustrações devem ser apresentadas imediatamente após a menção a elas, em conformidade com a norma de apresentação tabular do IBGE, 3. ed. de 1993 (Disponivel em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf). Dentro de cada categoria deverão ser numeradas sequencialmente durante o texto.
Cada ilustração deve ter um título e a fonte (de onde foi extraída). Cabeçalhos e legendas devem ser suficientemente claros e compreensíveis sem necessidade de consulta ao texto. As menções às ilustrações no texto deverão ser feitas entre parênteses, indicando a categoria e o número da ilustração. Ex. (Tabela 1).
As abreviaturas, grandezas, símbolos e unidades devem observar as Normas Internacionais de Publicação. Ao empregar pela primeira vez uma abreviatura, esta deve ser precedida do termo ou expressão completa, salvo quando se tratar de uma unidade de medida comum.
As medidas de comprimento, altura, peso e volume devem ser expressas em unidades do sistema métrico decimal (metro, quilo, litro) ou seus múltiplos e submúltiplos; as temperaturas, em graus Celsius; os valores de pressão arterial, em milímetros de mercúrio. Abreviaturas e símbolos devem obedecer aos padrões internacionais.
Agradecimentos devem constar de parágrafo à parte, inserido antes das referências.
PROCESSO DE SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS
A submissão dos manuscritos é realizada no site da REME pelo Sistema OJS, na aba "Submissão Online".
Instruções para submissão de manuscritos no sistema também estão disponíveis no tutorial "Processo de Submissão", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pus_57HpwTU.
Documentos para submissão
Documentos |
Obrigatoriedade |
Como utilizar/ Como enviar |
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais e contribuições dos autores (clique para baixar) |
Para todos os artigos |
Fazer o download do modelo disponibilizado pela revista, digitar o título do artigo e o nome dos autores, imprimi-lo, assiná-lo (todos os autores)**, escaneá-lo em formato pdf e enviá-lo durante a submissão. |
Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa* |
Para estudos que envolveram seres humanos direta ou indiretamente |
Escaneá-lo em formato pdf e enviá-lo durante a submissão. |
Checklist (clique para baixar) e fluxograma CONSORT (clique para baixar) |
Para ensaios clínicos randomizados |
Fazer o download de ambos os documentos, utilizá-los na preparação do artigo, preenchê-los, e enviá-los durante a submissão. |
Checklist (clique para baixar) e fluxograma PRISMA (clique para baixar) |
Para revisões sistemáticas e metanálises |
Fazer o download de ambos os documentos, utilizá-los na preparação do artigo, preenchê-los e enviá-los durante a submissão. |
Checklist e fluxograma PRISMA-ScR (clique para baixar) |
Para revisões de escopo |
Fazer o download de ambos os documentos, utilizá-los na preparação do artigo, preenchê-los e enviá-los durante a submissão. |
Checklist COREQ (clique para baixar) |
Para estudos qualitativos |
Fazer o download do documento, utilizá-lo na preparação do artigo, preenchê-lo e enviá-lo durante a submissão. |
Checklist STROBE (clique para baixar) |
Para estudos observacionais |
Fazer o download do documento, utilizá-lo na preparação do artigo, checar atendimento dos itens e enviá-lo durante a submissão. |
Observação:
A REME cobra taxas de avaliação e publicação. Os autores que tiverem seus artigos aprovados em pré-análise para prosseguirem no processo de avaliação por pares deverão pagar a taxa de avaliação. Caso o artigo seja aprovado para publicação ao final do processo de avaliação por pares e editores, é de responsabilidade dos autores o custeio dos serviços de revisão e traduções do artigo aprovado bem como a taxa de publicação.
Quando pertinente, os autores deverão informar se o manuscrito deriva de Tese (ou Dissertação) de acordo com o exposto na Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais e Contribuições dos Autores, deverá ser informado o link de acesso ao repositório onde o trabalho se encontra depositado.
*Deve informar claramente a aprovação, o nome da pessoa responsável pela assinatura e emissão do documento, o nome da instituição/comitê, o título do estudo e o pesquisador (apresentar o parecer de aprovação na íntegra).
**Quando houver autores impossibilitados de assinar a Declaração de responsabilidade, transferência de direitos autorais e contribuição dos autores por estar em outra cidade diferente dos demais autores, será permitido o envio de mais de uma declaração, uma com a assinatura e nome deste autor e outra com os nomes e assinaturas dos demais autores, respeitando-se a ordem correta de autoria.
Ao submeter um manuscrito, o autor correspondente deverá firmar eletronicamente, por meio do "Termo de submissão".
APROVAÇÃO, PUBLICAÇÃO/DISPONIBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO
A aprovação do manuscrito é realizada no sistema OJS, com notificação aos autores, aos editores e aos revisores. Na notificação aos autores são informados, passo a passo, todos os procedimentos necessários para a produção editorial: padronização, normalização, revisão de português, encaminhamento para o autor aprovar a versão com as correções, providenciar o pagamento da taxa de publicação e a tradução do manuscrito para o inglês e a tradução do resumo para o espanhol.
Após a tradução para o inglês solicita-se a atribuição do DOI ao Portal de Periódicos da UFMG. A secretaria controla todos esses procedimentos e, quando finalizados, encaminha o manuscrito para editoração. O processo de editoração é realizado por empresa especializada seguindo o projeto gráfico da revista.
Cada manuscrito é diagramado/editorado na versão em português e na versão em inglês, revisados e corrigidos quantas vezes necessárias até a versão final aprovada para publicar e gerados os respectivos arquivos PDFs.
Os PDFs dos artigos em português e inglês são publicados no portal periódicos da UFMG, também com os arquivos HTML. A disseminação dos artigos publicados na REME é realizada, além de em sua própria página, na página da Escola de Enfermagem da UFMG, no Portal de Periódicos da UFMG, no Portal de Periódicos de Minas Gerais, no Portal de Periódicos da CAPES, nas bases de dados e diretórios nas quais está indexada, nas redes sociais: Facebook e Instagram, nos BLOGs REV@ENF e ABEC e no site do Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
AUTORIA, RESPONSABILIZAÇÃO EDITORIAL E DIREITOS AUTORAIS
A REME delimita em no máximo 8 o número de autores para submissão de um manuscrito, e define que devem ser indicados como seus autores todos e apenas os pesquisadores que, tendo concordado expressamente com essa indicação, tenham dado contribuições intelectuais diretas e substanciais para a concepção ou realização da pesquisa cujos resultados são nele apresentados. E indica que deve ser registrada a respectiva contribuição de cada um dos autores, de acordo com as definições de contribuições apresentadas nestas instruções – Parte 3.
A REME não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos. Conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial.
Os autores devem transferir à REME os direitos autorais do artigo, no ato da submissão, conforme as instruções do sistema OJS.
CONFLITOS DE INTERESSE, ASPECTOS ÉTICOS E CONDUTAS
As questões acerca de conflitos de interesses, aspectos éticos e os procedimentos adotados quando evidenciado más condutas em manuscritos submetidos estão descritos na POLÍTICA EDITORIAL. REME utiliza os softwares "CheckForPlagiarism.Net" e "Ithenticate" para verificação de similaridade.