remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622015000100011S1415-2762(15)0190011110.5935/1415-2762.20150011PesquisasInteratividade virtual: fórum web café em um curso de gestão em enfermagemInteractividad virtual: foro webcafé en un curso de gestión en enfermeríaVirtual interactivity: web forum café in a nursing management courseAlvesVera Lucia de SouzaOkagawaFabiana da SilvaParraJosiane Francisca GodoyBohomolElenaCunhaIsabel Cristina Kowal OlmSão PauloSPSPDM AfiliadasBrasilUNIFESPEscola Paulista de Enfermagem Programa de pós-graduaçãoUNIFESPEscola Paulista de Enfermagem São PauloSPUniversidade Federal de São PauloCurso de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade a Distância BrasilSão PauloSPUNIFESPCurso de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade a Distância BrasilSão PauloSPUNIFESPCurso de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade a Distância Brasil0320151911271331002201516102014This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

Analisar a participação dos alunos no fórum Webcafé no curso de especialização em Gestão em Enfermagem, modalidade a distância. Estudo exploratório, quantitativo, realizado com 268 discentes, que foi conduzido em 10 cidades de três regiões brasileiras. A coleta dos dados ocorreu em 2014 a partir do levantamento das postagens dos alunos realizadas no fórum Webcafé, nos quatro tópicos de discussão: "vamos compartilhar conhecimento", "aconteceu comigo", "classificados" e "cursos, palestras e similares". Foram identificadas 248 postagens do tutor mediador e 324 dos discentes, sendo que as dos alunos foram classificadas utilizando-se a triangulação de investigador. O fórum contou com a representação de alunos de todos os polos em que o curso foi ofertado. O tópico com mais participação foi o "aconteceu comigo" e teve predomínio de postagens relacionadas a problemas de saúde de familiares de alunos. Houve predomínio das seguintes classificações nos demais tópicos: mensagens entre os alunos e o tutor mediador e informações sobre cursos de curta duração, postagens sobre a aplicabilidade do material do curso e elogios e a divulgação de concursos públicos e vagas hospitalares. Concluiu-se que a criação do fórum Webcafé, um espaço sem caráter avaliativo e mediado por um tutor, pode ser adotado em cursos EaD com o intuito de viabilizar a interação entre alunos dos diferentes polos e contemplar temáticas diversas, demonstrando o potencial versátil e inovador dessa proposta.

El objetivo de esta investigación fue analizar la participación de alumnos en el foro Webcafé del curso de especialización de Gestión en Enfermería (A distancia). Se trata de un estudio exploratorio cuantitativo llevado a cabo con 268 estudiantes de diez ciudades de tres regiones brasileñas. Los datos se recogieron en 2014 a través del relevamiento de sus mensajes en el foro Webcafé, en cuatro temas de discusión: "compartamos conocimiento", "me sucedió a mí", "avisos clasificados" y "charlas, cursos, y similares". Se identificaron 248 mensajes del tutor mediador y 324 de los alumnos. Los mensajes de los alumnos se clasificaron usando la triangulación de los investigadores. El foro contó con la participación de estudiantes de todos los centros que impartieron el curso. El tema más discutido fue "Me sucedió a mí" con mayoría de mensajes sobre problemas de salud de familiares. En los demás temas de clasificación predominaron mensajes entre los alumnos y el tutor mediador e información sobre cursos de corta duración, mensajes sobre la aplicabilidad del material del curso y elogios a la divulgación de concursos públicos y plazas hospitalarias. Como conclusión del presente trabajo se puede decir que la creación del foro Webcafé, un espacio no evaluador mediado por un tutor, puede adoptarse en cursos de educación a distancia. Ello permite la interacción y discusión de distintos temas entre alumnos de varios centros y demuestra el gran potencial de esta propuesta versátil y novedosa.

The study aimed to describe student participation in the forum "internet café" of a distance learning nursing management course. This is an exploratory quantitative study carried out with 268 students in ten cities of three Brazilian regions. Data was collected in 2014 through a survey of students' postings on four discussion topics: "let's share knowledge"; "it happened to me"; "advertisements"; and "courses, seminars and similar." The researchers identified 248 posts from the tutor and 324from the students. Students' posts were classified using an investigator triangulation. Students from all the centres, in which the course was offered, participated in the forum. "It happened to me" was the discussion topic with the highest participation. Most posts were related to health problems of students'family members. In the remaining topics, there were: messages between the students and the tutor and information about short courses; postings on the applicability of course material; compliments and information about government job opening positions and hospital vacancies. In conclusion, a forum as "internet café", not subjected to evaluation and mediated by a tutor, can be adopted in distance learning education in order to facilitate interaction between students from other centres and to discuss different topics, showing the potential of this versatile and innovative proposal.

Educación a DistanciaEnfermeríaEducación de Postgrado en EnfermeríaGestión de la SaludRelaciones InterpersonalesEducação a DistânciaEnfermagemEducação de Pós-Graduação em EnfermagemGestão em SaúdeRelações InterpessoaisEducation, DistanceNursingEducation, Nursing, GraduateHealth ManagementInterpersonal Relationship
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