remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622015000100003S1415-2762(15)0190010310.5935/1415-2762.20150003PesquisasQualidade do cuidado: concepções de graduandos de enfermagemCalidad de la atención: la opinión de los estudiantes de enfermeríaQuality of care: concepts from nursing studentsOliveiraJoão Lucas Campos dePapaMarília Angelina FerreiraWisniewskiDanielleInoueKelly CristinaCostaMaria Antônia RamosMatsudaLaura MisueCascavelPRUniversidade Estadual do Oeste do ParanáBrasilMaringáPRHospital Universitário Regional de MaringáBrasilUEMPrograma de Pós Graduação em Enfermagem GuarapuavaPRUniversidade Estadual do Centro OesteBrasilFaculdade IngáMaringáPRServiço de Atendimento Móvel de UrgênciaBrasilUniversidade Estadual de MaringáParanavaíPRUniversidade Estadual do ParanáBrasilMaringáPRUEMBrasil03201519129351812201403022014This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 10 graduandos do último semestre do curso de Enfermagem de uma instituição pública do interior do estado do Paraná, durante o mês de agosto de 2013. Objetivou-se apreender a concepção de graduandos de Enfermagem sobre qualidade do cuidado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e norteadas pela questão: "Fale-me sobre qualidade do cuidado de enfermagem". Após a transcrição, as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, na modalidade temática, da qual emergiram três categorias: elementos que constituem a qualidade do cuidado de enfermagem - elementos referentes à humanização do cuidado, à integralidade do cuidado e à satisfação do paciente; fatores que comprometem a qualidade do cuidado de enfermagem - a sobrecarga de trabalho e o subdimensionamento da equipe de enfermagem; e possibilidades para o avanço da qualidade do cuidado de enfermagem - ações educativas aos profissionais de enfermagem, em especial aquelas inerentes à Educação Continuada. Concluiu-se que os graduandos concebem a humanização, o cuidado integral e a satisfação do paciente como elementos fundamentais da qualidade do cuidado. No entanto, tem-se que, para o seu alcance, é preciso que haja dimensionamento adequado da equipe e aprimoramento contínuo dos profissionais.

Estudio exploratorio descriptivo con enfoque cualitativo llevado a cabo en agosto de 2013 con diez estudiantes del último semestre del curso de enfermería de una institución pública del estado de Paraná. Su objetivo fue conocer la opinión de dichos alumnos sobre la calidad de la atención. Los datos fueron recogidos a través de entrevistas semiestructuradas, grabados y guiados por la pregunta: "Háblame de la calidad de los cuidados de enfermería". Después de la transcripción, las entrevistas fueron analizadas según su contenido, en la modalidad temática, y de tal análisis surgieron tres categorías temáticas: elementos constitutivos de la calidad de la atención de enfermería - elementos relativos a la humanización de la atención, a la integralidad del cuidado y a la satisfacción del paciente; factores que comprometen la calidad de la atención de enfermería- - la sobrecarga de trabajo y la poca cantidad de enfermeros;y posibilidades para mejorar la calidad de la atención - actividades educativas de los profesionales de enfermería, en especial aquéllas relativas a la educación continua. Según estos alumnos la humanización, la atención integral y la satisfacción del paciente son elementos claves para lograr mejorar la calidad de la atención pero, para ello, debe haber un cálculo correcto de la cantidad de personal necesario y perfeccionamiento continuo de los profesionales.

This work is a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, conducted with ten students from the final semester of Nursing School in a public institution in the state of Paraná, carried out in August 2013. This study sought to grasp the concept of nursing students regarding the quality of care. Data were collected through semi-structured, recorded interviews and guided by the question: "Tell me about the quality of nursing care." After transcription, the interviews were subjected to content analysis, by Thematic Analysis, which revealed three themes: elements that constitute the quality of nursing care, consisting of elements related to the humanization of care, the comprehensiveness of care, and patient satisfaction; factors which affect the quality of nursing care, mediated by work overload and shortage of nursing staff; and opportunities to advance the quality of nursing care, which encompassed educational actions for nursing professionals, especially those involved in Continuing Education. It could therefore be concluded that the respondents considered humanization, comprehensive care, and patient satisfaction to be essential to achieving quality care. However, for this to occur, there must be proper staff sizing and continuous professional development.

EnfermagemQualidade da Assistência à SaúdeEstudantes de EnfermagemCuidados de EnfermagemAssistência à SaúdeEnfermeríaCalidad de la Atención de SaludEstudiantes de EnfermeiraCuidados de EnfermeríaPrestación de Atención de SaludNursingQuality of Health CareNursing StudentsNursing CareDelivery of Health Care
Quality nursing care in the words of nursesJ Adv Nurs2010168997866BurhansLMAlligoodMRResolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem2001Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: Alunos com necessidades educacionais especiais2013Gerenciamento em Enfermagem20107183TronchinDMRMelleiroMMTakahashiRTKurcgantPIndicadores de desempenho em serviço de enfermagem hospitalar: revisão integrativaRev RENE201118997112CaldanaGGabrielCSBernardesAÉvoraYDMAnálise de conteúdo2011BardinLQualidade na assistência de enfermagem hospitalar: visão de alunos de graduaçãoRev Gaúcha Enferm201052935331GabrielCSGabrielABBernardesARochaFLRMiassoAIPolítica Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS: O Humaniza SUS na atenção básica2009A transformação da gestão de hospitais na América Latina e Caribe200421549Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde2001CecilioLCOPinheiroRMattosRAVisão dos enfermeiros sobre assistência holística ao cliente hospitalizadoRev Eletrônica Enferm201035449212LemosRCAJorgeLLRAlmeidaLSCastroACPortaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010: Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)2010Grau de satisfação de usuários de um hospital privadoActa Paul Enferm2012197203225PenaMMMelleiroMMA satisfação do usuário e a auto percepção da saúde em atenção primáriaRev Bras Med Fam Comunidade201135175SavassiLCMÉ possível produzir saúde no trabalho da enfermagemTexto Contexto Enferm201065866419AzambujaEPPiresDEPVazMRCMarzialeMHCargas de trabalho e condições de trabalho: revisão integrativaRev Gaúcha Enferm201136877232SchmoellerRTrindadeLLNeisMBGelbckeFLPiresDEPDimensionamento da equipe de enfermagem da UTI-adulto de um hospital ensinoRev Eletrônica Enferm20095563111InoueKCMatsudaLMInfluência do dimensionamento da equipe de enfermagem na qualidade do cuidado ao paciente críticoTexto Contexto Enferm2011796802420VersaGLGSInoueKCNicolaALMatsudaLMA humanização do atendimento e a percepção entre profissionais de enfermagem nos serviços de urgência e emergência dos prontos socorros: revisão de literaturaCiênc Praxis2012778495SilvaAAOliveiraECOliveiraSHASouzaNRIndicadores de qualidade e a avaliação do gerenciamento de recursos humanos em saúdeRev Esc Enferm USP2009116873spe243KurcgantPTronchinDMRMelleiroMMCastilhoVMachadoVBPinhelIPercepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensinoRev Esc Enferm USP200747884341PaschoalASMantovaniMFMéierMJConhecimento da equipe de enfermagem sobre neurointensivismo e a influência da educação contínuaCienc Cuidado Saúde201311220112RosaNMLimaJFInoueKCResolução COFEN-240/2000 - Revogada pela Resolução COFEN-311/2007: Aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e dá outras providências2000Panorama da educação à distância em enfermagem no BrasilRev Esc Enferm USP2011147680645RojoPTVieiraSSZem-MascarenhasSHSandorERVieiraCRSP