remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622015000400019S1415-2762(15)0190041910.5935/1415-2762.20150079Relato de ExperiênciaQuem canta seus males espanta: um relato de experiência sobre o uso da música como ferramenta de atuação na promoção da saúde da criançaQuién canta sus males espanta: un relato de experiencia sobre el uso de la música como herramienta de actuación en la promoción de la salud del ninoSing away sorrow, cast away care: an experience report on the use of music as an instrument for child health promotionZanettiniAngélicaSouzaJeane Barros deFranceschiVanilla EloáFingerDeniseGomesAngelaSantosMarinez Soster dosChapecóSCUFFSCurso de Enfermagem BrasilUniversidade Federal de São PauloPós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência ChapecóSCUniversidade Federal da Fronteira SulCurso de Enfermagem Brasil122015194106010640909201525042015This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

Considerando a importância da música na saúde das pessoas, em especial na infância, em 2014 foi criado o projeto de extensão "Promovendo a saúde da criança através da música e ações educativas", do curso de Enfermagem, da Universidade Federal Fronteira Sul. O objetivo foi promover a saúde da criança a partir da utilização da música, em busca de uma vida saudável, oportunizando a diminuição de tempo ocioso, bem como momentos de aprendizado mútuo, cultural e lazer por meio do canto coral. E após evidenciar resultados positivos no desenvolvimento das atividades, surgiu então esse relato de experiência, com o intuito de compartilhar a experiência do projeto de extensão "Promovendo a saúde da criança através da música e ações educativas". Discutiu-se a atuação da música na promoção da saúde, à luz da literatura já existente, desvelando as contribuições que o canto coral proporciona no desenvolvimento e na saúde das crianças em idade escolar. Constatou-se escassa produção científica sobre a temática na área da enfermagem, bem como a importância de sensibilizar enfermeiros e demais profissionais da saúde para o uso da música na sua prática de assistir o outro e a si próprio.

Teniendo en cuenta la importancia de la música en la salud de las personas, especialmente en los ninos, en 2014 fue creado el proyecto de extensión "Promoción de la salud de los ninos a través de la música y las actividades educativas' del curso de Enfermería de la Universidad Federal Fronteira Sul. El proyecto se ha propuesto promover la salud de los ninos mediante el uso de la música en busca de una vida saludable, proporcionando oportunidades para disminuir el tiempo ocioso, así como momentos de aprendizaje mutuo, cultural y de entretenimiento a través del canto. Con este relato de experiencia se ha buscado compartir la experiencia del mencionado proyecto una vez que ha mostrado resultados positivos en el desarrollo de las actividades. Se discute el papel de la música en la promoción la salud, a la luz de la literatura existente, revelando las contribuciones del canto al desarrollo y salud de los ninos en edad escolar. Se ha constatado que hay escasa producción científica sobre el tema en el área de enfermería y se ha comprobado la importancia de sensibilizar a las enfermeras y otros profesionales de la salud para el uso de la música en la atención de los demás y para ellos mismos.

Considering the importance of music in people's health, especially in children, an extension project was created in 2014, called "Promoting the health of children through music and educational activities" in the nursing department of the Federal University of Fronteira Sul. The aim was to promote childrerís health by using music as a way of seeking a healthy life, providing opportunities to decrease idle time, and to enhance moments of mutual learning, culture and leisure through choral singing. After positive results were obtained in the development of activities, this experience report was developed, with the aim of sharing the experience of the extension project"Promoting the health of children through music and educational activities", discussing the role of music in promoting health, in light of the existing literature, revealing the contributions that the choir provides in the development and health of school children. There is scarce scientfic literature on this subject in the area of nursing, as well as the importance of sensitizing nurses and other healthcare professionals to the use of music in their practice of caring for others and for themselves.

NinoMúsicaSaludPromoción de la SaludEnfermeríaRelaciones Comunidad-InstituciónCriançaMúsicaSaúdePromoção da SaúdeEnfermagemRelações Comunidade-InstituiçãoChildMusicHealthHealth PromotionNursingCommunity-Institutional Relations
Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literaturaActa Pal Enferm201025763223CoscratoGPinaJCMelloDFA música na terminalidade humana: concepções dos familiaresRev Esc Enferm USP201113845145SalesCASilvaVAPilgerCMarconSSEfeitos da música e da musicoterapia na pressão arterial: uma revisão de literatura. In: Cantare RRev Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia201437575SantanaDSTZaniniCROSouzaALLDesenvolvimento de uma aplicação musical para musicoterapia em casos de paralisia cerebralMarquesRMGA música como instrumento de intervenção psicopedagógica2011MelloMISAMusicoterapia como recurso terapêutico para a saúde mentalCad Bras Saúde Mental201394117125CâmaraYMRCamposMRMCâmaraYRA prática de canto coral e o desenvolvimento de habilidades sociaisPensamiento Psicol20108196147CarminattiJSKrugJSO canto como sopro da vida: um estudo dos efeitos do canto coral em um grupo de coralistas idosasRev Kairós Gerontol201317593416PrazeresMMVLiraLCLinsRGCárdenasCJMeloGFSampaioTMVO processo de socialização no canto coral: um estudo sobre as dimensões pessoal, interpessoal e comunitáriaMúsica Hodie20079912017PereiraEVasconcelosMO canto coral como prática sócio-cultural e educativo-musicaOpus20077596113AmatoRF