Ações educativas para prevenção de infecções hospitalares em uma unidade neonatal

Autores

  • Mayara Sousa Vianna Prefeitura de Belo Horizonte, Unidade de Pronto Atendimento Centro-Sul
  • Aline Martins Braga
  • Luciana Camponez de Ávila Menezes UFMG, HC , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
  • Guilherme Augusto Armond UFMG, HC , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
  • Dirciana Cangussu UFMG, HC , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
  • Lenize Adriana de Jesus UFMG, HC , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
  • Wanessa Trindade Clemente UFMG, HC , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; UFMG, Faculdade de Medicina , Departamento de Propedeutica Complementar
  • Edna Maria Resende UFMG, HC , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; UFMG, Escola de Enfermagem
  • Roberta Maia de Castro Romanelli UFMG, HC , Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; UFMG, Faculdade de Medicina , Departamento de Pediatria

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v16i1.50329

Palavras-chave:

Recém-Nascido, Vigilância, Controle de Infecções

Resumo

As infecções hospitalares (IHs), importantes causas de morbimortalidade, são frequentes em recém-nascidos (RNs) internados em unidades neonatais. Para o controle de IH, é importante a orientação aos pacientes e a seus acompanhantes. O objetivo com este trabalho foi avaliar informações assimiladas por mães e acompanhantes de RNs internados na Unidade Neonatal que participaram de atividades de educação em saúde em prevenção de infecções no setor. Trata-se de estudo prospectivo, com aplicação de questionários às mães e acompanhantes de RNs na Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas da UFMG, realizado nos meses de agosto de 2008 a abril de 2009. O questionário foi aplicado em duas diferentes amostras: antes e após as orientações de prevenção de infecção. A amostra total foi de 268 usuários, sendo que 121 deles receberam a orientação previamente à aplicação do questionário e 147 receberam as informações após o preenchimento deste. Observou-se um percentual de acerto maior após as orientações em todas as questões e houve diferenças estatísticas significativas (p<0,05) entre os grupos em oito das dez questões realizadas. Concluiu-se que essa foi uma medida eficaz para a educação de acompanhantes dos RNs, que adquiriram noções básicas de infecção após as orientações, por isso podem contribuir para o controle e a prevenção de infecções na Unidade e em casa após a alta.

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Publicado

01-03-2012

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Ações educativas para prevenção de infecções hospitalares em uma unidade neonatal. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2012 [citado 23º de dezembro de 2024];16(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50329

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