v. 6 n. 1 (2025): Limiares destituintes: política, direito, teologia e linguagem (jan/jun 2025)
Dossiê especial

Aborrecimento e inoperosidade: uma greve involuntária contra os imperativos da época

Mercedes Ruvituso
Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
Biografia

Publicado 21-07-2025

Palavras-chave

  • Heidegger,
  • Benjamin,
  • Giorgio Agamben,
  • Tom emocional

Como Citar

MERCEDES RUVITUSO. Aborrecimento e inoperosidade: uma greve involuntária contra os imperativos da época. (Des)troços: revista de pensamento radical, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. e57409, 2025. DOI: 10.53981/destrocos.v6i1.57409. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadestrocos/article/view/57409. Acesso em: 25 dez. 2025.

Resumo

Este artigo parte de uma análise do uso que Giorgio Agamben faz da noção de “tédio” do ponto de vista de Heidegger e Benjamin, no âmbito de sua filosofia da inoperosidade. Primeiro, é analisada a interpretação do conceito de “tédio profundo” de Heidegger em L'Aperto e L'uso dei corpi. Da perspectiva de uma interpretação mais ampla do conceito de “tonalidade emocional” (Stimmung) em suas primeiras obras, mostra-se que Agamben interpreta criticamente o tédio como uma tonalidade emotiva fundamental, como a última tentativa radical, mas ainda “metafísica”, de fazer uma “máquina antropológica” funcionar. Nesse sentido, o tédio ofereceria um modelo suspensivo para se pensar uma vida humana sem conteúdo, mas ainda sugestivamente “lançada” em uma “tarefa” que não consegue resolver certa biologização “afetiva” da realização do humano. Em segundo lugar, estudamos as menções à figura do tédio (Langeweile, ennui) que se referem ao pensamento de Walter Benjamin. Embora Agamben não compare explicitamente os conceitos de tédio em Heidegger e Benjamin, sua contraposição permite iluminar dois modelos “suspensivos” diferentes, próximos e opostos, que operam na filosofia da inoperosidade. Por fim, propõe-se definir o potencial crítico de uma filosofia agambeneana do tédio como uma figura da “greve involuntária” contra os imperativos da própria época.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

  1. AGAMBEN, Giorgio. Autoritratto nello Studio. Roma: Nottetempo, 2017.
  2. AGAMBEN, Giorgio. Categorie italiane. Studi di poetica e di letteratura. Roma: Laterza, 2010.
  3. AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer. Edizione integrale. Macerata: Quodlibet, 2018.
  4. AGAMBEN, Giorgio. Idea dello studio. In: Aganben, Giorgio. Idea della prosa. Macerata: Quodlibet, pp. 43-46, 2002.
  5. AGAMBEN, Giorgio. Il linguaggio e la morte. Un seminario sul luogo della negatività. Torino: Einaudi, 2008.
  6. AGAMBEN, Giorgio. Il tempo che resta. Un commento alla Lettera ai Romani. Torino: Bollati Boringhieri, 2000.
  7. AGAMBEN, Giorgio. L’Aperto. L’uomo e l’animale. Torino: Bollati Boringhieri, 2002.
  8. AGAMBEN, Giorgio. L’uso dei corpi. Milano: Neri Pozza, 2014.
  9. AGAMBEN, Giorgio. Pulcinella ovvero divertimento per li ragazzi. Roma: Nottetempo, 2015.
  10. AGAMBEN, Giorgio. Stato di eccezione. Torino: Bollatti Boringhieri, 2003.
  11. AGAMBEN, Giorgio. Stanze. La parola e il fantasma nella cultura occidentale. Torino: Einaudi, 2006.
  12. AGAMBEN, Giorgio. Sulla difficoltá di leggere. In: Agamben, Giorgio. Il fuoco e il racconto. Roma: Nottetempo, pp. 81-86, 2014.
  13. AGAMBEN, Giorgio; Andreotti, Roberto; De Melis, Federico. I luoghi della vita. RAI Radio Tre, 8 de febrero, 2004.
  14. AGAMBEN, Giorgio; Ferrando, Monica, La ragazza indicibile, Mito e mistero di Kore. Milano: Electa, 2010.
  15. AGAMBEN, Giorgio; Jesi, Furio. Carteggio tra Giorgio Agamben e Furio Jesi. Con una nota introduttiva di A. Cavalletti. Pólemos, n. III, v. 1, pp. 351-364, 2022.
  16. AMAYA, Matías. El concepto de uso en la obra de Giorgio Agamben. Tesis de Licenciatura en Filosofía, Universidad Nacional de San Martín, 2023. https://www.academia.edu/127458072/El_concepto_de_uso_en_la_obra_de_Giorgio_Agamben
  17. ANTELO, Raúl. Introdução. In: João do Rio, A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.
  18. ATTELL, Kevin. Giorgio Agamben: Beyond the Threshold of Deconstruction. New York: Fordham University Press, 2015.
  19. BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire. Un poeta lirico nell’età del capitalismo avanzato. Ed. a cargo de Giorgio Agamben, Barbara Chitussi, Clemens-Carl Härle. Vicenza: Neri Pozza, 2012.
  20. BENJAMIN Walter. Der Erzähler. Betrachtungen über das Werk Nikolai Lesskows. In: Benjamin, Walter, Gesammelte Schriften, Band II, 2. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, pp. 438-465, 1991.
  21. BENJAMIN, Walter. El narrador. Consideraciones sobre la obra de Nikolai Lesskow. Introducción, traducción, notas e índices de Pablo Oyarzún Robles. Santiago de Chile: Metales Pesados, 2008.
  22. BENJAMIN, Walter. El pañuelo. In; Benjamin, Walter, Historias desde la soledad y otras narraciones. Ed. prólogo y notas de Jorge Monteleone, trad. de Ariel Magnus. Buenos Aires: El cuenco de Plata, 2022.
  23. BENJAMIN, Walter. Exposé. In: Benjamin, Walter, Gesammelte Schriften, Band I, 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, pp. 950-952, 1974.
  24. BENJAMIN, Walter. Linke Melancholie. Zu Erich Kästners neuem Gedichtbuch. In: Benjamin, Walter, Gesammelte Schriften, Band III. Frankfurt am Main: Suhrkamp, pp. 279-283, 1991.
  25. BENJAMIN, Walter. Das Passagen-Werk, In: Benjamin, Walter, Gesammelte Schriften, Band V. 1. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2011.
  26. BENJAMIN, Walter. Über den Begriff der Geschichte. In: Benjamin, Walter, Gesammelte Schriften, Band I, 2. Frankfurt am Main: Suhrkamp, pp. 693-704, 1974.
  27. BENJAMIN, Walter. Ursprung des deutschen Trauerspiels. In: Benjamin, Walter, Gesammelte Schriften, Band I. 1. Frankfurt am Main: Suhrkamp, pp. 203-430, 1974.
  28. BUCHANAN, Brett, Onto-Ethologies. The Animal Environments of Uexküll, Heidegger, Merleau-Ponty, and Deleuze. Albany: University of New York, 2008.
  29. CAVALLETTI, Andrea. El filósofo inoperoso. Deus Mortalis, n. 9 , pp. 51-71, 2010.
  30. DERRIDA, Jacques. De l'esprit. Heidegger et la question. Paris: Galilée, 1987.
  31. DIDI-HUBERMAN, Georges. “Puissance de ne pas”, ou la politique du désœuvrement, Revue Critique, n. 836-837, pp. 13-30, 2017.
  32. FAYE, Emmanuel. Heidegger o la destrucción de la ética. Stoa, v. 4, n. 8, pp. 11-31, 2013. https://doi.org/10.25009/s.2013.8.527
  33. FAYE, Emmanuel. Heidegger. L’introduction du nazisme dans la philosophie. Paris: Albin Michel, 2005.
  34. FERRARI ZUMBINI, Massimo. Untergänge und Morgenröten: Nietzsche – Spengler -Antisemitismus. Würzburg: Königshausen & Neumann, 1999.
  35. GATTINONI, Andrés. El mal moderno. La melancolía en Gran Bretaña 1660-1750. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2024.
  36. HAMACHER, Werner. Afformativ, Streik. In: Christian Hart Nibbrig (ed.), Was heist “Darstellen”?. Frankfurt: Suhrkamp, pp. 340-374, 1994.
  37. HAMEL, Jean-François. Revenances de l’histoire: répétition, narrativité, modernité. Paris: Les Éditions de Minuit, 2006.
  38. HARTOG, François. Cronos. Cómo Occidente ha pensado el tiempo, desde el primer cristianismo hasta hoy. Trad. de Norma Durán. México: Siglo XXI, 2022.
  39. HEIDEGGER, Martin. Aristoteles, Metaphysik IX, 1-3: Von Wesen und Wirklichkeit der Kraft (Sommersemester 1931). Gesamtausgabe 33. Ed. de Heinrich Hüni. Frankfurt am Main: Klostermann, 2006.
  40. HEIDEGGER, Martin. Die Grundbegriffe der Metaphysik. Welt - Endlichkeit – Eisamkeit. Gesamtausgabe 29/30. Ed. de Friedrich-Wilhelm von Herrmann. Frankfurt am Main: Klostermann, 1992.
  41. HEIDEGGER, Martin. Los conceptos fundamentales de la metafísica. Mundo - Finitud – Soledad. Trad. de Alberto Ciria. Madrid: Alianza, 2007.
  42. HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tübingen: M. Niemeyer, 2002.
  43. JESI, Furio. Cultura di destra. Con tre inediti e un’intervista. Ed. a cargo de Andrea Cavalletti. Roma: Nottetempo, 2013.
  44. JESI, Furio. Letteratura e mito. Torino: Einaudi, 1968.
  45. JESI, Furio. Lettura del Bateau ivre di Rimbaud. In: Jesi, Furio. Il tempo della festa. Roma: Nottetempo, pp. 30-58, 2013.
  46. JESI, Furio. Spartakus. Simbologia della rivolta. Ed. de Andrea Cavalletti. Torino: Bollati Boringhieri, 2000.
  47. KARMY-BOLTON, Rodrigo. Pensar la voz absolutamente. Giorgio Agamben como pensador cómico. In: Muñoz, Gerardo, Giorgio Agamben. Arqueología de la política. Leiden: Almenara, pp. 45-78, 2002.
  48. KLIBANSKY, Raymond; PANOFSKY, Erwin; SAXL, Fritz. Saturn and Melancholy. Studies in the History of Natural Philosophy, Religion and Art. Ed. de Philippe Despoix y Georges Leroux. Montreal: McGill-Queen’s University Press, 2019.
  49. LEBOVIC, Nitzan. The philosophy of life and death. Ludwig Klages and the Rise of a Nazi Biopolitics. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
  50. LYTHGOE; Esteban; ROSSI, Luis. Ser y tiempo. Singularización y comunidad. Buenos Aires: Biblos, 2016.
  51. LUSSIER, Etienne. L´ennui. Autopsie d´une affliction moderne. Autour de l’oeuvre de Walter Benjamin. Mémoire de maîtrise en Sociologie. Université du Québec à Montréal, 2012. http://archipel.uqam.ca/id/eprint/4429
  52. MIRANDA, Ernesto. Comicus noster. Agamben e la questione del tragico. In: Dell’Aia, Lucia, Studi su Agamben. Milano: Ledizioni, pp. 61-75, 2012.
  53. PIGEAUD, Jackie. Melancholia. El malestar del individuo. Trad. de Victor Goldstein. Rosario: Otro Cauce, 2021.
  54. PROSPERI, Germán. El cuerpo en la posthistoria. La cuestión del cuerpo en las filosofías de A. Kojève, G. Bataille, G. Deleuze y G. Agamben. Tesis de doctorado. La Plata: Repositorio Institucional de la UNLP, 2012. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/65716
  55. REVEL, Judith. Lire Foucault à l’ombre de Heidegger. Revue Critique, n. 836-837, pp. 53-65, 2017.
  56. RUVITUSO, Mercedes. Giorgio Agamben y la destrucción de la estética. Boletín de estética, n 34, Año XII, pp. 7-43, 2016. https://boletindeestetica.com.ar/index.php/boletin/article/view/173/113
  57. RUVITUSO, Mercedes. Derrida y Hamacher lectores de Benjamin: différance, Afformativ, policía, huelga, Revista Latinoamericana de Filosofía, n. 49, v. 2, pp. 187-214, 2023. https://doi.org/10.36446/rlf2023358
  58. SAGNOL, Marc. Tragique et tristesse. Walter Benjamin, archéologue de la modernité. Paris: Cerf, 2003.
  59. SALZANI, Carlo. The atrophy of experience: Walter Benjamin and Boredom. In: Dalle Pezze, Barbara; Salzani, Carlo. Essays on Boredom and Modernity. New York: Rodopié, pp. 127-154, 2009. https://doi.org/10.1163/9789042032125_007
  60. STIMILLI, Elettra. El uso de lo posible. In: Muñoz, Gerardo, Giorgio Agamben. Arqueología de la política. Leiden: Almenara, pp. 79-96, 2022.
  61. WEBER, Max. La ética protestante y el espíritu del capitalismo. Introducción y edición crítica de Francisco Gil Villegas M.; trad. de Luis Legaz Lacambra. México: Fondo de Cultura Económica, 2012.