Publicado 20-08-2025
Palavras-chave
- Homem-caranguejo,
- urbanização,
- movimento Manguebit,
- devir
Copyright (c) 2025 Ana Rackel de Paula Quintas, Patricia Oliveira Lira

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Resumo
As aproximações conceituais entre o caranguejo e as populações que viviam nas margens do manguezal da cidade do Recife foram apontadas por Josué de Castro (1960), ganhando destaque em seu romance “Homens e Caranguejos”, onde o autor lança mão de uma escrita poética e autobiográfica sobre o menino João Paulo para evidenciar as questões sócio geográficas que ganhavam força com a modernização da capital pernambucana, destacando o modo como as populações ribeirinhas eram aterradas pela fome e miséria enquanto a cidade se expandia. Mais adiante, em meados da década de 1990, o movimento manguebit retorna a Josué de Castro e produz uma ruptura da noção do caranguejo destinado à morte. Este artigo busca discutir o deslocamento da denúncia necessária de Josué de Castro, com o homem-caranguejo fadado à miséria e à morte, para a posição do mangueboy de Chico Science cujo ímpeto insurgente produz uma outra experiência de cidade. Para analisar esse processo, partimos do conceito de devir em Gilles Deleuze e Félix Guattari para situar o caráter ético-estético-político do movimento mangue enquanto intensificador da potência das margens no litoral pernambucano.
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