Sobre a Revista

Foco e Escopo

 A Geonomos é publicada pelo Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa, Órgão Complementar do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais.

  1. Nosso objetivo é a divulgação de produção científica original, de interesse amplo, relacionada às Geociências.
  2. A Geonomos publica Artigos, Discussões, Notas Técnicas e Científicas de cunho geocientífico.
  3. Serão aceitas contribuições em português, espanhol ou inglês. Artigos redigidos em português ou espanhol devem incluir um abstract em inglês.
  4. Artigos – principal forma de publicação. Podem conter até 40 páginas digitadas em espaço duplo, incluindo ilustrações e referências bibliográficas.
  5. Discussões – poderão ser publicados comentários sobre Artigos publicados recentemente, seguida da Réplica pelo(s) autor(es) do trabalho de origem. Ambos devem ser breves, objetivos e concisos.
  6. Notas Técnicas e Científicas – roteiros inéditos de campo, comunicações sobre novos métodos de processamento laboratorial, comunicações sobre novas espécies, novos minerais, etc. poderão se publicados como Notas Técnicas ou Científicas após a análise dos editores.

A não observância das normas de publicação para qualquer das formas de divulgação da Geonomos implicará na devolução aos autores para adaptação.

Processo de Avaliação pelos Pares

 Artigos, Discussões, Notas Técnicas e Científicas estão abertos para submissão por parte da comunidade.Discussões, Notas Técnicas e Científicas passarão pela análise crítica dos editores. Os Artigos submetidos passarão pelo seguinte processo de avaliação por pares:

  1. Os artigos serão submetidos à análise crítica de pelo menos 2 (dois) consultores. No caso de empate (quando um relator aceita o artigo e outro o rejeita para publicação) será requerida a análise de um terceiro consultor.
  2. A lista com os consultores mais frequentes da encontra-se disponível no site. A Geonomos se reserva o direito, no entanto, de enviar os trabalhos a outros consultores não listados ali.
  3. Os consultores receberão os manuscritos com a identificação dos autores.
  4. Tempo de tramitação dos manuscritos:
  • Os consultores terão 5 dias para aceitar ou não analisar manuscrito. No caso de aceite, terão 30 dias para realizar a análise.
  • Os autores terão 20 dias, a contar da data de envio das revisões, para realizarem as correções e ajustes necessários no manuscrito.
  • Artigos com pequenas correções de forma e/ou conteúdo: Após o envio do manuscrito corrigido pelos autores, as correções serão conferidas pelos editores.
  • Artigos com importantes correções de forma e/ou conteúdo: O manuscrito com as correções deverá retornar para os consultores (via editores), que terão 20 dias para avaliar as correções, podendo sugerir novas correções ou optar por sua aceitação para publicação.
  • Leitura e correção de provas: Após a emissão do aceite e da diagramação do manuscrito, este retornará aos autores para leitura e correção de provas, o que deverá ser realizado em 48 horas.

Periodicidade

A Geonomos tem periodicidade semestral, com a publicação de um volume anual com duas edições. Os trabalhos serão publicados apenas em meio digital, e estarão disponíveis no site da revista.

Política de Acesso Livre

A Geonomos oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, no entendimento de que a disponibilização gratuita do conhecimento é imprescindível ao avanço da ciência. Todos os trabalhos publicados poderão ser baixados em formato PDF, no site da revista.

Declaração de Ética em Publicação e Negligência

 Nossa declaração de prática de ética de publicação e de negligência de publicação baseia-se principalmente nas Práticas Essenciais do COPE (Committee on Publication Ethics, 2017).

Responsabilidades dos editores

Decisões de publicação

O editor é responsável por decidir qual dos trabalhos submetidos à revista será publicado. O editor avaliará manuscritos sem considerar a raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores. A decisão será baseada na importância, originalidade e clareza do artigo e na validade do estudo e sua relevância para o escopo da revista. Os atuais requisitos legais relativos à difamação, violação de direitos autorais e plágio também devem ser considerados.

Confidencialidade

O editor e qualquer membro da equipe editorial não deve divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido a alguém que não seja o autor correspondente, revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.

Divulgação e conflitos de interesse

Os materiais não publicados divulgados em um artigo submetido não serão usados pelo editor ou pelos membros do corpo editorial para fins de pesquisa sem o consentimento explícito por escrito do autor.

Responsabilidades dos revisores

Contribuição para as decisões editoriais

O processo de revisão pelos pares auxilia o editor e o conselho editorial na tomada de decisões editoriais e também pode servir ao autor na melhoria do trabalho.

Prontidão

Qualquer revisor selecionado que se sinta desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou saiba que sua revisão imediata será impossível deve notificar o editor e retirar-se do processo de revisão.

Confidencialidade

Quaisquer manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser divulgados ou discutidos com outras pessoas, exceto quando autorizado pelo editor.

Padrões de objetividade

As revisões devem ser conduzidas objetivamente. Qualquer crítica pessoal do autor será considerada inadequada. Os revisores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio. 

Reconhecimento das fontes

Os revisores devem identificar os casos em que algum trabalho publicado relevante mencionado no documento não foi citado na seção de referências bibliográficas. Eles devem indicar se observações ou argumentos derivados de outras publicações são acompanhados pela respectiva citação à fonte. Os revisores notificarão o editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado do qual tenham conhecimento pessoal.

Divulgação e conflito de interesses

Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas confidenciais e não usadas para vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos em que tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou instituições associadas aos documentos.

Deveres dos autores

Normas de relato

Os autores devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de seu significado. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão no artigo. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros repliquem o trabalho. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

Acesso e retenção de dados

Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de seu estudo juntamente com o documento para revisão editorial e devem estar preparados para tornar os dados disponíveis publicamente, se praticável. Em qualquer caso, os autores devem garantir a acessibilidade de tais dados a outros profissionais competentes por pelo menos dez anos após a publicação (preferencialmente através de um repositório de dados institucionais ou baseados em assuntos ou outro centro de dados), desde que a confidencialidade dos participantes possa ser protegida e protegida.

Originalidade, plágio e reconhecimento de fontes

Os autores submeterão apenas trabalhos inteiramente originais (no caso de artigos científicos) e citarão adequadamente o trabalho e / ou texto de outros autores. Publicações que tenham sido influentes na determinação da natureza do trabalho relatado também devem ser citadas.

Publicação múltipla, redundante ou concorrente

Em geral, artigos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa não devem ser publicados em mais de um periódico. Submeter o mesmo artigo a mais de um periódico constitui um comportamento de publicação antiético e é inaceitável. Manuscritos que foram publicados como material protegido por direitos autorais em outros lugares não podem ser submetidos. Além disso, os manuscritos sob revisão na revista não devem ser reenviados para publicações protegidas por direitos autorais.

Autoria do artigo

A autoria deve ser limitada àqueles que contribuíram significativamente para a concepção, desenho, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. O autor correspondente garante que todos os coautores contribuintes estejam incluídos na lista de autores. O autor correspondente também verificará se todos os coautores aprovaram a versão final do trabalho e concordaram com sua submissão para publicação.

Divulgação e conflitos de interesse

Todos os autores devem incluir uma declaração revelando quaisquer conflitos de interesse financeiros ou outros substantivos que possam ser interpretados como influenciando os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

Erros fundamentais em trabalhos publicados

Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista ou o editor e cooperar com o editor para retirar ou corrigir o documento em forma de uma errata.