APLICAÇÃO DE GPR E CINTILOMETRIA PARA A CARACTERIZAÇÃO DE DESCONTINUIDADES ESTRUTURAIS E LITOLÓGICAS NA PORÇÃO LESTE DA SERRA DO CANTAGALO, SÃO TOMÉ DAS LETRAS (MG)
DOI:
https://doi.org/10.18285/geonomos.v15i2.95Palavras-chave:
Georadar, cintilometria, mapeamento geológicoResumo
A aplicação de métodos geofísicos na caracterização de descontinuidades estruturais e litológicas em subsuperfíciemostrou-se de grande importância no auxílio do mapeamento geológico em escala de semi-detalherealizado na porção sul da Quadrícula São Tomé das Letras – Minas Gerais. Foram utilizados, de maneirasimultânea, os métodos de Georadar e cintilometria que sobrepostos resultaram em 6 radargramas e 5 gráficosde cintilações por segundo (cps). Os perfis foram realizados a leste da Serra do Cantagalo, abrangendo aUnidade Córrego Caí, sendo que o primeiro perfil compreende o contato desta unidade com as seqüênciasA e B pertencentes à Unidade Serra do Cantagalo. Características marcantes nos radargramas obtidos são:(1) a presença de um padrão de reflexão contínuo, com inclinação para os quadrantes W, condizente comos planos de foliações encontrados em quartzitos, xistos e gnaisses da região e (2) um segundo padrãode reflexão, com inclinação maior do que a topografia do terreno e oblíquo aos refletores associados aosplanos de foliação, correlacionado à família de fraturas perpendiculares à direção das serras de São Tomée Cantagalo. As variações bruscas nos valores de cps nos gráficos de cintilometria corroboram os perfis deGeoradar, marcando, principalmente, possíveis contatos litológicos. Dificuldades quanto à aplicação dastécnicas geofísicas surgem, principalmente, quando da aplicação do Georadar em material com característicaselétricas condutoras e em locais com presença de ruídos eletromagnéticos.
Palavras-chave: georadar, cintilometria, mapeamento geológico
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na Geonomos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.