POPULARIZAÇÃO E DIFUSÃO DA GEOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO APLICADO À REGIÃO DO MONUMENTO NATURAL DOS PONTÕES CAPIXABAS
DOI:
https://doi.org/10.18285/geonomos.v15i2.98Palavras-chave:
Popularização, difusão, geologia, Pontões CapixabasResumo
A popularização da ciência é importante para o desenvolvimento de qualquer sociedade que tenha a difusão doconhecimento como um dos elementos de inclusão social. A crescente interação entre as atividades humanascom a dinâmica do meio natural implica, necessariamente, na aproximação entre os diferentes setores dasociedade com uma ciência que tem pouca divulgação fora dos meios especializados e cuja área de influênciainterfere na vida de todos - a geologia. A região do Monumento Natural dos Pontões Capixabas, localizadanos municípios de Pancas e Águia Branca, região setentrional do Estado do Espírito Santo, é formada pelospães-de-açúcar de granada-biotita granito da Suíte Carlos Chagas, representante da granitogênese G2 doOrógeno Araçuaí. Neste trabalho são apresentadas sugestões para a difusão e popularização do conhecimentodas geociências nesta área de rara beleza cênica e com elevado potencial turístico.
Palavras-chave: popularização, difusão, geologia, Pontões Capixabas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na Geonomos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.