GEOSSÍTIOS PONTUAIS ESSENCIAIS AO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO RIO GRANDE DO SUL: CARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA PARA A GEOCONSERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18285/geonomos.v21i2.273Palavras-chave:
patrimônio geológico, geoconservação, geossítios isolados.Resumo
A geoconservação preocupa-se com a proteção, valorização, divulgação e uso sustentável do patrimônio geológico, que incluidesde grandes áreas complexas até geossítios isolados ou pontuais. Este trabalho focaliza cinco geossítios, de aproximadamente umhectare, situados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, desprovidos de qualquer atratividade turística ou destaque na paisagem,mas essenciais ao ensino de diferentes conceitos/processos em geociências: uma discordância angular, um pequeno pavimento glacial, umlajeado com estratificações cruzadas acanaladas de grande porte, uma dobra recumbente e um afloramento de arenitos triássicos comtroncos fósseis. Tais geossítios, largamente utilizados para o ensino de estratigrafia e geologia histórica, foram analisados levando-se emconta seus atributos didáticos, condições de acesso e potenciais riscos a sua integridade e/ou visibilidade. Com base nas observações,sugerem-se medidas para sua proteção (tombamento legal, designação de buffer para silvicultura, eventual aquisição dos terrenos) eutilização racional e sustentável (implantação de trilhas/trapiches, sinalização informativa/educativa, indicação de acessos, divulgação àsescolas municipais). Tais medidas poderiam partir das universidades gaúchas, sendo capazes de proporcionar impactos positivos nadivulgação das geociências à sociedade e na maior integração do conhecimento geológico com a educação básica nos municípios onde taisgeossítios se localizam.
Palavras-chave: patrimônio geológico, geoconservação, geossítios isolados.
ABSTRACT
ESSENTIAL POINT-TYPE GEOSITES FOR THE TEACHING OF GEOSCIENCES IN RIO GRANDE DO SUL STATE: CHARACTERISTICS ANDRELEVANCE FOR GEOCONSERVATION. Geoconservation aims at the protection, valuing, divulgation and sustainable use of geologicalheritage sites, from large complex areas to point-type, isolated outcrops. This work focuses on five point-type geosites (area near 1 ha)from different regions of Rio Grande do Sul State (southernmost Brazil). The analyzed geosites display virtually no tourist attractiveness orlandscape highlight, but they are essential for teaching a variety of geological concepts/processes: an angular unconformity, a small glacialpavement, didactic large-scale, eolian cross-strata, one recumbent fold and an outcrop containing Triassic fossil trunks. The referredgeosites, extensively used for teaching stratigraphy and historical geology in southernmost Brazil, were assessed in their didactic andaccessibility attributes, as well as in the associated risks to their integrity and/or visibility. Based upon the obtained data, a series ofmeasures are suggested for the protection (legal protection, buffers for forestation projects, land buying) and sustainable use (trail design,informative signage, access indication, integration is basic school classes in the respective municipalities). Such measures could be initiatedby Rio Grande do Sul State universities, being capable of becoming positive channels for geosciences popularization and integration of thegeological knowledge in basic school teaching.
Keywords: geological heritage, geoconservation, point-type geosites.
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