Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O texto está de acordo com o foco e o escopo da Interfaces, contemplando uma ação ou discussão teórica relativa à Extensão.
  • Os autores seguiram os padrões éticos tanto no desenvolvimento da ação de extensão (quando for o caso), quanto da escrita do texto.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice, usando o template disponibilizado. O arquivo do texto deverá ser anexado como arquivo principal.
  • O número de páginas do texto está em conformidade com o previsto: artigos entre 10 e 25 páginas; ensaios entre 10 e 25 páginas; entrevistas entre 8 a 15 páginas; resenhas 5 a 10 páginas.
  • Eventuais imagens de pessoas foram editadas, de forma a impedir sua identificação.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.
  • Encaminhamento do documento de identificação dos autores, conforme template disponibilizado. O arquivo deverá ser adicionado como documento suplementar. De forma alguma o texto principal poderá trazer a identificação dos autores e nem a autoria do arquivo. Clique aqui para saber como retirar os dados de autoria de arquivos Word https://aredeurbana.com/2020/07/07/como-remover-autoria-de-arquivos-do-word/.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Metadados completos: Título, resumo, palavras-chave, referências, nomes, resumo da biografia, ORCID ou link do Lattes, filiação institucional e e-mail de TODOS os autores. Após a aprovação do texto, não será possível incluir novos autores, apenas corrigir dados, caso necessário.
  • O número máximo de autores por texto é cinco. Caso haja um número maior, é necessário que os autores enviem um documento descrevendo a contribuição de cada autor. Caberá à equipe editorial avaliar esses casos.
  • Ao menos um dos autores tem o título mínimo de mestre.
  • Caso o texto tenha sido produzido a partir de uma ação de extensão e nenhum dos coordenadores/co-coordenadores/supervisores e afins seja co-autor, e necessário o envio de uma autorização de publicação assinada por este coordenador/ supervisor.

Diretrizes para Autores

  1. A Interfaces: Revista de Extensão da UFMG aceita colaborações de trabalhos originais (de autoria individual ou coletiva) sob a forma de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas que tenham como tema estudos sobre a Extensão Universitária em contexto nacional e internacional.
  2. A revista aceita submissões em português ou espanhol.
  3. Para o número de páginas, deverá ser observado o formato de submissão do material: artigos entre 10 e 25 páginas; ensaios entre 10 e 25 páginas; entrevistas entre 8 a 15  páginas; resenhas 5 a 10 páginas.
  4. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es) e uma apresentação de, no máximo, uma página. Também é necessário o envio da autorização digitalizada do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do material.
  5. Solicita-se o envio do texto uilizando Template disponibilizado, a fim de evitar a devolução do texto para os autores. 
  6. Envio do Template de identificação dos autores.
  7. Ilustrações (como quadros, tabelas, fotografias e gráficos) devem ser  incluídas no próprio texto.
  8. Imagens de pessoas devem ser editadas, de forma a impedir sua identificação.
  9. As notas explicativas devem vir no rodapé do texto, indicadas com numeral sobrescrito, imediatamente após a palavra ou frase à qual faz menção.
  10. As citações no texto devem seguir as normas da American Psychological Association (APA). As referências bibliográficas devem aparecer em lista única no final do artigo em ordem alfabética, sendo de inteira responsabilidade dos autores a indicação e adequação das referências aos trabalhos consultados.
  11. A revista reserva-se o direito de promover modificações que visem à correção gramatical, à normatização e à acomodação no projeto gráfico.
  12. Cada autor poderá ter apenas um texto em fluxo editorial. Caso o autor queira submeter outro texto, deverá aguardar que o primeiro seja publicado ou recusado.
  13. O responsável pela submissão é responsável pela veracidade dos dados inseridos no OJS. Caso o texto tenha sido produzido a partir de uma ação de extensão e nenhum dos coordenadores/coordenadores/supervisores e afins seja co-autor, e necessário o envio de uma autorização de publicação assinada por este coordenador/ supervisor.
  14. Caso os autores solicitem o cancelamento da submissão, após o processo de avaliação e aceite, só serão aceitas submissões dos mesmos autores/co-autores, após o período de 2 (dois) anos.
  15. Dúvidas não esclarecidas nas diretrizes, sugestões ou críticas deverão ser enviadas para o e-mail: revistainterfaces@proex.ufmg.br

Artigos

Esta seção busca dar visibilidade às práticas de extensão, apontar caminhos e destacar os avanços ocorridos na área. Abriga textos inéditos que apresentem contribuição ao conhecimento e estejam relacionados a projetos e atividades desenvolvidos no âmbito da extensão universitária. Compreendem-se aqui: textos sobre metodologia na extensão; textos teóricos ou de revisão de um campo do saber; textos de atualização; relatos de experiência, teórica e metodologicamente sustentados; textos que descrevam, apresentem e discutam ações e projetos de extensão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.