CHAMADA REVISTA INTERFACES – v. 13, edição especial (2025) Dossiê: Experiências de partilha: pós-graduação e extensão universitárias

2024-12-19

CHAMADA REVISTA INTERFACES – v. 13, edição especial (2025) 

Dossiê: Experiências de partilha: pós-graduação e extensão universitárias

 

Organizadores:

Profa. Cristiane Aparecida Menezes de Pádua (FAFAR – UFMG)

Prof. Eduardo Robson Duarte (ICA – UFMG)

Profa. Heloísa Soares de Moura Costa (IGC – UFMG)

Prof. Felipe Nunes Coelho Magalhães (IGC – UFMG) 

 

Prazo para submissão: 15 de junho de 2025 

 

Este dossiê temático é dedicado às atividades de extensão universitária integradas à pós-graduação. Entende-se extensão como os conjuntos de políticas e ações interdisciplinares voltadas para a interação entre universidade e sociedade, que articulam o saber científico com outros saberes, promovem aprendizados mútuos e contribuem para a formação universitária crítica, ética, socialmente engajada e emancipatória. 

As sinergias e complementaridades entre pesquisa e extensão envolvem um rico campo político-epistemológico, de grandes possibilidades para a criação de novas práticas e modos de produção de conhecimento. Embasada pela pesquisa, a extensão potencializa ações sensíveis às tessituras do espaço social, e mais resistentes às suas contradições e armadilhas. Informada pela extensão, a pesquisa tem o potencial de abordar questões e trabalhar modos de teorização que caminham para além das questões nascidas em campo, agregando questionamentos que só podem aparecer em ações práticas. Essa via de mão dupla tende a operar de formas diversas nas distintas áreas do conhecimento, conformando uma ecologia de interações mútuas entre pesquisa e ação de grande relevância epistemológica para os desafios do mundo contemporâneo.

Considerando a extensão como a dimensão da vida universitária mais próxima da vida cotidiana e das demandas da sociedade, busca-se ressaltar seu papel pedagógico e transformador quando articulada às demais dimensões da universidade, como o ensino e a pesquisa. Este dossiê dedica-se, em especial, a pensar o modo como estas articulações são feitas em nível de pós-graduação, ressaltando que, já há alguns anos, os programas de pós-graduação têm experimentado uma ampliação de foco, na medida em que a sua inserção social apresenta dimensão fundamental nas práticas acadêmicas e nos processos de avaliação. Há uma riqueza de experiências e vivências inovadoras em curso, nas quais a pós-graduação e a pesquisa universitárias brasileiras atuam diretamente com movimentos sociais e/ou aproximam-se da sociedade de outras formas. Algumas destas experiências estão formalmente definidas como extensionistas e outras, apesar de não estarem assim definidas do ponto de vista institucional, são práticas que partilham dos valores e da política da extensão universitária. São todas muito bem-vindas para participar da presente chamada. 

Os artigos podem apresentar reflexões teóricas ou historiográficas sobre o conceito e a prática extensionistas no âmbito da pós-graduação, discutir maneiras de pensar políticas universitárias que favoreçam a extensão no âmbito da pós-graduação e/ ou apresentar atividades de extensão de caráter interdisciplinar, político, educacional, cultural, artístico, científico e tecnológico que operam intervenções que visam às transformações sociais. O objetivo é produzir um material que contribua para a continuidade da elaboração conceitual da extensão, da articulação entre extensão e pós-graduação, bem como para a reflexão a partir de casos particulares de práticas extensionistas envolvendo a pós-graduação em variadas áreas. 

Os artigos serão avaliados quanto à qualidade da escrita e a diversidade metodológica, territorial, institucional e de campos de pesquisa. O dossiê será composto de maneira a reunir textos de diferentes áreas, com distintas escolhas metodológicas, e produzidos em variados territórios e instituições. Os interessados devem submetê-los por meio do Portal de Periódicos da UFMG, e seguir os requisitos e diretrizes da revista para o envio dos textos. Serão aceitos artigos em português, inglês ou espanhol.