AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PREJUÍZOS DE APRENDIZAGEM EM AMBULATÓRIO HOSPITALAR ESPECIALIZADO

RELATO DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

Palavras-chave:

Psicologia, Aprendizagem, Desenvolvimento

Resumo

A aprendizagem é um processo complexo e depende de uma variedade de fatores. Seu sucesso vincula-se à relação de um conjunto de elementos cognitivos, psicossociais, culturais, emocionais e físicos de cada indivíduo. Portanto, é um fenômeno que deve ser compreendido por uma perspectiva interdisciplinar, visando, dessa maneira, a busca de estratégias de intervenção eficazes, planejadas por profissionais de diferentes áreas. O projeto de extensão intitulado “Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes com Prejuízos de Aprendizagem” objetiva realizar a avaliação psicológica de infantes da rede de saúde pública de Porto Alegre e regiões próximas, que chegam ao ambulatório hospitalar especializado do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), com demandas diversas relacionadas a problemas de aprendizagem. Os resultados obtidos a partir do levantamento de laudos derivados das avaliações psicológicas realizadas entre o período de março de 2017 a setembro de 2019 demonstraram, especialmente, uma diversidade de fatores de vulnerabilidade encontrados no histórico dos pacientes. Além disso, o projeto oportunizou um importante momento de aprendizado ao colocar o bolsista junto às outras áreas do conhecimento, como psicopedagogia, fonoaudiologia e pediatria que atuam no ambulatório de multiespecialidades.

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Biografia do Autor

Arthur Aires, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde-UFCSPA- Porto Alegre- Rio Grande do Sul-Brasil
Aluno Egresso do Curso de Psicologia

Letícia Pacheco Ribas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA- Porto Alegre- Rio Grande do Sul-Brasil
Professora Adjunta – Departamento de Fonoaudiologia

Francisco Scornavacca, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde-UFCSPA- Porto Alegre- Rio Grande do Sul-Brasil
Professor Adjunto – Departamento de Pediatria

Ricardo Sukiennik, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA- Porto Alegre- Rio Grande do Sul-Brasil
Professor Adjunto – Departamento de Pediatria

Gabriela Peretti Wagner, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA- Porto Alegre- Rio Grande do Sul-Brasil
Professora Adjunta – Departamento de Psicologia
Professora Coordenadora do Projeto de Extensão

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

AIRES, A.; RIBAS, L. P. .; SCORNAVACCA, F. .; SUKIENNIK, R. .; PERETTI WAGNER, G. . AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PREJUÍZOS DE APRENDIZAGEM EM AMBULATÓRIO HOSPITALAR ESPECIALIZADO: RELATO DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 9, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/24221. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos