AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PREJUÍZOS DE APRENDIZAGEM EM AMBULATÓRIO HOSPITALAR ESPECIALIZADO
RELATO DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Psicologia, Aprendizagem, DesenvolvimentoResumo
A aprendizagem é um processo complexo e depende de uma variedade de fatores. Seu sucesso vincula-se à relação de um conjunto de elementos cognitivos, psicossociais, culturais, emocionais e físicos de cada indivíduo. Portanto, é um fenômeno que deve ser compreendido por uma perspectiva interdisciplinar, visando, dessa maneira, a busca de estratégias de intervenção eficazes, planejadas por profissionais de diferentes áreas. O projeto de extensão intitulado “Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes com Prejuízos de Aprendizagem” objetiva realizar a avaliação psicológica de infantes da rede de saúde pública de Porto Alegre e regiões próximas, que chegam ao ambulatório hospitalar especializado do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), com demandas diversas relacionadas a problemas de aprendizagem. Os resultados obtidos a partir do levantamento de laudos derivados das avaliações psicológicas realizadas entre o período de março de 2017 a setembro de 2019 demonstraram, especialmente, uma diversidade de fatores de vulnerabilidade encontrados no histórico dos pacientes. Além disso, o projeto oportunizou um importante momento de aprendizado ao colocar o bolsista junto às outras áreas do conhecimento, como psicopedagogia, fonoaudiologia e pediatria que atuam no ambulatório de multiespecialidades.
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