EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA SOCORRISTAS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU)

RELEVÂNCIA DA ANATOMIA

Autores

  • Natália Bahia de Camargos Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
  • Sarah de Farias Lelis Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
  • Ives Vieira Machado Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
  • Alber Mendes Corrêa Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
  • Heber Paulino Pena Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
  • Maira de Castro Lima Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu

Palavras-chave:

Modelos anatômicos, Serviços médicos de emergência, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

O conhecimento da anatomia humana é fundamental nas práticas em urgência e emergência. O programa deextensão “Ensino deAnatomia e Noções de Primeiros Socorros em Divinópolis-MG” da Universidade Federal de São João del-Rei promoveu, junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, encontros de estudo da estrutura dos sistemas cardiorrespiratório, osteomuscular e nervoso para profissionais socorristas. Em média, havia cinco participantes por encontro.Foi aplicado um questionário de conhecimento, antes e após os encontros teórico-práticos, para avaliar o conhecimento prévio e o aprendizado dos participantes. Houve diferença estatística na porcentagem de acertos antes e depois dos encontros para o sistema nervoso. Apesar desse aumento, os integrantes da pesquisa não alcançaram 50% de respostas corretas após a ação extensionista em neuroanatomia (p<0,05). Além disso, o saber prévio dos participantes mostrou-se maior para o sistema cardiorrespiratório em relação aos osteomuscular e nervoso. O conhecimento da anatomia deve ser abordado com destaque nas ações de Educação Continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Bahia de Camargos, Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu

Discente do curso de Medicina

Ives Vieira Machado, Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu

Discente do curso de Medicina

Alber Mendes Corrêa, Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu

Discente do curso de Farmácia

Heber Paulino Pena, Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu

Técnico de laboratório.

Maira de Castro Lima , Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu

Professora adjunta de anatomia.

Referências

Arráez-Aybar, L-A., Sánchez-Montesinos, I., Mirapeix, R.M., Mirapeix, R-M., Mompeo-Corredera, B., & Sañudo-Tejero, J-R. (2010). Relevance of human ana tomy in daily clinical practice. Annals of Anatomy - Anatomischer Anzeiger, 192(6), 341–348. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20591641/

Babbs, C. F., & Nadkarni, V. (2004). Optimizing chest compression to rescue ventilation ratios during one-rescuer CPR by professionals and lay persons. Re suscitation, 61(2), 173–181. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15135194/.

Bashiri, A., Savareh, B. A., & Ghazisaeedi, M. (2019). Promotion of prehospital emergency care through clinical decision support systems: opportunities and challenges. Clinical and Experimental Emergency Medicine, 6(4), 288–296. https://www.researchgate.net/publication/338253713_Promotion_of_prehos pital_emergency_care_through_clinical_decision_support_systems_opportu nities_and_challenges

Cavalcanti, F. O. L., & Guizardi, F. L. (2018). Educação continuada ou perma nente em saúde? Análise da produção pan-americana da saúde. Trabalho, Educação e Saúde, 16(1), 99-122. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198177462018000100099&script=sci_abstract&tlng=pt

Ceccim, R. B. (2018). Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: for ma e formação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 22(Suppl. 2), 1739-1749. https://www.scielo.br/j/icse/a/XRJVNsRHcqfsRXLZ7RMxCks/abstract/?lang=pt.

Coelho, G. M. P., Abib, S. C. V., Lima, K. S. B., Mendes, R. N. C., dos Santos, R., & de Barros, A. G. (2015). Educação permanente em saúde: experiência dos profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência. Enfermagem em Foco, 4(3/4), 161-163. http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/arti cle/view/540/223

Fernandes, C. R., Cavalcante, S. B., Pinheiro, J.A., Costa, J. V. G., Costa, P. L. R., & Melo-Filho, A. A. (2014). Conhecimento de estudantes de medicina sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Revista Brasileira de Educação Médica, 38(2), 253-260. https://www.researchgate.net/pu blication/274786669_Conhecimento_de_estudantes_de_medicina_sobre_o_funcionamento_do_Servico_de_Atendimento_Movel_de_Urgencia_Samu.

Filipin, G., Casarotto, F. D., Maroneze, B. M., & Mello-Carpes, P. B. (2015). POP NEURO: Relato de um Programa de Extensão que Busca Divulgar e Popularizar a Neurociência Junto a Escolares. Revista Brasileira de Extensão Universitária,6(2), 87-95. https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3066.

França, C. R., & Barbosa, R. M. (2011). Manual Técnico Operacional da Central Samu 192 Sergipe. Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe e Fundação Es tadual de Saúde/FUNESA. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/samu_aprendiz.pdf

Hora, R. S., Paiva, E. F., Sampaio, E. S., Oliveira, J. A., Souza, V. R. S., & Brandão, P. C. (2019). Caracterização do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) às emergências clínicas. Revista Mineira de Enfermagem, 23(1256), 1-9. https://www.researchgate.net/publication/338544468.

Leal, S. D. P., Reis, P. G. S., Freitas, G. M., Andrade, T. S., & Boechat, J. C. S. (2017). Atenção Médica No Atendimento Pré-Hospitalar Em TRM Automobilístico: Associação Neuroanatômica Promovendo Qualidade De Vida. Revista Interdis ciplinar Pensamento Científico, 3(1), 269-296. http://reinpeconline.com.br/index.php/reinpec/article/view/154/116.

Lieu, R. M., Gutierrez, A., & Shaffer, J.F., (2018). Student Perceived Difficulties in Learning Organ Systems in Undergraduate Human Anatomy Course. The jornal of the Federation of American Societies for Experimental Biology (FASEB), 22(1), 84-9. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1227929.pdf

Martini, F., Timmons, M. J., & Tallitsch, R. B. (2009). Introdução à Anatomia. In: A. A. P. Cardoso (Ed.) Anatomia humana. (Vol. único, pp. 1-25). 6.ed. Porto Alegre: Artmed.

Ministério da Saúde (MS). (2016). Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_suporte_basico_vida.pdf.

Ministério da Saúde (MS). (2016). Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/outubro/26/livro-avancado-2016.pdf.

Moore, Keith L., Dalley, A. F., & Agur A. M. R. (2014). Introdução à Anatomia Orien tada para a Clínica. In: M. A. F., Passos (Ed.). Anatomia orientada para a clínica(Vol. único, 7. ) 41-53. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Mourthé Filho, A., Borges, M. A. S., Figueiredo, I.P.R., Villalobos, M. I. O. B., & Tait son, P. F. (2016). Refletindo o ensino da Anatomia Humana. Enfermagem Revista,19(2), 169-175. http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/13146.

O’Dwyer, G., Konder, M. T., Reciputti, L. P., Macedo, C., & Lo pes, M. G. M. (2017). O processo de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil: estratégias de ação e dimensões estruturais. Cadernos de Saúde Pública 2017, 33(7). https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017000705010

Pereira, W. A. P., & Lima, M. A. D. S. (2009). O trabalho em equipe no atendimento pré-hospitalar à vítima de acidente de trânsito. Revista da Escola de Enferma gem da USP, 43(2), 320-327. https://www.scielo.br/j/reeusp/a/My6mVb3CpxMRhgvPncYVMqG/?lang=pt&format=pdf

Resende, K. A., Machado. D. T., Faria, K. J., Sena, L. R., Diniz, M. M., & Lima, M. C. A. (2017). Importância do ensino de anatomia humana na formação de profissionais do corpo de bombeiros militar. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 8(3), 159-165. https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/5015.

Salbego, C., Oliveira, E. M. D., Silva, M. A. R., & Bugança, P. R. (2015). Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Revis ta Brasileira de Educação Médica, 39(1), 23–31. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022015000100023&script=sci_abstract&tlng=pt

Sanders, L. L. O., Ponte, R. P., Viana Júnior, A. B., Peixoto Junior, A. A., Kubrusly, M., & Leitão, A. M. F. (2019). Retrieval-Based Learning in Neuroanatomy Classes. Re vista Brasileira de Educação Médica, 43(4), 92-98. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000400092.

Schon, F., Hart, P., & Fernandez, C. (2002). Is clinical neurology really so difficult? Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry, 72(5), 557‐559. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1737866/.

Silva, B.A., Lopes, G. M., Batista, K. M. P., & Castro, M. C. S. (2018). A Educação Permanente em Saúde no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Revista SUSTINERE, 6(1), 63-83. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustine re/article/view/31266

Soares, M. K. P., Dantas, R. A. N., Dantas, D. V., Nunes, H. M. A., Nascimento, R. A., Nascimento, J. C. P. (2018). Perfil dos usuários atendidos por um serviço pré-hospitalar móvel de urgência no nordeste brasileiro. Revista Fundamental Care, 10(2), 503-509. http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6111/pdf_1.

Talamoni, A.C.B. (2014). Anatomia, ensino e entretenimento. In: Os nervos e os ossos do ofício: uma análise etnológica da aula de Anatomia. 23-37. São Paulo: Editora UNESP.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). (2012). Política Nacional De Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS. http://www.ufrgs.br/prorext--siteantigo/arquivos-diversos/PNE_07.11.2012.pdf/view.

Walker, M., Jensen, J. L., Leroux, Y., McVey, J., & Carter, A. E. (2013). The impact of intense airway management training on paramedic knowledge and confiden ce measured before, immediately after and at 6 and 12 months after training. Emergency Medicine Journal, 30(4), 334-338. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.

Publicado

2022-07-30

Como Citar

BAHIA DE CAMARGOS, N.; DE FARIAS LELIS, S.; VIEIRA MACHADO, I.; MENDES CORRÊA, A. .; PAULINO PENA, H.; DE CASTRO LIMA , M. EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA SOCORRISTAS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU): RELEVÂNCIA DA ANATOMIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/29362. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos