HISTÓRICO DE INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS ARAQUARI

Autores

Palavras-chave:

Atividade Assistida por Animais, Educação Assistida por Animais, Terapia Assistida por Animais

Resumo

Interações Assistidas por Animais (IAA) utilizam os benefícios da relação entre animais humanos e não humanos para alcançar objetivos recreativos, didáticos ou terapêuticos em Atividade, Educação ou Terapia Assistida por Animais (AAA, EAA e TAA, respectivamente). Este relato retrata o embasamento teórico e a experiência do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari, na execução de IAAs ao longo de seis anos. Nesse contexto, o curso de Veterinária, visando à integração ensino-pesquisa-extensão na formação técnica e humanística de seus egressos, vem abrigando sistematicamente ações e projetos interdisciplinares na comunidade em que se insere. Os projetos são listados com o quantitativo de público atendido, sempre que possível. As publicações resultantes são referenciadas e alguns destaques de execução são brevemente descritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bethânia de Rocha Medeiros, Instituto Federal Catarinense

Professora EBTT, Instituto Federal Catarinense, campus Araquari

 

Stelamaris Dezen, Instituto Federal Catarinense, campus Araquari

Professora EBTT, Instituto Federal Catarinense, campus Araquari

Suseli Naiara Machado, Instituto Federal Catarinense, campus Araquari

Técnica Administrativa em Educação.

 

Marlise Pompeo Claus, Instituto Federal Catarinense, campus Araquari marlise.claus@ifc.edu.br

Professora EBTT, Instituto Federal Catarinense, campus Araquari

Referências

Altschiller, D. (2011). Animal-Assisted Therapy. Santa Barbara, California. 196p.

Bako, E. P. M. (2019). Bem-estar animal em projetos de ensino e de extensão: compartilhando experiências. 2019. (60m09s). https://www.youtube.com/watch?v=HxWjN_651E4&t=1s.

Beetz, A. M. (2017). Theories and possible process of action in animal assisted interventions. Applied Developmental Science, 21(2), 139–149. http://dx.doi.org/10.1080/10888691.2016.1262263.

Berry, A.; Borgy, M.; Francia, N.; Alleva, E.; Cirulli, F. (2013). Use of assistance and therapy dogs for children with autism spectrum disorders: a critical review of the current evidence. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 19(2), 7380.https://doi.org/10.1089/acm.2011.0835.

Borba, J. M. P. (2017). Contribuições da Educação Assistida por Animais – EAA para a psicologia da educação: uma análise fenomenológica. Inter Espaço, 3(11), 187–210, Grajaú/MA. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p187-210.

Chapa, D.W.; Akintade, B.; Son, H.; Woltz, P.; Hunt, D.; Friedmann, E.; Hartung, M. K.; Thomas, S. A. (2014). Pathophysiological relationships between heart failure and depression and anxiety. Critical Care Nursing, 34, 14–25. https://doi.org/10.4037/ccn2014938.

Chelini, M. O. M.; Otta, E. (2016). Educação assistida por animais. In: Terapia Assistida por Animais. São Paulo: Manole.

Claus, M. P.; Flores, A. C. O.; Lopes, C. (2019). Relato da experiência de Atividade Assistida por Animais (AAA) na APAE de Araquari e São Francisco do Sul, Santa Catarina. In: Anais do Congresso Catarinense de Educação Especial. Florianópolis: FCEE. 126–127.

http://www.fcee.sc.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9228-anais-do-congresso-catarinense-de-educacao-especial-disponiveis-no-site-da-fcee.

Dotti, J. (2014). Terapia & Animais. São Paulo: Livrus Negócios Editoriais, 304 p.

Flores, A. C. O.; Oliveira, C. H. C.; Moraes, K. N.; Ferreira, L.; Reche, P. C. D.; Bako, E. P. M.; Claus, M. P.; Souza, R. D. (2015). Projeto Veterinário do Bem: Uma proposta transformadora. In: Anais da VI Mostra Científica e Tecnológica do IFC. Araquari (SC).http://eventos.ifc.edu.br/mctepex/wp-content/uploads/sites/13/2016/03/PROJETO-VETERIN%C3%81RIO-DO-BEM-UMA-PROPOSTA-TRANSFORMADORA.pdf.

Flores, A. C. O.; Santana, K. K.; Boing, M.; Lopes, C.; Bako, E. P. M.; Claus, M. P. (2018). Intervenções Assistidas por Animais: Relatos da experiência do Projeto MIA Movimento pela Interação Animal. In: Anais da Semana de Ensino Pesquisa e Extensão do IFC. Araquari (SC). https://even3.blob.core.windows.net/anais/111962.pdf

Freitas, D. S.; Bako, E. P. M.; Medeiros, B. R. (2019). Terapia Assistida por Animais (TAA) com cavalos miniatura na APAE de Araquari, Santa Catarina. In: Anais do Congresso Catarinense de Educação Especial. Florianópolis: FCEE. 170. http://www.fcee.sc.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9228-anais-do-congresso-catarinense-de-educacao-especial-disponiveis-no-site-da-fcee.

Hallberg, L. (2018). The Clinical Practice of Equine-Assisted Therapy: including Horses in Human Healthcare. Taylor & Francis Group. 243p.

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2016a). Projeto do IFC Araquari auxilia no McDia Feliz! http://noticias.araquari.ifc.edu.br/projeto-do-ifc-araquari-auxilia-no-mcdia-feliz/.

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2016b). Movimento pela Interação Animal – Dia dos Pais. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/movimento-pela-interacao-animal-dia-dos-pais/.

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2017a). Projeto Pedagógico do Curso Superior Bacharelado em Medicina Veterinária. 121 p. http://medvet.araquari.ifc.edu.br/projeto-pedagogico-2017/.

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2017b). Movimento pela Interação Animal no Hospital Infantil de Joinville. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/movimento-pela-interacao-animal-no-hospital-infantil-de-joinville/.

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2017c). Animais em hospitais e asilos, você sabe o motivo? http://noticias.araquari.ifc.edu.br/animais-em-hospitais-e-asilos-voce-sabe-o-motivo/.

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2017d). Projeto MIA atende APAE de São Francisco do Sul. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/8458-2/.

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2018). Representantes do IFC Araquari participam de curso de Intervenção Assistida com Animais. https://noticias.araquari.ifc.edu.br/representantes-do-ifc-araquari-participam-de-curso-de-intervencao-assistida-com-animais/.

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2019a). Incrível Festa das Crianças. Disponível em: http://noticias.araquari.ifc.edu.br/incrivel-festa-das-criancas/.

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2019b). Projeto MIA leva cães para “passeio” em Shopping. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/projeto-mia-leva-caes-para-passeio-em-shopping/

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2019c). Projeto MIA participa de Congresso Catarinense de Educação Especial. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/projeto-mia-participa-de-congresso-catarinense-de-educacao-especial/

Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2020). Projeto Veterinário do Bem realiza ações educacionais com diferentes comunidades. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/projeto-veterinario-do-bem-realiza-acoes-educacionais-com-diferentes-comunidades/.

Kawakami, C. H.; Nakano, C. K. (2002). Relato de experiência: terapia assistida por animais (TAA) - mais um recurso na comunicação entre paciente e enfermeiro. In: Anais do 8º Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem. http://www.proceedings.scielo.br/pdf/sibracen/n8v1/v1a010.pdf.

Kieson, E.; Abramson, C. I. (2017). Equines as Tools Vs Partners: A Critical Look at the Uses and Beliefs Surrounding Horses in Equine Therapies and Argument for Mechanical Horses. Journal of Veterinary Science and Animal Husbandry, 5(1), 105. http://www.annexpublishers.com/articles/JVSAH/5107-Equines-as-Tools-Vs-Partners-A-Critical-Look-at-the-Uses-and-Beliefs-

Surrounding-Horses-in-Equine-Therapies-and-Argument.pdf.

Lemfers, T. R.; Mattos, E.; Alves, J. A.; Flores, A. C.; Medeiros, B. R. (2017a). Cavalaria de Ideias: Aprendendo sobre cavalos, médicos veterinários e policiais militares montados. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Araquari (SC) IFC. https://www.even3.com.br/anais/sepe/57592-cavalaria-de-ideias--aprendendo-sobre-cavalos-medicos-veterinarios-e-policiais-militares-montados/.

Lemfers, T. R.; Mattos, E.; Alves, J. A.; Flores, A. C.; Medeiros, B. R. (2017b). Cavalaria de Ideias: Aprendendo sobre cavalos, médicos veterinários e policiais militares montados. In: Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. Camboriú. https://eventos.fabricadesoftware.ifc.edu.br/media/upload/submissao/2017/09/17/2017-cavalaria-de-ideias-aprendendo-sobre-cavalos-medi_KtKBvMG.pdf.

Lemfers, T. R.; Mattos, E.; Alves, J. A.; Cardoso, J.; Martins, C. E. N.; Medeiros, B. R. (2018). Cavalaria de Ideias: Aprendendo sobre cavalos, médicos veterinários e policiais militares montados. Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária. 77 ed., 22–25. http://certidao.cfmv.gov.br/revistas/edicao77.pdf.

Medeiros, B. R.; Silva, M. M; Zanette, P. R. K.; Claus, M. P.; Cardoso, J. (2020). Miniature horse training (Equus Caballus) for use in Equine Assisted Therapy, according to equine learning theory. Acta Veterinaria Brasílica. 14(1), 21–29, Apr. 8. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/vti-26026.

Molento, C. F. M. (2008). Ensino de Bem-estar animal nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar animal e I Seminário Nacional de Biossegurança e Biotecnologia Animal. Recife, PE, 16–22. https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/pesquisa/Anais_do_I_Congresso_de_Bioetica_e_Bem-Estar_Animal.pdf.

Petenucci, A.L. (2016). Educação assistida por animais. In: Chelini, M. O. M.; Otta, E. Terapia Assistida por Animais. São Paulo: Manole. Cap.15, 297–311.

Prochet, T. C.; Silva, M. J. P. (2011). Percepção do idoso dos comportamentos afetivos expressos pela equipe de enfermagem. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, 15(4), 784–790. https://doi.org/10.1590/S1414-81452011000400018.

Rampin, L. V.; Negreiro, N. F.; Oliva, V. N. L. (2015). Caracterização comportamental de cães terapeutas durante atividades de Terapia Assistida por Animais (TAA). 8o Congresso de extensão universitária da UNESP. https://www.researchgate.net/profile/Leticia-Rampim/publication/303718946_Caracterizacao_comportamental_de_caes_terapeutas_durante_atividades_de_Terapia_Assistida_por_Animais_TAA/links/574f0b6008ae10b2ec0302d0/Caracterizacao-comportamental-de-caes-terapeutas-durante-atividades-de-Terapia-Assistida-por-Animais-TAA.pdf.

Rank, A. C. V.; Santana, K. K.; Machado, S. N. (2019). Planejamento e benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA) em pacientes do Programa de Estimulação Precoce. In: Anais do Congresso Catarinense de Educação Especial. Florianópolis: FCEE. 122–123. http://www.fcee.sc.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9228-anais-do-congresso-catarinense-de-educacao-especial-disponiveis-no-site-da-fcee.

Santana, K. K.; Flores, A. C. O.; Kühn, A. E. B.; Murasaki, J.; Johnke, J. A.; Haro, G. A. R.; Ribeiro, G. C.; Tomelin, L.; Boeing, M.; Barcelos, M. L.; Zimmermann, S. R. S.; Rank, A. C. V.; Freitas, D. S.; Silveira, P. C. S.; Machado, S. N.; Bako, E. P. M.; Lopes, C.; Claus, M. P. (2019). Terapia Assistida por Animais (TAA) em usuários da APAE Araquari: Resultados parciais. In: IV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019, Araquari. Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019. Araquari: Even3. https://www.even3.com.br/anais/sepe2019/189860-terapia-assistida-por-animais-(taa)-em-usuarios-da-apae-araquari--resultados-parciais/.

Serpell, J.; Mccune, S.; Gee, N.; Griffin, J. A. (2017). Current challenges to research on animal-assisted interventions. Applied Developmental Science, 21(3), 223–233. http://dx.doi.org/10.1080/10888691.2016.1262775.

Silva, M. M.; Zanette, P. R. K.; Marson, E. P., Freitas, D. S.; Claus, M. P.; Medeiros, B. R. (2018a). Treinamento e utilização de cavalos miniaturas em Intervenções Assistidas por Animais (IAA): Resultados parciais. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Araquari (SC) IFC. https://www.even3.com.br/anais/sepe2018/111028-treinamento-e-utilizacao-de-cavalos-miniaturas-em-intervencoes-assistidas-por-animais-(iaas)--resultados-parciais/.

Silva, M. M; Zanette, P. R. K.; Marson, E. P.; Freitas, D. S.; Claus, M. P.; Medeiros, B. R. (2018b). Treinamento e utilização de cavalos miniaturas em Intervenções Assistidas por Animais (IAA): Resultados parciais. In: Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. São Bento do Sul (SC), IFC. http://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/micti/article/view/998/731.

Thomas, L.; Lytle, M.; Dammann, B. (2016). Transforming Therapy through Horses: Case Stories Teaching the EAGALA Model in Action. Edição do Kindle.

Turner, J. (2001). Pet Therapy. In: Turner, J. The Gale Encyclopedia of Alternative Medicine. Michigan: Gale Cengage Learning.

Udell, M. A. R; Wynne, C. D. L. (2008). A review of domestic dogs (canis familiaris) human-like behaviors: or why analysts should stop worrying and love their dogs. Journal of the Experimental Analysis of Behavior. 89, 247–261. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2251326/pdf/jeab-89-02-247.pdf.

Vaccari, A. M. H.; Almeida, F. A. (2007) A importância da visita de animais de estimação na recuperação de crianças hospitalizadas. Einstein, 5(2), 111–116. http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/419-Einstein5-2_Online_AO419_pg111-116.pdf.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

MEDEIROS, B. de R.; LOPES, C.; BAKO, Érica P. M.; DEZEN, S. .; NAIARA MACHADO, S.; CLAUS, M. P. HISTÓRICO DE INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS ARAQUARI. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/34287. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos