HISTÓRICO DE INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS ARAQUARI
Palavras-chave:
Atividade Assistida por Animais, Educação Assistida por Animais, Terapia Assistida por AnimaisResumo
Interações Assistidas por Animais (IAA) utilizam os benefícios da relação entre animais humanos e não humanos para alcançar objetivos recreativos, didáticos ou terapêuticos em Atividade, Educação ou Terapia Assistida por Animais (AAA, EAA e TAA, respectivamente). Este relato retrata o embasamento teórico e a experiência do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari, na execução de IAAs ao longo de seis anos. Nesse contexto, o curso de Veterinária, visando à integração ensino-pesquisa-extensão na formação técnica e humanística de seus egressos, vem abrigando sistematicamente ações e projetos interdisciplinares na comunidade em que se insere. Os projetos são listados com o quantitativo de público atendido, sempre que possível. As publicações resultantes são referenciadas e alguns destaques de execução são brevemente descritos.
Downloads
Referências
Altschiller, D. (2011). Animal-Assisted Therapy. Santa Barbara, California. 196p.
Bako, E. P. M. (2019). Bem-estar animal em projetos de ensino e de extensão: compartilhando experiências. 2019. (60m09s). https://www.youtube.com/watch?v=HxWjN_651E4&t=1s.
Beetz, A. M. (2017). Theories and possible process of action in animal assisted interventions. Applied Developmental Science, 21(2), 139–149. http://dx.doi.org/10.1080/10888691.2016.1262263.
Berry, A.; Borgy, M.; Francia, N.; Alleva, E.; Cirulli, F. (2013). Use of assistance and therapy dogs for children with autism spectrum disorders: a critical review of the current evidence. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 19(2), 7380.https://doi.org/10.1089/acm.2011.0835.
Borba, J. M. P. (2017). Contribuições da Educação Assistida por Animais – EAA para a psicologia da educação: uma análise fenomenológica. Inter Espaço, 3(11), 187–210, Grajaú/MA. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p187-210.
Chapa, D.W.; Akintade, B.; Son, H.; Woltz, P.; Hunt, D.; Friedmann, E.; Hartung, M. K.; Thomas, S. A. (2014). Pathophysiological relationships between heart failure and depression and anxiety. Critical Care Nursing, 34, 14–25. https://doi.org/10.4037/ccn2014938.
Chelini, M. O. M.; Otta, E. (2016). Educação assistida por animais. In: Terapia Assistida por Animais. São Paulo: Manole.
Claus, M. P.; Flores, A. C. O.; Lopes, C. (2019). Relato da experiência de Atividade Assistida por Animais (AAA) na APAE de Araquari e São Francisco do Sul, Santa Catarina. In: Anais do Congresso Catarinense de Educação Especial. Florianópolis: FCEE. 126–127.
Dotti, J. (2014). Terapia & Animais. São Paulo: Livrus Negócios Editoriais, 304 p.
Flores, A. C. O.; Oliveira, C. H. C.; Moraes, K. N.; Ferreira, L.; Reche, P. C. D.; Bako, E. P. M.; Claus, M. P.; Souza, R. D. (2015). Projeto Veterinário do Bem: Uma proposta transformadora. In: Anais da VI Mostra Científica e Tecnológica do IFC. Araquari (SC).http://eventos.ifc.edu.br/mctepex/wp-content/uploads/sites/13/2016/03/PROJETO-VETERIN%C3%81RIO-DO-BEM-UMA-PROPOSTA-TRANSFORMADORA.pdf.
Flores, A. C. O.; Santana, K. K.; Boing, M.; Lopes, C.; Bako, E. P. M.; Claus, M. P. (2018). Intervenções Assistidas por Animais: Relatos da experiência do Projeto MIA Movimento pela Interação Animal. In: Anais da Semana de Ensino Pesquisa e Extensão do IFC. Araquari (SC). https://even3.blob.core.windows.net/anais/111962.pdf
Freitas, D. S.; Bako, E. P. M.; Medeiros, B. R. (2019). Terapia Assistida por Animais (TAA) com cavalos miniatura na APAE de Araquari, Santa Catarina. In: Anais do Congresso Catarinense de Educação Especial. Florianópolis: FCEE. 170. http://www.fcee.sc.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9228-anais-do-congresso-catarinense-de-educacao-especial-disponiveis-no-site-da-fcee.
Hallberg, L. (2018). The Clinical Practice of Equine-Assisted Therapy: including Horses in Human Healthcare. Taylor & Francis Group. 243p.
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2016a). Projeto do IFC Araquari auxilia no McDia Feliz! http://noticias.araquari.ifc.edu.br/projeto-do-ifc-araquari-auxilia-no-mcdia-feliz/.
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2016b). Movimento pela Interação Animal – Dia dos Pais. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/movimento-pela-interacao-animal-dia-dos-pais/.
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2017a). Projeto Pedagógico do Curso Superior Bacharelado em Medicina Veterinária. 121 p. http://medvet.araquari.ifc.edu.br/projeto-pedagogico-2017/.
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2017b). Movimento pela Interação Animal no Hospital Infantil de Joinville. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/movimento-pela-interacao-animal-no-hospital-infantil-de-joinville/.
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2017c). Animais em hospitais e asilos, você sabe o motivo? http://noticias.araquari.ifc.edu.br/animais-em-hospitais-e-asilos-voce-sabe-o-motivo/.
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2017d). Projeto MIA atende APAE de São Francisco do Sul. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/8458-2/.
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2018). Representantes do IFC Araquari participam de curso de Intervenção Assistida com Animais. https://noticias.araquari.ifc.edu.br/representantes-do-ifc-araquari-participam-de-curso-de-intervencao-assistida-com-animais/.
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2019a). Incrível Festa das Crianças. Disponível em: http://noticias.araquari.ifc.edu.br/incrivel-festa-das-criancas/.
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2019b). Projeto MIA leva cães para “passeio” em Shopping. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/projeto-mia-leva-caes-para-passeio-em-shopping/
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2019c). Projeto MIA participa de Congresso Catarinense de Educação Especial. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/projeto-mia-participa-de-congresso-catarinense-de-educacao-especial/
Instituto Federal Catarinense (Araquari) (2020). Projeto Veterinário do Bem realiza ações educacionais com diferentes comunidades. http://noticias.araquari.ifc.edu.br/projeto-veterinario-do-bem-realiza-acoes-educacionais-com-diferentes-comunidades/.
Kawakami, C. H.; Nakano, C. K. (2002). Relato de experiência: terapia assistida por animais (TAA) - mais um recurso na comunicação entre paciente e enfermeiro. In: Anais do 8º Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem. http://www.proceedings.scielo.br/pdf/sibracen/n8v1/v1a010.pdf.
Kieson, E.; Abramson, C. I. (2017). Equines as Tools Vs Partners: A Critical Look at the Uses and Beliefs Surrounding Horses in Equine Therapies and Argument for Mechanical Horses. Journal of Veterinary Science and Animal Husbandry, 5(1), 105. http://www.annexpublishers.com/articles/JVSAH/5107-Equines-as-Tools-Vs-Partners-A-Critical-Look-at-the-Uses-and-Beliefs-
Surrounding-Horses-in-Equine-Therapies-and-Argument.pdf.
Lemfers, T. R.; Mattos, E.; Alves, J. A.; Flores, A. C.; Medeiros, B. R. (2017a). Cavalaria de Ideias: Aprendendo sobre cavalos, médicos veterinários e policiais militares montados. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Araquari (SC) IFC. https://www.even3.com.br/anais/sepe/57592-cavalaria-de-ideias--aprendendo-sobre-cavalos-medicos-veterinarios-e-policiais-militares-montados/.
Lemfers, T. R.; Mattos, E.; Alves, J. A.; Flores, A. C.; Medeiros, B. R. (2017b). Cavalaria de Ideias: Aprendendo sobre cavalos, médicos veterinários e policiais militares montados. In: Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. Camboriú. https://eventos.fabricadesoftware.ifc.edu.br/media/upload/submissao/2017/09/17/2017-cavalaria-de-ideias-aprendendo-sobre-cavalos-medi_KtKBvMG.pdf.
Lemfers, T. R.; Mattos, E.; Alves, J. A.; Cardoso, J.; Martins, C. E. N.; Medeiros, B. R. (2018). Cavalaria de Ideias: Aprendendo sobre cavalos, médicos veterinários e policiais militares montados. Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária. 77 ed., 22–25. http://certidao.cfmv.gov.br/revistas/edicao77.pdf.
Medeiros, B. R.; Silva, M. M; Zanette, P. R. K.; Claus, M. P.; Cardoso, J. (2020). Miniature horse training (Equus Caballus) for use in Equine Assisted Therapy, according to equine learning theory. Acta Veterinaria Brasílica. 14(1), 21–29, Apr. 8. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/vti-26026.
Molento, C. F. M. (2008). Ensino de Bem-estar animal nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar animal e I Seminário Nacional de Biossegurança e Biotecnologia Animal. Recife, PE, 16–22. https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/pesquisa/Anais_do_I_Congresso_de_Bioetica_e_Bem-Estar_Animal.pdf.
Petenucci, A.L. (2016). Educação assistida por animais. In: Chelini, M. O. M.; Otta, E. Terapia Assistida por Animais. São Paulo: Manole. Cap.15, 297–311.
Prochet, T. C.; Silva, M. J. P. (2011). Percepção do idoso dos comportamentos afetivos expressos pela equipe de enfermagem. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, 15(4), 784–790. https://doi.org/10.1590/S1414-81452011000400018.
Rampin, L. V.; Negreiro, N. F.; Oliva, V. N. L. (2015). Caracterização comportamental de cães terapeutas durante atividades de Terapia Assistida por Animais (TAA). 8o Congresso de extensão universitária da UNESP. https://www.researchgate.net/profile/Leticia-Rampim/publication/303718946_Caracterizacao_comportamental_de_caes_terapeutas_durante_atividades_de_Terapia_Assistida_por_Animais_TAA/links/574f0b6008ae10b2ec0302d0/Caracterizacao-comportamental-de-caes-terapeutas-durante-atividades-de-Terapia-Assistida-por-Animais-TAA.pdf.
Rank, A. C. V.; Santana, K. K.; Machado, S. N. (2019). Planejamento e benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA) em pacientes do Programa de Estimulação Precoce. In: Anais do Congresso Catarinense de Educação Especial. Florianópolis: FCEE. 122–123. http://www.fcee.sc.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9228-anais-do-congresso-catarinense-de-educacao-especial-disponiveis-no-site-da-fcee.
Santana, K. K.; Flores, A. C. O.; Kühn, A. E. B.; Murasaki, J.; Johnke, J. A.; Haro, G. A. R.; Ribeiro, G. C.; Tomelin, L.; Boeing, M.; Barcelos, M. L.; Zimmermann, S. R. S.; Rank, A. C. V.; Freitas, D. S.; Silveira, P. C. S.; Machado, S. N.; Bako, E. P. M.; Lopes, C.; Claus, M. P. (2019). Terapia Assistida por Animais (TAA) em usuários da APAE Araquari: Resultados parciais. In: IV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019, Araquari. Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019. Araquari: Even3. https://www.even3.com.br/anais/sepe2019/189860-terapia-assistida-por-animais-(taa)-em-usuarios-da-apae-araquari--resultados-parciais/.
Serpell, J.; Mccune, S.; Gee, N.; Griffin, J. A. (2017). Current challenges to research on animal-assisted interventions. Applied Developmental Science, 21(3), 223–233. http://dx.doi.org/10.1080/10888691.2016.1262775.
Silva, M. M.; Zanette, P. R. K.; Marson, E. P., Freitas, D. S.; Claus, M. P.; Medeiros, B. R. (2018a). Treinamento e utilização de cavalos miniaturas em Intervenções Assistidas por Animais (IAA): Resultados parciais. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Araquari (SC) IFC. https://www.even3.com.br/anais/sepe2018/111028-treinamento-e-utilizacao-de-cavalos-miniaturas-em-intervencoes-assistidas-por-animais-(iaas)--resultados-parciais/.
Silva, M. M; Zanette, P. R. K.; Marson, E. P.; Freitas, D. S.; Claus, M. P.; Medeiros, B. R. (2018b). Treinamento e utilização de cavalos miniaturas em Intervenções Assistidas por Animais (IAA): Resultados parciais. In: Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. São Bento do Sul (SC), IFC. http://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/micti/article/view/998/731.
Thomas, L.; Lytle, M.; Dammann, B. (2016). Transforming Therapy through Horses: Case Stories Teaching the EAGALA Model in Action. Edição do Kindle.
Turner, J. (2001). Pet Therapy. In: Turner, J. The Gale Encyclopedia of Alternative Medicine. Michigan: Gale Cengage Learning.
Udell, M. A. R; Wynne, C. D. L. (2008). A review of domestic dogs (canis familiaris) human-like behaviors: or why analysts should stop worrying and love their dogs. Journal of the Experimental Analysis of Behavior. 89, 247–261. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2251326/pdf/jeab-89-02-247.pdf.
Vaccari, A. M. H.; Almeida, F. A. (2007) A importância da visita de animais de estimação na recuperação de crianças hospitalizadas. Einstein, 5(2), 111–116. http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/419-Einstein5-2_Online_AO419_pg111-116.pdf.