Biblioteca Universitária e Cultura Informacional: o papel da extensão universitária na assistência estudantil

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Assistência estudantil, Políticas públicas, Cultura informacional

Resumo

O presente trabalho estabelece análises acerca de como a biblioteca universitária e o bibliotecário podem trabalhar diante de políticas públicas, como a assistência estudantil. Neste sentido  foi  estabelecida uma  pesquisa  exploratória  por  meio  de  entrevistas  semiestruturadas com os alunos residentes da moradia universitária da Universidade Federal de Minas Gerais a fim  de verificar a  cultura  informacional  e  digital  desses  sujeitos.  Nos  resultados,  foram percebidas características essenciais da relação dos alunos entrevistados com as tecnologias de informação  e  comunicação, juntamente  com suas  práticas  de  busca  e  uso  de  conteúdos relacionados à assistência estudantil. Também foi possível delinear a cultura informacional dos alunos entrevistados, problematizar o papel da Biblioteca Universitária como agente ativo no acesso a informações cidadãs. 

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Biografia do Autor

  • Lorena Tavares de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

  • Debora Crystina Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduanda Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Referências

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Publicado

03/07/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Biblioteca Universitária e Cultura Informacional: o papel da extensão universitária na assistência estudantil. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 20–35, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3109. Acesso em: 15 jul. 2025.

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