Biblioteca Universitária e Cultura Informacional: papel da extensão universitária na assistência estudantil
Resumo
O presente trabalho estabelece análises acerca de como a biblioteca universitária e o bibliotecário podem trabalhar diante de políticas públicas, como a assistência estudantil. Para tanto se estabeleceu uma pesquisa exploratória através de entrevistas semiestruturadas com os alunos residentes da moradia universitária da Universidade Federal de Minas Gerais a fim de traçar um perfil da cultura informacional e digital desses sujeitos. Nos resultados, foram percebidas características essenciais da relação dos alunos entrevistados com as tecnologias de informação e Comunicação bem como suas práticas de busca e uso de conteúdos relacionados à Assistência Estudantil. Também foi possível traçar um perfil da cultura informacional dos alunos entrevistados, bem como problematizar o papel da Biblioteca Universitária como agente ativo no acesso a informações cidadãsDownloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BAUER, M. W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. 516 p.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010.
Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil–PNAES. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de Jul. 2010. Seção 1. p. 5. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/6652601/pg-5-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-20-07-2010?ref=next_button Acesso em 10 dez. 2017
BRASIL. Ministério da Educação. REUNI 2008: Relatório do Primeiro Ano. Brasília, DF, 2009. 17p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior – SESu: Diretoria de Políticas e Programas de Graduação, Brasilía, DF, 2016.
DIAS, Maria Matilde; PIRES, Daniela. Formação e desenvolvimento de coleções de serviços de informação. São Carlos: Edufscar, 2003.p.57.
FIGUEIREDO, Nice M. Aspectos especiais de estudos de usuários. Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 43–57, jul./dez. 1983.
FREITAS, Sonia Marli Barbosa. Os serviços de extensão das bibliotecas como apoio ao processo educativo das comunidades. BIBLOS, v. 9, p. 139-1001, 2009.
LAVILLE, C.; DIONNE, J.; SIMAN, L. M. C. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999. 340 p.
MARTELETO, R. M. Cultura informacional: construindo o objeto informação pelo emprego dos conceitos de imaginário, instituição e campo social. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, 1995
MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, c2002. 197 p.
MIRANDA, A.; SIMEÃO, E. Informação e tecnologia: conceitos e recortes. Brasília: UnB, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005. 257 p.
WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010.
Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil–PNAES. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de Jul. 2010. Seção 1. p. 5. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/6652601/pg-5-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-20-07-2010?ref=next_button Acesso em 10 dez. 2017
BRASIL. Ministério da Educação. REUNI 2008: Relatório do Primeiro Ano. Brasília, DF, 2009. 17p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior – SESu: Diretoria de Políticas e Programas de Graduação, Brasilía, DF, 2016.
DIAS, Maria Matilde; PIRES, Daniela. Formação e desenvolvimento de coleções de serviços de informação. São Carlos: Edufscar, 2003.p.57.
FIGUEIREDO, Nice M. Aspectos especiais de estudos de usuários. Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 43–57, jul./dez. 1983.
FREITAS, Sonia Marli Barbosa. Os serviços de extensão das bibliotecas como apoio ao processo educativo das comunidades. BIBLOS, v. 9, p. 139-1001, 2009.
LAVILLE, C.; DIONNE, J.; SIMAN, L. M. C. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999. 340 p.
MARTELETO, R. M. Cultura informacional: construindo o objeto informação pelo emprego dos conceitos de imaginário, instituição e campo social. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, 1995
MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, c2002. 197 p.
MIRANDA, A.; SIMEÃO, E. Informação e tecnologia: conceitos e recortes. Brasília: UnB, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005. 257 p.
WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000.
Downloads
Publicado
2018-05-23
Como Citar
de Paula, L. T., & Reis, D. C. (2018). Biblioteca Universitária e Cultura Informacional: papel da extensão universitária na assistência estudantil. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3109
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.