Biblioteca Universitária e Cultura Informacional: papel da extensão universitária na assistência estudantil

Autores

  • Lorena Tavares de Paula UFMG
  • Debora Crystina Reis UFMG

Resumo

O presente trabalho estabelece análises acerca de como a biblioteca universitária e o bibliotecário podem trabalhar diante de políticas públicas, como a assistência estudantil. Para tanto se estabeleceu uma pesquisa exploratória através de entrevistas semiestruturadas com os alunos residentes da moradia universitária da Universidade Federal de Minas Gerais a fim de traçar um perfil da cultura informacional e digital desses sujeitos. Nos resultados, foram percebidas características essenciais da relação dos alunos entrevistados com as tecnologias de informação e Comunicação bem como suas práticas de busca e uso de conteúdos relacionados à Assistência Estudantil. Também foi possível traçar um perfil da cultura informacional dos alunos entrevistados, bem como problematizar o papel da Biblioteca Universitária como agente ativo no acesso a informações cidadãs

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Biografia do Autor

Lorena Tavares de Paula, UFMG

Doutora e mestre em Ciência da Informação PPGCI/UFMG. Desenvolve projetos de pesquisa em organização e tratamento da informação. Atuação profissional em: Gestão Eletrônica de Documento (GED), desenvolvimento de Repositórios e Bibliotecas Digitais, desenvolvimento de conteúdos para EaD. Atuação docente em disciplinas relacionadas à Organização da Informação; Comunicação Científica; Indexação; Formação e Desenvolvimento de Acervos; Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais.

Debora Crystina Reis, UFMG

Estudante de Biblioteconomia

Referências

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Publicado

2018-05-23

Como Citar

de Paula, L. T., & Reis, D. C. (2018). Biblioteca Universitária e Cultura Informacional: papel da extensão universitária na assistência estudantil. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3109

Edição

Seção

Artigos