Acesso à internet em bibliotecas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte: caminhos para o desenvolvimento da inclusão digital

Autores

  • Luciana Souza UFMG

Resumo

Parte da importância da biblioteca pública como formadora de sujeitos capacitados para o uso de informações disponíveis no ambiente digital. Aborda a ampliação do exercício da cidadania para os meios eletrônicos, caracterizada como cidadania digital, e os empecilhos ocasionados por essa modalidade de acesso às atividades devido aos altos índices de exclusão digital da população brasileira. A internet se caracteriza como um importante meio de ampliação de acesso às informações e ao exercício cidadão, mas exige habilidades para uma navegação que possa suprir as necessidades informacionais do usuário. Nesse sentido, iniciativas de promoção da inclusão digital são necessárias para ampliação do exercício da cidadania digital. A biblioteca pública é instituição que possui condições de proporcionar essa inclusão aos meios eletrônicos, capacitando usuários para busca e uso de informações de forma independente. Diante disso, objetivou-se identificar, na disponibilização de computadores com acesso à internet pelas bibliotecas públicas municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a presença de atividades relacionadas à inclusão digital que desenvolvam habilidades para busca e uso de informações em meio digital e contribuam para o exercício da cidadania nesse ambiente. Partindo do pressuposto que as ações direcionadas para o desenvolvimento da cidadania devem se ancorar em políticas públicas estabelecidas pelo Estado, foi realizada uma pesquisa documental das ações relacionadas à inclusão digital elaboradas no âmbito federal, no Estado de Minas Gerais e municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Depois da identificação e análise dessas políticas, realizou-se uma entrevista semiestruturada com gestores de bibliotecas públicas municipais da Região. O objetivo era identificar o entendimento dos gestores sobre tais diretrizes e analisar as possíveis ações decorrentes, verificadas no serviço disponibilizado pelas bibliotecas. Os resultados apontam que as bibliotecas pesquisadas oferecem iniciativas relacionadas à inclusão digital, contudo, compreendem aspectos relacionados à inclusão técnica, proporcionando o acesso à internet e algumas possibilidades de desenvolvimento de destreza no manuseio das máquinas. Não alcançam, no entanto, a dimensão cognitiva, de desenvolvimento de habilidades informacionais que compreende a autonomia e o posicionamento crítico para o uso independente das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-23

Como Citar

Souza, L. (2018). Acesso à internet em bibliotecas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte: caminhos para o desenvolvimento da inclusão digital. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3111

Edição

Seção

Pesquisa em Foco