Averiguação do uso do marketing na gestão de bibliotecas universitárias do setor privado em Porto Velho–RO
Palavras-chave:
Biblioteca Universitária, Bibliotecários gestores, Gestão de marketing em unidades informacionais, Porto VelhoResumo
A pesquisa trata da busca por uma aferição de valoração e impactos da gestão de marketing nas bibliotecas universitárias de Instituições de Ensino Superior (IES) do setor privado em Porto Velho –RO, que resultou na construção de um panorama representativo sobre a perspectiva de valor empregado ao marketing e dos impactos percebidos, a partir da compreensão dos respectivos bibliotecários gestores. A pesquisa se justifica considerando a aplicação de marketing voltado para organizações que não visam lucro, como o caso das unidades de informação, exposto na literatura da Administração, da área da Ciência da Informação e Biblioteconomia. A metodologia aplicada para obtenção dos resultados é exploratória quanto aos fins e qualiquantitativa quanto aos meios. O instrumento de coleta dos dados se deu por meio de um questionário elaborado com ênfase em identificar o perfil dos respondentes e as percepções específicas sobre a gestão do marketing em unidades de informação. Como resposta ao objetivo geral, construiu-se um panorama, usando indicadores, estabelecidos por variáveis qualitativas, o que possibilitou identificar a percepção das profissionais bibliotecárias (gênero predominante das respondentes, revelado nos dados da pesquisa). Quanto às percepções sobre valor ou importância do marketing, o resultado mostrou-se com um percentual que atende ao indicador (positivo) e, quanto aos impactos referentes ao maior percentual, afirmou serem apenas (razoáveis), de maneira que os traços apresentados são de alguma forma, contraditórios, pois a maioria afirma ser importante, mas, ao mesmo tempo, alega que os impactos são razoáveis.
Downloads
Referências
AMA. American Marketing Association. Definitionof Marketing. 2013. Disponível em: <http://www.ama.org/AboutAma/Pages/Definition-of-Marketing.aspx>. Acessoem: 02 dez. 2017.
AMARAL, S. A. (Org.). Marketing na Ciência da Informação. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2007. 230p.
AMARAL, S. A. Marketing: abordagem em unidades de informação.Brasília: Thesaurus, 1998.
BEKIN, S. F. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books,1995.
BEKIN, S. F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: PrenticeHall, 2004.
BORBA, V. R. Marketing de relacionamento para organizações de saúde. São Paulo: Atlas, 2004.
FERNÁNDEZ MARCIAL, V. Promoción de los Servicios de La Biblioteca: um enfoque desde El marketing no convencional, Biblios, n.20, 2004. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1063947>. Acesso em: 07 abr.2018.
GIGLIO, E. O comportamento do consumidor e a gerência do marketing. SãoPaulo: Pioneira, 1996.
GIL, A. C. ComoElaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. São Paulo:Atlas, 2010.
GORDON, I. Marketing de Relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologiaspara conquistar clientes e mantê-los para sempre. São Paulo: Futura, 1998.
KOTLER, P. Marketing para o século XXI:como criar, conquistar e dominarmercados. São Paulo: Atlas, 1999. 305p.
KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo:Atlas, 1978. 430p.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 1998.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KOTLER, P.; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. SãoPaulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750p.
KOTLER,P.;ZALTMAN, G. Social Marketing: An Approach to PlannedSocial Change. Journal of Marketing, v. 35, p. 3-12, jul. 1971.
LAZER, William. Marketing's Changing Social Relationships. Journal of Marketing, v. 33, p. 3-9, jan. 1969.
MACHADO NETO, M. M. Marketing Cultural: das práticas à teoria.2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MACHLINE, C. et al. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2004.
OLIVEIRA, S. L. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira, 1997.
SALAÜN, J. Marketing des Bibliothèques et des Centres de Documentation. Paris: Edition Du Cercle de la Librairie, 1992.
SANTOS, Jovenilda Freitas dos. Marketing e sua aplicabilidade na gestão das bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Universidade Federal da Bahia.2008. 70 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) –Universidade Federal daBahia, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br>. Acesso em: 18 de jun.2018.
SILVA, C. A. M. G. A aplicabilidade do marketing de relacionamento na gestão debibliotecas universitárias: um estudo em uma biblioteca de instituição privada deJuazeiro do Norte –CE. Folha de Rosto, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em:<http://www.brapci.inf.br/v/a/23181>. Acesso em: 07 abr. 2018.
SILVA, E. L.;MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção,Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000, 118p.
SILVA, Milena Celere de Souza e. Marketing em bibliotecas universitárias. In:SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15., 2008. SãoPaulo. Anais...São Paulo: CRUESP, 2008. Disponível em:<http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2640.pdf.> Acesso em: 07 abr. 2018.
SILVEIRA, Amélia. Marketing em bibliotecas universitárias. Florianópolis: UFSC, 1992.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.
TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. São Paulo: Atlas,2012.208 p.
ZENONE, Luiz Cláudio. Marketing Social. São Paulo: Thomson, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.