Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 14 n. 2 (2017): Dossiê "Ensino de Sociologia: Docência e Experiências na Educação Básica"

As temáticas de gênero e sexualidade no ensino de Sociologia no Ensino Médio: uma análise das concepções de docentes da cidade de Viçosa/MG

  • Amanda Moura Santos
  • Daniel Vilhas Mauricio da Silva
  • Matheus Silva Freitas
Enviado
abril 3, 2019
Publicado
2019-04-03

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise do ensino das temáticas de gênero e sexualidade no Ensino Médio nas aulas de Sociologia na cidade de Viçosa/MG. Buscou-se fazer essa análise usando como meio de coleta de dados a realização de entrevistas com docentes de escolas públicas e privadas, levando em conta principalmente a formação acadêmica e a experiência pedagógicas desses/as docentes. A análise parte, desse modo, das concepções das/os docentes, refletindo sobre o papel da disciplina no ensino médio, considerando as temáticas citadas. Concluímos, a partir dessa pesquisa, que, no caso de Viçosa, expressou-se uma dificuldade dos/as docentes em tratar dos marcadores sociais da diferença, principalmente por causa de lacunas em sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.