Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 14 n. 2 (2017): Dossiê "Ensino de Sociologia: Docência e Experiências na Educação Básica"

“BRASIL: A QUEM PERTENCE ESSA TERRA?”: A abordagem de questões raciais e étnicas pela Sociologia, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos

  • Aline Adriana de Oliveir
  • Giovanna Gabriela Silva Vargas
Enviado
abril 3, 2019
Publicado
2019-04-03

Resumo

O presente artigo possui como objetivo relatar o processo de construção de um projeto voltado à conscientização acerca das temáticas de racismo e xenofobia, desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID) ao longo de 2015 e aplicado no mês de dezembro do mesmo ano no Centro de Educação Aberta à Distância CEAD – Polo Poty Lazzarotto (Curitiba – PR). A escolha do projeto em trabalhar tais problemáticas se deu por meio da metodologia de observação participante no ambiente escolar, onde foram identificadas situações em que alunos imigrantes, em especial haitianos, foram vítimas dessas práticas. O grupo PIBID buscou conciliar ensino de Sociologia e abordagem de questões sociológicas práticas, de forma a atender às especificidades pedagógicas do contexto na EJA: carga horária reduzida e alto índice de desistência dos discentes em relação à disciplina de sociologia. Foi possível inferir qualitativamente o retorno positivo dos alunos em relação à temática proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.