Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 14 n. 2 (2017): Dossiê "Ensino de Sociologia: Docência e Experiências na Educação Básica"

Prática Pedagógica sobre a cultura afro-brasileira: oficina de bonecas Abayomi

  • Letícia Lima de Souza
Enviado
abril 3, 2019
Publicado
2019-04-03

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender o papel da escola e do ensino de sociologia na desnaturalização da realidade social e desmistificação de preconceitos presentes nas questões étnico-raciais. Através do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação a Docência (PIBID) de Ciências Sociais da UNESP/Marília foi possível realizar atividades pedagógicas direcionadas com a temática, que denotam uma apreensão qualitativa do conhecimento sociológico dos alunos através do processo de ensino-aprendizagem mediante a utilização de atividades lúdicas e culturais, como é o caso da oficina de bonecas Abayomi, que através da sua história e da feitura das bonecas foi possível aproximar o conhecimento sociológico da realidade sociocultural dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.