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Soumissions

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Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.
  • Não é necessário cadastro no sistema para a submissão de trabalhos.
  • O recebimento de trabalhos será feito unicamente via e-mail.
  • O recebimento de trabalhos será feito unicamente por meio do endereço de e-mail revistatrespontos@gmail.com.

Directives aux auteurs

Obs: A mensagem sobre a obrigatoriedade do cadastro no site é uma mensagem padrão do sistema. Estamos fazendo as submissões dos trabalhos por e-mail.

1. Da submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com os critérios serão devolvidas aos autores. 

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". 
  • O autor precisa estar vinculado em um curso de Ciências Sociais ou áreas afins, ou ter encerrado seu vínculo em no máximo 1 ano. 
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word. 
  • A contribuição deve estar de acordo com as normas de publicação da revista 

1.2. O recebimento de trabalhos será feito unicamente por meio do endereço de e-mail revistatrespontos@gmail.com. 

  • Não é necessário cadastro no sistema para a submissão de trabalhos. 
  • O autor deve inserir no campo “assunto” do e-mail as palavras “Submissão de artigo” (ou o tipo do trabalho correspondente: ensaio, resenha, entrevista ou relato de experiência). 
  • O autor deverá inserir no e-mail o arquivo completo do trabalho em formato Word e um documento de comprovação do vínculo à graduação de todos os autores, como um comprovante de matrícula, histórico escolar ou diploma de graduação. 

Para os trabalhos em coautoria com orientadores é necessário inserir também um documento de comprovação de orientação. 

2. Das normas e diretrizes para submissão

2.1. A Revista Três [...] Pontos recomenda aos seus colaboradores que enviem seus trabalhos condizentes com as seguintes normas: 

  • O trabalho precisa se enquadrar em uma das 5 modalidades: artigos, ensaios, resenhas, entrevistas ou relatos de experiência. 
  • É permitida a autoria de, no máximo, 5 (cinco) graduandos(as). Não é permitida co-autoria com estudantes de pós-graduação ou professores(as) (a não ser em casos de orientação). 
  • Os trabalhos devem conter o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) na margem superior à direita. 
  • Os trabalhos devem conter uma identificação do curso de graduação, o nome da universidade seguido da sigla, e um email para contato do(s) autor(es) em nota de rodapé. (Exemplo: Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. E-mail: moraes@hotmail.com.). 
  • Os trabalhos deverão seguir as normas de formatação abaixo: 
  • Fonte: Times New Roman;  
  • Tamanho: 12;  
  • Espaçamento: entre linhas 1,5;  
  • Margens: 2,5 (todas);  
  • Alinhamento: justificado;  
  • Utilização de Grifos: 
    • Aspas (“ “): apenas para metáforas, transcrições e citações;  
    • Negrito: somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas e gráficos;  
    • Itálico: apenas para palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc., quando aparecerem no corpo do texto. Somente em casos excepcionais o itálico deve ser usado para ressaltar palavras e expressões, porém sugerimos que esse artifício seja evitado; 
    • Nunca utilizar sublinhado; 
  • As imagens (tabelas, quadros, figuras, ilustrações, gráficos e desenhos) que estiverem no corpo do texto devem  ser numeradas e legendadas, com indicação da fonte e acesso na legenda. Os e as proponentes devem apresentar permissão para uso de cada uma das imagens, ou indicar se gozam da condição de Domínio Público; 
  • Na submissão do trabalho, é pedido que insiram as imagens em arquivos separados do texto, como documentos suplementares, em alta resolução. Tabelas e quadros devem vir em Word, figuras e ilustrações devem vir em JPEG e gráficos e planilhas em Excel, com indicação de títulos e fontes;  
  • As referências bibliográficas e citações devem estar de acordo com as orientações técnicas recomendadas pela revista apresentadas a seguir. 

3. Das Orientações Técnicas

3.1. Citações e referências bibliográficas 

  • Citação de autores no texto: 
  • Um autor: No caso em que o nome do autor vem entre parênteses, este deve estar em letras maiúsculas e minúsculas, seguido de vírgula e o ano da publicação. Convém que também se indique a localização do trecho citado: 

Exemplos: (FIALHO, 2004, p. 15) ou (FIALHO, 2004, cap. 2) 

  • No caso da indicação do autor estar fora dos parênteses, o nome do autor não deve estar em letras maiúsculas, como no exemplo: 

Exemplo: Fialho (2004, p. 15)

  • No caso da existência de dois autores para a mesma publicação, a formatação segue o mesmo padrão mostrado acima, mas deve haver o acréscimo da letra “&”, no caso da menção feita entre parênteses: 

Exemplos: Nunes e Silame (2006) ou (Nunes & Silame, 2006); 

  • Três ou mais autores: até três autores, todos devem ser referenciados: 

Exemplos: Martins, Jorge e Marinho (1972) ou (Martins, Jorge e Marinho, 1972); 

  • Mais de três autores: devem ser mencionados os três primeiros autores, seguidos da expressão “et al.” em itálico, acrescida da data e da página, conforme já mostrado: 

Exemplos: Jardim, Suzano, Jamil et al. (1965) ou (Jardim, Suzano, Jamil et al., 1965); 

  • Citação de trabalhos de diferentes autores: todos eles são mencionados, obedecendo-se a ordem alfabética ou cronológica, separados por ponto e vírgula:   

Exemplos: Atanasiu (1967); King (1965); Lirons (1955); Thomas (1973) ou (Atanasiu, 1967; King, 1965; Lirons, 1955; Thomas, 1973); 

  • Citações de diversos documentos de mesmos autores publicados em um mesmo ano: são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas do alfabeto após a data, e sem espacejamento: 

Exemplo: Carraro (1973a); Carraro (1973b);

  • Coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data: acrescentar as iniciais de seus prenomes: 

Exemplo: Barbosa, N. (1958); Barbosa, R. (1958); 

  • Citação de citação: identificar a obra diretamente consultada. A expressão latina apud significa citado por, conforme, segundo: 

Exemplos: Silva apud Pessoa (1980) ou (Silva apud Pessoa, 1980); 

  • Citação onde conste a numeração das páginas utilizadas: acrescentar uma vírgula após o ano da publicação, seguindo de “p.”, espacejamento e o número da página. No caso em que a citação ocupa duas páginas na publicação original, então utiliza-se o hífen entre os números das páginas: 

Exemplos: (Barbosa, 2006, p. 45) ou (Barbosa, 2006, p. 46-47)

3.2. Transcrição textual de parte da obra: 

  • Citação: é a menção no texto de uma informação colhida de outra fonte. Pode ser direta, indireta e citação de citação. 
  • Citação direta: é a cópia exata ou transcrição literal de outro texto (leis, decretos, regulamentos, fórmulas científicas, palavras ou trechos de outro autor). O tamanho de uma citação determina sua localização no texto da seguinte forma: 
  •  Até 3 linhas: deve ser contida entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.  

Exemplo: De acordo com Faria (2003, p. 32), “A essa determinação, Pêcheux denomina de formação ideológica [...]”. 

  • Mais de 3 linhas: deve ser destacada com um recuo da margem esquerda (4 cm), entre aspas e em itálico, tamanho 10. 

Exemplo: 

De acordo com Borges (2003, p. 45), 

“Pelos dados do IBPT, os contribuintes brasileiros pagaram aos governos federal, estaduais e municipais a soma de R$ 546,97 bilhões no ano passado (R$ 482,36 bilhões em2002). Esse valor indica que a carga sobre o PIB cresceu 0,23 ponto percentual em 2003 em relação a 2002. Com base nesse aumento, a carga tributária do ano passado será de 36,68% do PIB estava em 36,45% em 2002”. 

  • Em citações diretas, o ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação: 

Exemplo: Para Burke e Ornstein (1999, p. 114): “Era fácil para a Igreja controlar um mundo iletrado, principalmente por meio de suas comunidades monásticas e bispos”. 

  • Supressões, acréscimos e comentários: utilizar colchetes [ ] 

Exemplo: “Esta [a cultura humana] só desenvolveu-se porque o homem tem a faculdade linguística por excelência. Isto é, o homem necessita de significados para viver [...]” 

  • Ênfase em trechos da citação: indicar com a expressão “grifo nosso” ou “grifo próprio” entre parênteses, após a chamada da citação.  
    • ATENÇÃO: Não se usa mais “grifo do autor” 
  • Citação em língua estrangeira: Quando houver uma citação em idioma estrangeiro, (original), faz-se uma citação direta. Nesse caso indica-se a tradução em nota de rodapé. Sugerimos minimizar esse uso, e optar, quando existir, por referências em português. 
  • Tradução: Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir após a chamada da citação, a expressão: tradução nossa, entre parênteses. 

Exemplo: (Belkin, 1982, tradução nossa). 

  • Notas de rodapé: as notas de rodapé destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações que não são incluídas no texto para não interromper a sequência lógica da leitura. Sugerimos que tais notas sejam pouco utilizadas. 

3.3. Referências bibliográficas 

  • Para a elaboração das referências bibliográficas solicitamos que seja seguida uma padronização própria da Revista Três [...] Pontos. As regras gerais são as seguintes: 
    • Alinhamento de texto: à esquerda 
    • Espaçamento: simples entre linhas 
    • Fonte: Times New Roman.
    • Tamanho: 12 
    • Ordem: Alfabetica e NÃO numerada 
    • E o mais importante: espaço de uma linha em branco entre duas referências 
  • Livro: SOBRENOME (em caixa alta), Nome. Título da obra (em negrito): Subtítulo (se houver). Número da edição, (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação da obra. (Obs: No caso de 2 autores, separá-los com “&”. No caso de três autores, separá-los com ponto e vírgula “;”. No caso de mais de três autores, separá-los com ponto e vírgula “;” seguidos de et al). 

Exemplo: SACHS, Ignacy. Ecodesenvolvimento, crescer sem destruir. 2ª edição. São Paulo: Vértice, 1986. 

  • Artigo: SOBRENOME (em caixa alta), Nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista (em negrito), Local de publicação, número, volume, páginas inicial-final, data de publicação. 

Exemplo: REIS, E. Elites Agrárias, State-Building e Autoritarismo. Dados. Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 275-96, 1982. 

  • Monografias, dissertações ou teses: SOBRENOME (em caixa alta), Nome. Título (em negrito): Subtítulo (se houver). Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (tese, dissertação ou monografia) área de concentração (em parênteses) – Instituição, Local, ano da defesa.  

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Educação – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. 

  • Sites: NOME DO AUTOR OU ORGANIZAÇÃO (em caixa alta). Nome do site (em negrito), ano. Ementa (descrição). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano. 

Exemplo: METTZER. Site do Mettzer, 2020. A plataforma para desenvolver seus trabalhos e pesquisas acadêmicas. Disponível em: https://www.mettzer.com/. Acesso em: 18 nov. 2020. 

OBS: Pedimos que atentem para o fato de que só devem utilizar nas Referências Bibliográficas as obras citadas no corpo do texto. 

IMPORTANTE: Todas as normas não mencionadas neste regulamento deverão seguir o padrão ABNT. 

Artigos

Os Artigos apresentados deverão seguir conforme as orientações:

  • Mínimo de 25 mil caracteres com espaço e máximo 45 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  • Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.500 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave; 
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words); 
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;

Resenhas

As Resenhas apresentadas deverão seguir conforme as orientações:

  • As obras resenhadas deverão ser relevantes para as Ciências Sociais e áreas afins, recomendamos que sejam obras recentes que apontem discussões inovadoras;
  • Mínimo de 8 mil caracteres com espaço e máximo de 15 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, gráficos, tabelas e imagens;
  • É necessário construir um título diferente da obra resenhada;
  • É necessário inserir a referência da obra resenhada abaixo do nome completo do autor da resenha, constando: SOBRENOME, Nome. Título da obra resenhada em negrito: subtítulo sem negrito. Local de publicação: Editora, Ano. Número de páginas;

 

Ensaios

Os Ensaios apresentados deverão seguir conforme as orientações:

  • Mínimo de 20 mil caracteres com espaço e máximo de 30 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  • Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.500 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave; 
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words); 
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;.

Relato de Experiência

Os Relatos de Experiências apresentados deverão seguir conforme as orientações:

  • Os relatos de experiência supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas centrais do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos;
  • Mínimo de 10 mil caracteres com espaço e máximo 25 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  • Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.300 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave;
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words);
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;
  • Para relatos de experiência não é necessária a apresentação de referencial bibliográfico, entretanto, se o(a) autor(a) fizer citação ao longo do texto, esta deve ser incluída nas referências;
  • Recomendamos que o relato siga a seguinte estrutura: introdução, objetivos, metodologias, descrição do contexto e procedimentos, resultados observados e considerações finais;

 

Entrevistas

As Entrevistas apresentadas deverão seguir conforme as orientações:

  1. As entrevistas devem ter o objetivo de expor a opinião do entrevistado, como também de explorar a complexidade do debate em questão. As entrevistas visam, sobretudo, obter pronunciamentos que estejam propensos a analisar aspectos favoráveis e desfavoráveis do tema abordado;
  2. Mínimo de 8 mil caracteres com espaço e máximo de 15 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  3. Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.000 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave;
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words);
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;
  1. Breve introdução com informações básicas sobre o tema;
  • Recomendamos que a introdução responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”;
  • É necessário que a introdução contenha dados sobre o(a) entrevistado(a), com informações sobre o currículo, instituição a qual está afiliado, produção científica resumida e formação acadêmica;
  • Também é necessário que o entrevistador deve situe seu lugar de fala, contexto e interesse sobre o assunto;
  1. As entrevistas devem ter um mínimo de 8 questões;
  2. É necessário que o autor envie a autorização digitalizada do(a) entrevistado(a), concordando com a publicação do material;
  1. A transcrição da entrevista é de responsabilidade do entrevistador;

Apresentação Dossiê

  1. Apresentação

1.1 O corpo editorial da Revista Três [...] Pontos tem o prazer de convidar autoras e autores para a submissão de artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiência para compor a Edição 18.2: “Pluralidades e Singularidades: Marcadores Sociais da Diferença"

  1. Sobre a temática

2.1 Quem nunca ouviu? Quem nunca viu? Quem nunca foi? Quem nunca pode? É olhando as subjetividades e especificidades de cada grupo que coloca-se em foco o debate sobre os marcadores sociais da diferença. Definidos não por indicadores quantitativos, mas comprovados por eles, os ditos marcadores sociais são termos contrastivos, ou “categorias”, que se referem a um conjunto de variáveis com valores socialmente construídos que atuam nos processos de diferenciação social e de posicionamento dos sujeitos no mundo e em suas relações. 

Nesse sentido, a discussão em torno dessas “categorias” de diferença compreende o indivíduo como um sujeito formado por vivências discursivas nas quais gênero, classe, raça, entre outras, não são considerados meras características particulares ou independentes, mas fatores que se entrelaçam de maneira a produzir maior ou menor inclusão/exclusão social, a depender do quanto confrontam identidades sociais hegemônicas. Dito de outra forma, as desigualdades, preconceitos e estigmas, são produzidas dentro da configuração dos sistemas de classificação social e geram, para além, a constituição de corpos e identidades coletivas. 

Em termo de raça, ao ser compreendida como construção político-social, é uma categoria articulada à prática de hierarquização social de pessoas segundo a cor de sua pele e traços fenotípicos. Em termo de gênero, ao ser compreendido como o conjunto de ideais relativos ao imaginário sexual que pautam ações e trajeitos, faz-se uma categoria que recorta nas convenções de sexo atributos condizentes a alguém. Da mesma forma, sexualidade, classes, gerações, naturalidade, região ou localidade, profissão, idade…, entre outras, são todas marcas socialmente atribuídas que estabelecem níveis de segregação e possibilidades, apreendendo um processo de preconceitos interligados que podem ocorrer de forma escancarada ou silenciosa no cotidiano e são suscitado por narrativas tradicionais e reproduzidos, muitas vezes, em narrativas ficcionais.

Assim, abordar a questão dos marcadores sociais da diferença e das interseccionalidades diz respeito a entender suas raízes, consequências e imbricações que produzem e reproduzem desigualdades, resistências e confrontamento das opressões. Nesse sentido, ciente da relevância do estudo da temática, a Revista Três Pontos convida graduandos e recém-graduados a submeterem artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiência que tragam reflexões para as assimetrias produzidas em torno das diferenças.

 

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