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Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Não é necessário cadastro no sistema para a submissão de trabalhos.
  • O recebimento de trabalhos será feito unicamente via e-mail.
  • O recebimento de trabalhos será feito unicamente por meio do endereço de e-mail revistatrespontos@gmail.com.

Diretrizes para Autores

Obs: A mensagem sobre a obrigatoriedade do cadastro no site é uma mensagem padrão do sistema. Estamos fazendo as submissões dos trabalhos por e-mail.

1. Da submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com os critérios serão devolvidas aos autores. 

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". 
  • O autor precisa estar vinculado em um curso de Ciências Sociais ou áreas afins, ou ter encerrado seu vínculo em no máximo 1 ano. 
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word. 
  • A contribuição deve estar de acordo com as normas de publicação da revista 

1.2. O recebimento de trabalhos será feito unicamente por meio do endereço de e-mail revistatrespontos@gmail.com. 

  • Não é necessário cadastro no sistema para a submissão de trabalhos. 
  • O autor deve inserir no campo “assunto” do e-mail as palavras “Submissão de artigo” (ou o tipo do trabalho correspondente: ensaio, resenha, entrevista ou relato de experiência). 
  • O autor deverá inserir no e-mail o arquivo completo do trabalho em formato Word e um documento de comprovação do vínculo à graduação de todos os autores, como um comprovante de matrícula, histórico escolar ou diploma de graduação. 

Para os trabalhos em coautoria com orientadores é necessário inserir também um documento de comprovação de orientação. 

2. Das normas e diretrizes para submissão

2.1. A Revista Três [...] Pontos recomenda aos seus colaboradores que enviem seus trabalhos condizentes com as seguintes normas: 

  • O trabalho precisa se enquadrar em uma das 5 modalidades: artigos, ensaios, resenhas, entrevistas ou relatos de experiência. 
  • É permitida a autoria de, no máximo, 5 (cinco) graduandos(as). Não é permitida co-autoria com estudantes de pós-graduação ou professores(as) (a não ser em casos de orientação). 
  • Os trabalhos devem conter o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) na margem superior à direita. 
  • Os trabalhos devem conter uma identificação do curso de graduação, o nome da universidade seguido da sigla, e um email para contato do(s) autor(es) em nota de rodapé. (Exemplo: Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. E-mail: moraes@hotmail.com.). 
  • Os trabalhos deverão seguir as normas de formatação abaixo: 
  • Fonte: Times New Roman;  
  • Tamanho: 12;  
  • Espaçamento: entre linhas 1,5;  
  • Margens: 2,5 (todas);  
  • Alinhamento: justificado;  
  • Utilização de Grifos: 
    • Aspas (“ “): apenas para metáforas, transcrições e citações;  
    • Negrito: somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas e gráficos;  
    • Itálico: apenas para palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc., quando aparecerem no corpo do texto. Somente em casos excepcionais o itálico deve ser usado para ressaltar palavras e expressões, porém sugerimos que esse artifício seja evitado; 
    • Nunca utilizar sublinhado; 
  • As imagens (tabelas, quadros, figuras, ilustrações, gráficos e desenhos) que estiverem no corpo do texto devem  ser numeradas e legendadas, com indicação da fonte e acesso na legenda. Os e as proponentes devem apresentar permissão para uso de cada uma das imagens, ou indicar se gozam da condição de Domínio Público; 
  • Na submissão do trabalho, é pedido que insiram as imagens em arquivos separados do texto, como documentos suplementares, em alta resolução. Tabelas e quadros devem vir em Word, figuras e ilustrações devem vir em JPEG e gráficos e planilhas em Excel, com indicação de títulos e fontes;  
  • As referências bibliográficas e citações devem estar de acordo com as orientações técnicas recomendadas pela revista apresentadas a seguir. 

3. Das Orientações Técnicas

3.1. Citações e referências bibliográficas 

  • Citação de autores no texto: 
  • Um autor: No caso em que o nome do autor vem entre parênteses, este deve estar em letras maiúsculas e minúsculas, seguido de vírgula e o ano da publicação. Convém que também se indique a localização do trecho citado: 

Exemplos: (FIALHO, 2004, p. 15) ou (FIALHO, 2004, cap. 2) 

  • No caso da indicação do autor estar fora dos parênteses, o nome do autor não deve estar em letras maiúsculas, como no exemplo: 

Exemplo: Fialho (2004, p. 15)

  • No caso da existência de dois autores para a mesma publicação, a formatação segue o mesmo padrão mostrado acima, mas deve haver o acréscimo da letra “&”, no caso da menção feita entre parênteses: 

Exemplos: Nunes e Silame (2006) ou (Nunes & Silame, 2006); 

  • Três ou mais autores: até três autores, todos devem ser referenciados: 

Exemplos: Martins, Jorge e Marinho (1972) ou (Martins, Jorge e Marinho, 1972); 

  • Mais de três autores: devem ser mencionados os três primeiros autores, seguidos da expressão “et al.” em itálico, acrescida da data e da página, conforme já mostrado: 

Exemplos: Jardim, Suzano, Jamil et al. (1965) ou (Jardim, Suzano, Jamil et al., 1965); 

  • Citação de trabalhos de diferentes autores: todos eles são mencionados, obedecendo-se a ordem alfabética ou cronológica, separados por ponto e vírgula:   

Exemplos: Atanasiu (1967); King (1965); Lirons (1955); Thomas (1973) ou (Atanasiu, 1967; King, 1965; Lirons, 1955; Thomas, 1973); 

  • Citações de diversos documentos de mesmos autores publicados em um mesmo ano: são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas do alfabeto após a data, e sem espacejamento: 

Exemplo: Carraro (1973a); Carraro (1973b);

  • Coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data: acrescentar as iniciais de seus prenomes: 

Exemplo: Barbosa, N. (1958); Barbosa, R. (1958); 

  • Citação de citação: identificar a obra diretamente consultada. A expressão latina apud significa citado por, conforme, segundo: 

Exemplos: Silva apud Pessoa (1980) ou (Silva apud Pessoa, 1980); 

  • Citação onde conste a numeração das páginas utilizadas: acrescentar uma vírgula após o ano da publicação, seguindo de “p.”, espacejamento e o número da página. No caso em que a citação ocupa duas páginas na publicação original, então utiliza-se o hífen entre os números das páginas: 

Exemplos: (Barbosa, 2006, p. 45) ou (Barbosa, 2006, p. 46-47)

3.2. Transcrição textual de parte da obra: 

  • Citação: é a menção no texto de uma informação colhida de outra fonte. Pode ser direta, indireta e citação de citação. 
  • Citação direta: é a cópia exata ou transcrição literal de outro texto (leis, decretos, regulamentos, fórmulas científicas, palavras ou trechos de outro autor). O tamanho de uma citação determina sua localização no texto da seguinte forma: 
  •  Até 3 linhas: deve ser contida entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.  

Exemplo: De acordo com Faria (2003, p. 32), “A essa determinação, Pêcheux denomina de formação ideológica [...]”. 

  • Mais de 3 linhas: deve ser destacada com um recuo da margem esquerda (4 cm), entre aspas e em itálico, tamanho 10. 

Exemplo: 

De acordo com Borges (2003, p. 45), 

“Pelos dados do IBPT, os contribuintes brasileiros pagaram aos governos federal, estaduais e municipais a soma de R$ 546,97 bilhões no ano passado (R$ 482,36 bilhões em2002). Esse valor indica que a carga sobre o PIB cresceu 0,23 ponto percentual em 2003 em relação a 2002. Com base nesse aumento, a carga tributária do ano passado será de 36,68% do PIB estava em 36,45% em 2002”. 

  • Em citações diretas, o ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação: 

Exemplo: Para Burke e Ornstein (1999, p. 114): “Era fácil para a Igreja controlar um mundo iletrado, principalmente por meio de suas comunidades monásticas e bispos”. 

  • Supressões, acréscimos e comentários: utilizar colchetes [ ] 

Exemplo: “Esta [a cultura humana] só desenvolveu-se porque o homem tem a faculdade linguística por excelência. Isto é, o homem necessita de significados para viver [...]” 

  • Ênfase em trechos da citação: indicar com a expressão “grifo nosso” ou “grifo próprio” entre parênteses, após a chamada da citação.  
    • ATENÇÃO: Não se usa mais “grifo do autor” 
  • Citação em língua estrangeira: Quando houver uma citação em idioma estrangeiro, (original), faz-se uma citação direta. Nesse caso indica-se a tradução em nota de rodapé. Sugerimos minimizar esse uso, e optar, quando existir, por referências em português. 
  • Tradução: Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir após a chamada da citação, a expressão: tradução nossa, entre parênteses. 

Exemplo: (Belkin, 1982, tradução nossa). 

  • Notas de rodapé: as notas de rodapé destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações que não são incluídas no texto para não interromper a sequência lógica da leitura. Sugerimos que tais notas sejam pouco utilizadas. 

3.3. Referências bibliográficas 

  • Para a elaboração das referências bibliográficas solicitamos que seja seguida uma padronização própria da Revista Três [...] Pontos. As regras gerais são as seguintes: 
    • Alinhamento de texto: à esquerda 
    • Espaçamento: simples entre linhas 
    • Fonte: Times New Roman.
    • Tamanho: 12 
    • Ordem: Alfabetica e NÃO numerada 
    • E o mais importante: espaço de uma linha em branco entre duas referências 
  • Livro: SOBRENOME (em caixa alta), Nome. Título da obra (em negrito): Subtítulo (se houver). Número da edição, (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação da obra. (Obs: No caso de 2 autores, separá-los com “&”. No caso de três autores, separá-los com ponto e vírgula “;”. No caso de mais de três autores, separá-los com ponto e vírgula “;” seguidos de et al). 

Exemplo: SACHS, Ignacy. Ecodesenvolvimento, crescer sem destruir. 2ª edição. São Paulo: Vértice, 1986. 

  • Artigo: SOBRENOME (em caixa alta), Nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista (em negrito), Local de publicação, número, volume, páginas inicial-final, data de publicação. 

Exemplo: REIS, E. Elites Agrárias, State-Building e Autoritarismo. Dados. Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 275-96, 1982. 

  • Monografias, dissertações ou teses: SOBRENOME (em caixa alta), Nome. Título (em negrito): Subtítulo (se houver). Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (tese, dissertação ou monografia) área de concentração (em parênteses) – Instituição, Local, ano da defesa.  

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Educação – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. 

  • Sites: NOME DO AUTOR OU ORGANIZAÇÃO (em caixa alta). Nome do site (em negrito), ano. Ementa (descrição). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano. 

Exemplo: METTZER. Site do Mettzer, 2020. A plataforma para desenvolver seus trabalhos e pesquisas acadêmicas. Disponível em: https://www.mettzer.com/. Acesso em: 18 nov. 2020. 

OBS: Pedimos que atentem para o fato de que só devem utilizar nas Referências Bibliográficas as obras citadas no corpo do texto. 

IMPORTANTE: Todas as normas não mencionadas neste regulamento deverão seguir o padrão ABNT. 

Artigos

Os Artigos apresentados deverão seguir conforme as orientações:

  • Mínimo de 25 mil caracteres com espaço e máximo 45 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  • Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.500 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave; 
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words); 
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;

Resenhas

As Resenhas apresentadas deverão seguir conforme as orientações:

  • As obras resenhadas deverão ser relevantes para as Ciências Sociais e áreas afins, recomendamos que sejam obras recentes que apontem discussões inovadoras;
  • Mínimo de 8 mil caracteres com espaço e máximo de 15 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, gráficos, tabelas e imagens;
  • É necessário construir um título diferente da obra resenhada;
  • É necessário inserir a referência da obra resenhada abaixo do nome completo do autor da resenha, constando: SOBRENOME, Nome. Título da obra resenhada em negrito: subtítulo sem negrito. Local de publicação: Editora, Ano. Número de páginas;

 

Ensaios

Os Ensaios apresentados deverão seguir conforme as orientações:

  • Mínimo de 20 mil caracteres com espaço e máximo de 30 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  • Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.500 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave; 
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words); 
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;.

Relato de Experiência

Os Relatos de Experiências apresentados deverão seguir conforme as orientações:

  • Os relatos de experiência supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas centrais do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos;
  • Mínimo de 10 mil caracteres com espaço e máximo 25 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  • Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.300 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave;
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words);
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;
  • Para relatos de experiência não é necessária a apresentação de referencial bibliográfico, entretanto, se o(a) autor(a) fizer citação ao longo do texto, esta deve ser incluída nas referências;
  • Recomendamos que o relato siga a seguinte estrutura: introdução, objetivos, metodologias, descrição do contexto e procedimentos, resultados observados e considerações finais;

 

Entrevistas

As Entrevistas apresentadas deverão seguir conforme as orientações:

  1. As entrevistas devem ter o objetivo de expor a opinião do entrevistado, como também de explorar a complexidade do debate em questão. As entrevistas visam, sobretudo, obter pronunciamentos que estejam propensos a analisar aspectos favoráveis e desfavoráveis do tema abordado;
  2. Mínimo de 8 mil caracteres com espaço e máximo de 15 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  3. Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.000 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave;
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words);
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;
  1. Breve introdução com informações básicas sobre o tema;
  • Recomendamos que a introdução responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”;
  • É necessário que a introdução contenha dados sobre o(a) entrevistado(a), com informações sobre o currículo, instituição a qual está afiliado, produção científica resumida e formação acadêmica;
  • Também é necessário que o entrevistador deve situe seu lugar de fala, contexto e interesse sobre o assunto;
  1. As entrevistas devem ter um mínimo de 8 questões;
  2. É necessário que o autor envie a autorização digitalizada do(a) entrevistado(a), concordando com a publicação do material;
  1. A transcrição da entrevista é de responsabilidade do entrevistador;

Apresentação Dossiê

  1. Apresentação

1.1 O corpo editorial da Revista Três [...] Pontos tem o prazer de convidar autoras e autores para a submissão de artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiência para compor a Edição 18.2: “Pluralidades e Singularidades: Marcadores Sociais da Diferença"

  1. Sobre a temática

2.1 Quem nunca ouviu? Quem nunca viu? Quem nunca foi? Quem nunca pode? É olhando as subjetividades e especificidades de cada grupo que coloca-se em foco o debate sobre os marcadores sociais da diferença. Definidos não por indicadores quantitativos, mas comprovados por eles, os ditos marcadores sociais são termos contrastivos, ou “categorias”, que se referem a um conjunto de variáveis com valores socialmente construídos que atuam nos processos de diferenciação social e de posicionamento dos sujeitos no mundo e em suas relações. 

Nesse sentido, a discussão em torno dessas “categorias” de diferença compreende o indivíduo como um sujeito formado por vivências discursivas nas quais gênero, classe, raça, entre outras, não são considerados meras características particulares ou independentes, mas fatores que se entrelaçam de maneira a produzir maior ou menor inclusão/exclusão social, a depender do quanto confrontam identidades sociais hegemônicas. Dito de outra forma, as desigualdades, preconceitos e estigmas, são produzidas dentro da configuração dos sistemas de classificação social e geram, para além, a constituição de corpos e identidades coletivas. 

Em termo de raça, ao ser compreendida como construção político-social, é uma categoria articulada à prática de hierarquização social de pessoas segundo a cor de sua pele e traços fenotípicos. Em termo de gênero, ao ser compreendido como o conjunto de ideais relativos ao imaginário sexual que pautam ações e trajeitos, faz-se uma categoria que recorta nas convenções de sexo atributos condizentes a alguém. Da mesma forma, sexualidade, classes, gerações, naturalidade, região ou localidade, profissão, idade…, entre outras, são todas marcas socialmente atribuídas que estabelecem níveis de segregação e possibilidades, apreendendo um processo de preconceitos interligados que podem ocorrer de forma escancarada ou silenciosa no cotidiano e são suscitado por narrativas tradicionais e reproduzidos, muitas vezes, em narrativas ficcionais.

Assim, abordar a questão dos marcadores sociais da diferença e das interseccionalidades diz respeito a entender suas raízes, consequências e imbricações que produzem e reproduzem desigualdades, resistências e confrontamento das opressões. Nesse sentido, ciente da relevância do estudo da temática, a Revista Três Pontos convida graduandos e recém-graduados a submeterem artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiência que tragam reflexões para as assimetrias produzidas em torno das diferenças.

 

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