Aller directement au menu principal Aller directement au contenu principal Aller au pied de page

Artigos

v.10, n.2, 2013

Alô, alô, o som chegou! A cinematogra a latino-americana na transição entre o cinema silencioso e o cinema sonoro

  • João Paulo Pugin
Soumis
juillet 6, 2016
Publiée
2016-07-06

Résumé

Este trabalho apresenta a relação da música popular latino-americana com o cinema no período de transição do cinema silencioso ao cinema sonoro, partindo da análise comparativa entre duas obras fílmicas que utilizaram maneiras peculiares para atrelar o antes utópico som às consideradas paixões na- cionais do rádio. São elas: ¡Tango!, de Luis Moglia Barth, e Alô, alô, carnaval, de Adhemar Gonzaga e Wallace Downey. Por meio de extensa pesquisa bibliográca, enriquecida a análise fílmica, buscando explanar a recepção, por parte do público, da nova tecnologia, as maneira de produção e estratégias para delização do público nacional, chega-se até as maneiras em que as tentativas de recuperação do espectador serviram de alavanca política, entremeada por um forjado discurso nacionalista. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.