A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PRIMEIRO CICLO EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/2238-037X-trabedu-v28n3-13540Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Educação anos iniciais, Processo de BolonhaResumo
O artigo expõe a reorganização e a nova estrutura curricular dos cursos de formação de professores para o 1º Ciclo de Ensino Básico em Portugal, após a implementação do Processo de Bolonha, tendo como objetivos apresentar as mudanças concretizadas e fomentar reflexões críticas em relação ao tema. O estudo fundamenta-se na pesquisa qualitativa e adota um percurso metodológico baseado nas pesquisas bibliográfica e documental. Buscamos refletir sobre a formação docente a partir do percurso curricular em vigor e da perspectiva de autores portugueses sobre as alterações curriculares e paradigmáticas trazidas pelo pacto. Percebemos a consolidação das orientações de Bolonha sob divergências de opiniões acerca de suas vantagens e desvantagens na formação inicial docente para os anos iniciais da Educação Básica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Sílvia de; FARIA, Ercília. Instituições de formação e classificações dos docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. In: Conselho Nacional de Educação. Formação Inicial de Professores. Universidade do Algarve, 2015, p. 22-84.
CAVACO, Maria Helena. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, António. Profissão professor, Porto: Porto Editora, 1999, p. 155-191.
CENCI, Angelo Vitório; DALBOSCO, Claudio Almir. Educação Superior e formação humana: um diálogo com Pedro Goergen. Filosofia e Educação, Campinas/SP, v.8, n.2, p. 141-167, jun./set. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647118/14056. Acesso em: 19 mar. 2019.
DECLARAÇÃO DE BOLONHA. 1999. Disponível em: http://www.abc.org.br/wpcontent/uploads/2009/09/www.ufabc_.edu_.br_images_stories_pdfs_declaracaodebolonhaportugues.pdf.Acesso em: 30 ago. 2017.
EUROPEAN ASSOCIATION FOR QUALITY ASSURANCE IN HIGHER EDUCATION (ENQA).Disponível em: https://enqa.eu. Acesso em: 19 maio 2019.
ESTEVE, João M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, António. Profissão professor, Porto: Porto Editora, 1999, p. 93-124.
FERREIRA, Carlos Alberto Alves. Uma abordagem à avaliação das aprendizagens na formação de professores no contexto de Bolonha. Avaliação, Campinas; Sorocaba/SP, v.18, n. 3, p. 685-707, nov. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v18n3/09.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.
FORMOSINHO, João. A academização da formação de professores. In: FORMOSINHO, João (Org.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto editora, 2009. p.73-92.
GALEGO, Carla. Políticas educativas e ensino superior. Análise da internacionalização no contexto de trabalho da profissão acadêmica em Portugal. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas/SP, v. 2, n. 1, p. 10-30, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view-/8650535/16746. Acesso em: 11 maio 2018.
GOERGEN, Pedro. Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade. Educar, Curitiba/PR, n. 37, p. 59-76, maio/ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n37/a05n37.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.
LEAL, Ana Rita; LEITE, Carlinda. Políticas da formação inicial de professores, em Portugal, decorrentes de Bolonha: posições da comunidade científica. Interritórios. Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru/PE, v.3, n.4, 2017. p.5-30. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322747056_Politicas_da_Formacao_Inicial_de_Professores_em_Portugal_Decorrentes_de_Bolonha_posicoes_da_comunidade_cientifica. Acesso em: 15 jan. 2019.
LEITE, Carlinda. (2012). A formação inicial de professores no quadro dos compromissos de Bolonha – contributos para uma reflexão sobre o que foi instituído em Portugal. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte/MG, v.4, n.7, p.10-18. jul./dez. 2012. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 20 maio 2018.
LEITE, Carlinda. Políticas de formação de professores do ensino básico em Portugal: uma análise focada no exercício da profissão. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 11, n. 26, 2014,
LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. A formação inicial de professores em Portugal: para uma reflexão sobre o modelo decorrente do Processo de Bolonha. In LOPES, Amélia (Org.). Formação inicial de professores e de enfermeiros: identidades e ambientes. Lisboa: Mais Leituras, 2013, p. 55-67.
LEITÃO, Álvaro; ALARCÃO, Isabel. Para uma nova cultura profissional: uma abordagem da complexidade na formação inicial de professores do 1º CEB. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 2, n.19, 2006, p. 51-84. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v19n2/v19n2a04.pdf. Acesso em: 10 fev. 2019.
LIMA, Licínio C. Sobre a educação cultural e ético-política dos professores. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 143-156, jul./set. 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/-46864/29228. Acesso em: 30 mar. 2019.
MACHADO, Liliane Campos. Formação, saberes e práticas de formadores: um estudo em cursos de licenciatura em história e pedagogia. 2009. 292f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, MG, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13618/1/T%20liliane.pdf. Acesso em: 22 jun. 2018.
MARTINS, Isabel. Painel: os acordos de Bolonha e os desafios da formação inicial de professores. Depoimento de Isabel Martins. Revista de Educação, Lisboa, v.15, n. 1, p.5-10, 2006.
MENDES, Bruno Alexandre Marques Monteiro. Bolonha: um novo paradigma, uma nova aprendizagem? - O que nos dizem os Relatórios de Concretização do Processo de Bolonha. 2010. 273f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Porto, Porto, 2010.
MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria do Céu. Formação inicial de professores: a supervisão pedagógica no âmbito do processo de Bolonha. Lisboa: Edições Símbalo, 2017.
MOURAZ, Ana; LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. A formação inicial de professores em Portugal decorrente do processo de Bolonha: uma análise a partir do “olhar” de professores e de estudantes. Revista portuguesa de pedagogia, v. 2, n. 46, p. 189-209, 2012. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1744/1120. Acesso em: 12 abr. 2018.
NÓVOA, António. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, n. 350, p. 203 -218. set./dez. 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.mec.es-/re350/re350_09.pdf. Acesso em: 24 abr. 2018.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, v. 47, n.166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 30 mar. 2019.
NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.
PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. O Processo de Bolonha e a formação do espaço europeu de educação superior - EEES: 10 anos da reforma universitária europeia. In: PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Reforma universitária e a construção do espaço europeu de educação superior: análise de uma década do Processo de Bolonha. Campinas, SP: Mercado das letras, 2011. p. 17-37.
PORTUGAL.. Lei nº 49/2005, de 30 de agosto de 2005. Diário da República, Lisboa, 2005. Disponível em: https://dre.pt/application/file/245260. Acesso em: 13 maio 2018.
PORTUGAL. Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março de 2006. Diário da República, Lisboa. Disponível em: https://dre.pt/application/file/671482. Acesso em: 15 maio 2018.
PORTUGAL. Decreto-Lei nº 62/2007, de 10 de setembro de 2007. Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, 2007. Disponível em: <http://www.mctes.pt/docs/ficheiros/RJIES.pdf>. Acesso em: 17 maio 2018.
PORTUGAL Lei nº 79/2014, de 14 de maio de 2014. Diário da República, Lisboa, 2014. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/25344769. Acesso em: 18 maio 2018.
RASCO, José Félix Ângulo. A educação e o currículo no espaço europeu: internacionalizar ou globalizar? In: SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 403-418.
REIS, Pedro Rocha dos; CAMACHO, George. A avaliação da concretização do processo de Bolonha numa instituição de ensino superior portuguesa. Revista Española de Educación Comparada. v. 15, p. 41-59, 2009.
ROLDÃO, Maria do Céu. Bolonha e a profissionalidade docente: perder ou ganhar uma oportunidade histórica? Revista de Educação, Lisboa, v.15, n. 1, p.37-56, 2006.
VIEIRA, Mônica Duarte; DAMIÃO, Maria Helena. Formação Inicial de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: Requisitos de Ingresso, Planos de Estudos e Perfis de Docência. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano 47-I, p. 127-156, 2013. Disponível em: http://www.sc.ehu.es/sfwseec/reec/reec15/reec1503.pdf. Acesso em: 15 maio 2019.
WOODS, Peter. Aspectos da criatividade do professor. In: NÓVOA, António. Profissão professor, Porto: Porto Editora, 1999, p. 125-154.