A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PRIMEIRO CICLO EM PORTUGAL / The formation of the first cycle teachers in Portugal

  • Claudia Gurgel de Vasconcelos Rincon Universidade de Brasília
  • Catia Piccolo Viero Devechi Universidade de Brasília
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Educação anos iniciais, Processo de Bolonha, Initial teachers formation, Elementary education, Bologna process

Resumo

O artigo expõe a reorganização e a nova estrutura curricular dos cursos de formação de professores para o 1º Ciclo de Ensino Básico em Portugal, após a implementação do Processo de Bolonha, tendo como objetivos apresentar as mudanças concretizadas e fomentar reflexões críticas em relação ao tema. O estudo fundamenta-se na pesquisa qualitativa e adota um percurso metodológico baseado nas pesquisas bibliográfica e documental. Buscamos refletir sobre a formação docente a partir do percurso curricular em vigor e da perspectiva de autores portugueses sobre as alterações curriculares e paradigmáticas trazidas pelo pacto. Percebemos a consolidação das orientações de Bolonha sob divergências de opiniões acerca de suas vantagens e desvantagens na formação inicial docente para os anos iniciais da Educação Básica.

ABSTRACT

This article presents the reorganization and the new curricular structure of the courses on the formation of teachers for the First Cycle of Basic Education in Portugal, after the implementation of the Bologna Process, aiming to present the realized changes in order to promote critic reflections in relation to the theme. This is based on qualitative research and adopts a methodologic perspective stablished on bibliographic and documental research. The teacher training was analyzed considering the actual curricular course and Portuguese authors’ perspective on the curricular changes and paradigms raised up by the pact. We noticed the Bologna guidelines consolidation under discussion on the advantages and drawbacks on the initial teacher formation for the first years of elementary school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores (GEFFOP).

Publicado
2019-12-11
Como Citar
RINCON, C. G. DE V.; DEVECHI, C. P. V. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PRIMEIRO CICLO EM PORTUGAL / The formation of the first cycle teachers in Portugal . Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 3, p. 51-67, 11 dez. 2019.
Seção
ARTIGOS