Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Trabalho & Educação é um periódico quadrimestral, publicado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem por objetivos centrais:

  • Favorecer o intercâmbio entre os pesquisadores do campo de pesquisa em Trabalho e Educação e seus respectivos eixos temáticos em âmbito nacional e internacional;
  • Estimular os vínculos do campo de pesquisa em Trabalho e Educação com a Sociedade Civil.

A iniciativa de publicação parte da premissa de que a Revista contribua para o debate em relação às problemáticas próprias do campo de pesquisa em Trabalho e Educação, para a divulgação e socialização do conhecimento produzido nesse campo e para a formação acadêmica de docentes e pesquisadores da Área da Educação. Dentre outras, as problemáticas a seguir:

  • Educação Profissional e Tecnológica
  • Trabalho e Profissionalização Docente
  • Movimentos Sociais, Sindicatos, Trabalho e Educação
  • Trabalho, Políticas Públicas e Formação Humana
  • Linguagem e Trabalho
  • Filosofia e Trabalho
  • Educação a Distância
  • Tecnologias e Trabalho Docente
  • Educação e Trabalho
  • Trabalho e Educação no Campo
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Formação de Trabalhadores
  • Ergologia, Ergonomia, Análise da Atividade do Trabalho
  • Formação de Professores
  • Condições de Trabalho e Saúde do Trabalhador
  • Saberes, Valores e Competências no Trabalho

Na análise dos trabalhos submetidos à publicação na revista é considerada, entre outros aspectos sua contribuição ao debate das temáticas e à produção do conhecimento no campo de pesquisa em Trabalho & Educação.

Os manuscritos submetidos à Trabalho & Educação são previamente avaliados pela Comissão Editorial, que verifica a sua pertinência ao escopo da revista e à respectiva seção proposta, e os submete ao programa de verificação de plágio e autoplágio Plagius Detector. Caso seja verificada a prática de plágio por parte dos (as) autores (as) na fase de avaliação a submissão deverá ser arquivada. Caso seja identificado plágio em um artigo já publicado na revista, o mesmo passará por uma investigação preliminar e, caso necessário, o Editor Chefe solicitará a retratação dos responsáveis e eliminará permanentemente o artigo da edição da revista. Os responsáveis pelo plágio não poderão publicar novamente em Trabalho & Educação.

Aqueles que responderem aos critérios editoriais são encaminhados para a avaliação do tipo duplo-cega realizada pelos pares. Os(as) avaliadores(as) possuem o título de doutor(a) e pertencem a alguma instituição científica nacional ou internacional. Os nomes dos(as) autores(as), dos(das) pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo. A revista publicará anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à publicação devem ser inéditos para publicação em periódicos e as submissões de textos que estiverem em processo de análise em outro veículo serão desconsideradas.

A revista Trabalho & Educação publica, sobretudo, trabalhos em língua portuguesa. Os originais submetidos para publicação, no entanto, poderão ser redigidos também em espanhol, francês ou inglês. Os trabalhos submetidos nas línguas francesa e inglesa -- já revisados em seu idioma de origem -- , uma vez aprovados e sendo inéditos, serão traduzidos para o português, revistos pelas(os) autores(as) e publicados em espelho, ou seja: no idioma de origem e em correspondente tradução em português. Os artigos em língua espanhola serão publicados no idioma de origem, atendidas as Normas de Publicação.

Nesse processo, os autores são responsáveis pela originalidade e pela veracidade do conteúdo apresentado nos trabalhos, sendo que as revisões ortográfica, gramatical e bibliográfica deverão ser feitas antes da submissão dos textos para publicação, observando as normas de publicação da revista. Uma primeira análise das submissões verificará sua adequação a essas Normas, sendo recusados e os autores orientados a proceder nova submissão, caso ainda seja de seu interesse.

A(o) primeira(o) autor(a) será notificada(o) assim que o texto submetido for encaminhado para avaliação. Esta será realizada sem identificação dos autores, mediante a análise de dois pareceristas da área relacionada à problemática tratada. No caso de divergências, um terceiro parecerista será consultado. Uma notificação acerca do parecer final deverá ser enviada e, em caso de parecer condicionado a modificações no texto, o autor terá um prazo estipulado pelo editor responsável para enviar as modificações, consideradas as demandas apresentadas. O referido texto será, automaticamente, considerado não publicável, caso não sejam cumpridos os prazos acordados.

 

Política de Acesso Livre 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Qualis Periódicos/CAPES (Quadriênio 2013-2016)

Fonte: Plataforma Sucupira/Qualis, 2019.

Licenciamento de Conteúdo

A revista Trabalho & Educação  adota a política de licenciamento de seu conteúdo pelo Creative Commons, sob a licença: Creative Commons Atribuição 4.0 BY Internacional

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
  • Adaptar — alterar, modificar ou adaptar o material para qualquer fim.

De acordo com as seguintes condições:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo de maneira razoável, mas de maneira alguma que sugira que a revista Trabalho & Educação endossa você ou o uso dado ao material.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outras pessoas de fazerem algo que a licença permita.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Indexadores da Revista

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC (http://portal.inep.gov.br/pesquisathesaurus)

DIADORIM/IBICT – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras. (http://diadorim.ibict.br)

DOAJ – Directory of Open Access Journals. (https://doaj.org/)

SEER/IBICT – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://seer.ibict.br)

SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras (http://www.sumarios.org)

EBSCO – EBSCO/ Estados Unidos (http://www.ebsco.com)

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Alemanha (http://ezb.uni-regensburg.de)

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México). (http://www.iisue.unam.mx/seccion/bd_iresie/)

LATINDEX (UNAM) – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal (http://www.latindex.unam.mx)

LATINREV (FLACSO) – – Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades de FLACSO (Argentina)(https://www.flacso.org.ar/latinrev/)

OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (http://www.oei.es/br35.htm)

OASISBR – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (http://oasisbr.ibict.br/vufind/)