Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X é um periódico quadrimestral, publicado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem por objetivos centrais:
- Favorecer o intercâmbio entre os pesquisadores do campo de pesquisa em Trabalho e Educação e seus respectivos eixos temáticos em âmbito nacional e internacional;
- Estimular os vínculos do campo de pesquisa em Trabalho e Educação com a Sociedade Civil.
A iniciativa de publicação parte da premissa de que a Revista contribua para o debate em relação às problemáticas próprias do campo de pesquisa em Trabalho e Educação, para a divulgação e socialização do conhecimento produzido nesse campo e para a formação acadêmica de docentes e pesquisadores da Área da Educação. Dentre outras, as problemáticas a seguir:
|
|
Na análise dos trabalhos submetidos à publicação na revista é considerada, entre outros aspectos sua contribuição ao debate das temáticas e à produção do conhecimento no campo de pesquisa em Trabalho & Educação.
Os manuscritos submetidos à Trabalho & Educação são previamente avaliados pela Comissão Editorial, que verifica a sua pertinência ao escopo da revista e à respectiva seção proposta, e os submete ao programa de verificação de plágio e autoplágio Plagius Detector. Caso seja verificada a prática de plágio por parte dos (as) autores (as) na fase de avaliação a submissão deverá ser arquivada. Caso seja identificado plágio em um artigo já publicado na revista, o mesmo passará por uma investigação preliminar e, caso necessário, o Editor Chefe solicitará a retratação dos responsáveis e eliminará permanentemente o artigo da edição da revista. Os responsáveis pelo plágio não poderão publicar novamente em Trabalho & Educação.
Aqueles que responderem aos critérios editoriais são encaminhados para a avaliação do tipo duplo-cega realizada pelos pares. Os(as) avaliadores(as) possuem o título de doutor(a) e pertencem a alguma instituição científica nacional ou internacional. Os nomes dos(as) autores(as), dos(das) pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo. A revista publicará anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos submetidos à publicação devem ser inéditos para publicação em periódicos e as submissões de textos que estiverem em processo de análise em outro veículo serão desconsideradas.
A revista Trabalho & Educação publica, sobretudo, trabalhos em língua portuguesa. Os originais submetidos para publicação, no entanto, poderão ser redigidos também em espanhol, francês ou inglês. Os trabalhos submetidos nas línguas francesa e inglesa -- já revisados em seu idioma de origem -- , uma vez aprovados e sendo inéditos, serão traduzidos para o português, revistos pelas(os) autores(as) e publicados em espelho, ou seja: no idioma de origem e em correspondente tradução em português. Os artigos em língua espanhola serão publicados no idioma de origem, atendidas as Normas de Publicação.
Nesse processo, os autores são responsáveis pela originalidade e pela veracidade do conteúdo apresentado nos trabalhos, sendo que as revisões ortográfica, gramatical e bibliográfica deverão ser feitas antes da submissão dos textos para publicação, observando as normas de publicação da revista. Uma primeira análise das submissões verificará sua adequação a essas Normas, sendo recusados e os autores orientados a proceder nova submissão, caso ainda seja de seu interesse.
A(o) primeira(o) autor(a) será notificada(o) assim que o texto submetido for encaminhado para avaliação. Esta será realizada sem identificação dos autores, mediante a análise de dois pareceristas da área relacionada à problemática tratada. No caso de divergências, um terceiro parecerista será consultado. Uma notificação acerca do parecer final deverá ser enviada e, em caso de parecer condicionado a modificações no texto, o autor terá um prazo estipulado pelo editor responsável para enviar as modificações, consideradas as demandas apresentadas. O referido texto será, automaticamente, considerado não publicável, caso não sejam cumpridos os prazos acordados.
Diretrizes Éticas e Boas P´raticas na Produção de Conteúdo Científico
A Revista Trabalho & Educação tem como princípio o cumprimento de boa conduta ética em todo o fluxo editorial, o que incide diretamente no trabalho dos (as) autores (as), editores (as) e pareceristas.
Tendo em vista a publicação de conteúdo científico de qualidade, os diferentes atores envolvidos na gestão dos manuscritos devem atender aos padrões éticos propostos pelo Comitê de Ética em Publicações – COPE (Committee on Publication Ethics) e pelo Diretório de Revistas de Acesso Aberto-DOAJ (Directory of Open Access Journals).
A Revista T&E observa a integridade dos dados, a conduta ética da investigação, bem como a divulgação de conflito de interesses relevantes. A confidencialidade e o anonimato, em todo o processo de revisão por pares, são garantidos. Os (As) editores (as) asseguram transparência e imparcialidade no fluxo editorial, primando pelas melhores práticas éticas na produção de conhecimento científico.
As decisões a respeito das publicações são de responsabilidade dos (as) Editores (as). Estes (as) se orientam pelas regras da Revista T&E no que concerne à difamação, infração de direitos autorais e plágio.
Prazo estimado de retorno para as submissões
Devido as condições de editoração da revista Trabalho & Educação, estimamos o prazo mínimo de até 06 (seis) meses para divulgação do resultado da avaliação e de até 18 (dezoito) meses para publicação do artigo aprovado.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Licenciamento de Conteúdo
A revista Trabalho & Educação adota a política de licenciamento de seu conteúdo pelo Creative Commons, sob a licença: Creative Commons Atribuição 4.0 BY Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — alterar, modificar ou adaptar o material para qualquer fim.
De acordo com as seguintes condições:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo de maneira razoável, mas de maneira alguma que sugira que a revista Trabalho & Educação endossa você ou o uso dado ao material.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outras pessoas de fazerem algo que a licença permita.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Qualis Periódicos/CAPES (Quadriênio 2017-2020)
ISSN |
Área de Avaliação |
Avaliação |
1516-9537 e 2238-037X |
Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Ciências Ambientais |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Comunicação e Informação |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Direito |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Economia |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Educação |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Engenharias III |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Ensino |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Interdisciplinar |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Linguística e Literatura |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Planejamento Urbano e Regional / Demografia |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Psicologia |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Saúde Coletiva |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Serviço Social |
A3 |
1516-9537 e 2238-037X |
Sociologia |
A3 |
Fonte: Plataforma Sucupira/Qualis, 2023.
Indexadores da Revista
BBE – Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC (http://portal.inep.gov.br/pesquisathesaurus)
DIADORIM/IBICT – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras. (http://diadorim.ibict.br)
DOAJ – Directory of Open Access Journals. (https://doaj.org/)
SEER/IBICT – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://seer.ibict.br)
SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras (http://www.sumarios.org)
EBSCO – Estados Unidos (http://www.ebsco.com)
EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Alemanha (http://ezb.uni-regensburg.de)
IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México). (http://www.iisue.unam.mx/seccion/bd_iresie/)
LATINDEX (UNAM) – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal (http://www.latindex.unam.mx)
LATINREV (FLACSO) – – Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades de FLACSO (Argentina)(https://www.flacso.org.ar/latinrev/)
OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (http://www.oei.es/br35.htm)
OASISBR – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (http://oasisbr.ibict.br/vufind/)