Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação em outra revista;
- Os dados referentes à autoria do trabalho submetido foram, devidamente, registrados no ato da submissão e não poderão ser alterados depois de iniciado o processo de avaliação, hipótese na qual a submissão será arquivada e devolvida;
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do texto do artigo submetido, conforme instruções das Diretrizes para Autores, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista para avaliação cega por pares;
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O texto segue os padrões de estilo e requisitos normativos e bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e será recusado caso essas diretrizes não sejam seguidas;
- Os arquivos para submissão estão em versão editável, com extensão .doc ou compatíveis e estão, obrigatoriamente, formatados de acordo com o modelo disponível em "Templates".
Diretrizes para Autores
A revista Trabalho & Educação não cobra quaisquer tipos de taxas de submissão e/ou de publicação dos(as) autores(as) e os direitos autorais dos trabalhos publicados são cedidos para acesso livre, sendo que os(as) autores(as) permanecem com o direito de publicar em outros periódicos ou livros, reconhecida e indicada a autoria e a publicação inicial nesta revista.
A revista Trabalho & Educação publica trabalhos originais que devem ser submetidos seguindo algumas orientações básicas e levando em conta, inicialmente, que devem ser inéditos e, preferencialmente, resultantes de pesquisa.
Na análise dos trabalhos submetidos à publicação na revista serão consideradas a sua inequívoca contribuição ao debate das problemáticas propostas e à produção do conhecimento no campo de pesquisa em Trabalho e Educação.
Ao submeter os trabalhos, os(as) autores(as) deverão indicar a seção para a qual estão submetendo, a saber: Artigos (Dossiê e demanda contínua), Resenhas, Resumos de Dissertações ou Teses e Entrevistas. As submissões na seção Artigos poderão ter, no máximo, 04 autores, sendo que, no mínimo, um(a) dos(as) autores(as) deverá possuir o título de Doutor(a). A critério da comissão editorial da revista Trabalho & Educação poderão ser aceitos submissões de artigos sem no mínimo um(a) doutor(a) desde que todos(as) os(as) outros(as) sejam mestres.
Cabe destacar que, como parte do processo de submissão, os originais devem ser encaminhados, exclusivamente, por meio da página eletrônica da revista, na qual será preciso que o(a) autor(a) esteja cadastrado(a), o que pode ser feito aqui.
Uma vez realizada a submissão, a pertinência para publicação do trabalho apresentado será avaliada pelo Conselho Editorial e pelos Editores, no que diz respeito à adequação ao perfil, à linha editorial da revista e às suas normas de publicação, e por pareceristas ad hoc, no que diz respeito ao conteúdo, à qualidade e à relevância, dentre outros critérios.
Sendo o trabalho aprovado para publicação, o primeiro autor será notificado.
As submissões deverão seguir as orientações abaixo especificadas.
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1º Passo
Cadastro do(a) autor(a) no sistema eletrônico da revista com a vinculação obrigatória do identificador digital ORCiD, o que pode ser feito aqui. Caso já esteja cadastrado(a) e tenha associado o respectivo ORCiD, basta acessar seu perfil e proceder à submissão. Para atualizar o cadastro com o código ORCiD ir em: Acesso -> Perfil -> Público -> ORCiD iD -> Salvar.
O ORCiD é um identificador digital gratuito que distingue a autoria evitando o problema de semelhança entre nomes. É obrigatório o preenchimento do código ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) referente a cada autor(a) e coautor(a) do trabalho.
2º Passo
Ao iniciar a submissão, devem ser indicados todos os dados de identificação de autoria nas telas que se sucedem.
Esses dados deverão ser, obrigatoriamente, digitados nos campos apropriados da página de cadastramento da submissão na revista, incluindo:
(a) nome completo do(a) autor(a) ou autores (as) (quando houver);
(b) endereço eletrônico válido para contato com a Revista e com leitores (as);
(c) breve descrição do currículo (resumo da biografia -- em torno de quatro linhas, indicando titulação/formação acadêmica e atuação profissional);
(d) filiação institucional (nome completo da instituição, cidade e estado).
Esses dados, obviamente, não devem constar do arquivo com o texto do artigo enviado para avaliação.
As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade e os direitos autorais são cedidos à revista para fins de publicação impressa e eletrônica.
3º Passo
O(a) autor(a) deverá submeter, além do documento com o texto a ser avaliado, outro documento suplementar. Portanto, a submissão caracteriza-se com o envio de dois documentos separados: o texto do artigo (sem as indicações de autoria); e um documento suplementar de acordo com as seguintes instruções:
No início do texto do artigo indicar apenas os títulos (português e inglês), o resumo/abstract e as palavras-chaves/keywords, sem identificação de autoria, evitando-se ainda quaisquer dados que o possam fazer, direta ou indiretamente, ao longo do texto. Um modelo pré-configurado pode ser acessado e baixado aqui e deve ser, obrigatoriamente, utilizado com condição para aceite da submissão.
Ainda no texto do artigo, informar (de preferência, em nota de rodapé):
(i) se foi apresentado ou publicado, anteriormente, em encontros e/ou outros eventos científicos;
(ii) se passou pela avaliação de Comitê de Ética em Pesquisa (COEP), quando for o caso;
(iii) se tem financiamento de órgãos e/ou agências de fomento e quais são eles;
(iv) se é resultante de pesquisa, indicando-a, expressamente.
No documento suplementar, indicar:
(i) o título do trabalho e sua tradução, em inglês, centralizados e como seriam publicados;
(ii) o(s) nome(s) completo(s) do(a) autor(a), ou dos(as) autores(as), tal como viriam no texto publicado (SOBRENOME, nome), abaixo dos títulos e alinhados(s) à direita;
(iii) para cada autor(a), uma nota de rodapé informando, no mínimo, a titulação/formação acadêmica e a instituição à qual está vinculado, além do cargo que ocupa. Quando o trabalho for escrito por mais de um(a) autor(a), é preciso ordená-los, com o(a) autor(a) principal em primeiro lugar. Caso seja adotado outro procedimento, explicitar a razão;
Pode-se acessar e baixar aqui um modelo pré-configurado para o documento suplementar de submissão.
As submissões fora das normas solicitadas para publicação atrasa e prejudica, sobremaneira, o processo de edição, e isso em relação à Revista e ao(a) próprio(a) autor(a). Por esse motivo, as submissões que não estiverem de acordo com as normas aqui solicitadas - incluída a formatação de texto no modelo disponível aqui - serão recusadas.
Os(a) autores(as) deverão verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir, além de submeterem o texto observando o uso adequado da linguagem, o emprego de um estilo de redação claro e coerente na exposição das ideias. A realização de uma revisão prévia, ortográfica, gramatical e de normas, é de responsabilidade do(a) autor(a).
Orientações para a formatação dos trabalhos
1. Artigos (demanda contínua ou Dossiê)
1.1. Ser texto inédito;
1.2. Os artigos deverão ser encaminhados sem indicação de autoria e conter:
(i) Título em versalete (ou caixa alta), fonte Arial 12 pt, com o máximo de 100 caracteres, no idioma do artigo, e tradução do mesmo em itálico, logo abaixo, na língua inglesa, devendo expressar, de forma clara e precisa, o seu conteúdo geral;
(ii) Resumo em português (ou espanhol) e Abstract em inglês, digitados em espaço simples, fonte Arial, tamanho 10 pt, indicando os objetivos, o objeto, o quadro teórico considerado, o tipo de pesquisa/estudo realizado e as conclusões, com extensão entre 800 e 1500 caracteres, seguidos, respectivamente, de três palavras-chave e três keywords separadas por ponto;
1.3. O corpo do texto deverá ter a extensão mínima de 15 e máxima de 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas (apenas as utilizadas no texto) e notas; deve ser digitado em páginas formato A4, margens 2,5 cm, utilizando-se fonte Arial, tamanho 12 pt, espaçamento 1,5, formatação de parágrafos sem recuo e enviado/apresentado em arquivo eletrônico editável com extensão .doc;
1.4. Alguns itens a serem observados na digitação dos textos:
(i) as aspas duplas devem ser utilizadas para citações, mas apenas nas diretas no corpo de texto - não usá-las em citações diretas em parágrafos recuados; e
(ii) itálico deve usado para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;
1.5. Notas, citações e referências em geral deverão ser formatadas de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2018) e as referências a autores no decorrer do texto deverão obedecer às seguintes formas:
(i) Autor (data) e/ou Autor (data, paginação);
(ii) para autores ao final de parágrafos e de citações literais as formas (AUTOR, data) e (AUTOR, data, paginação), respectivamente, tal como pode ser verificado nos artigos publicados no último número da Revista, disponível online;
1.6. As citações literais acima de três linhas devem ser formatadas em espaço simples, fonte Arial, tamanho 10 pt, parágrafo recuado e com a devida referência indicada ao final do mesmo, no formato (AUTOR, data, páginação) ou, caso o estilo de redação da(o) autor(a) permita, com a indicação prévia no corpo do texto no formato Autor (data, páginação);
1.7. Para a listagem de Referências, ao final dos textos, devem ser listadas apenas aquelas efetivamente utilizadas, digitadas em fonte Arial, 10 pt (também as notas de rodapé) e a indicação das obras utilizadas deve ser feita em negrito, tal como pode ser identificado nos artigos publicados no último número online. Alguns exemplos:
Artigo publicado em anais de eventos:
PRAXEDES, Luciana Amaral; SOUZA JUNIOR, Hormindo Pereira. A superação do Estado em István Mészáros como prerrogativa para a emancipação humana. In: II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo, 2018, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte: UFMG, 2018. p. 65-85.
Livro (obra completa):
MENEZES NETO, Antônio Júlio de. Movimentos Sociais e Educação: O MST e o Zapatismo entre a institucionalização e a autonomia. 1. ed. São Paulo: Editora Alameda Casa, 2017.
Capítulo publicado em livro:
ALVES, Antônio José Lopes. A cientificidade Marxiana nos Prolegomená de Lukács. In: VAISMAN, E.; VEDDA, M. (org.). Lukács: Estética e Ontologia. 1ed. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2014. p. 139-168.
Artigo publicado em periódico eletrônico:
CUNHA, Daisy Moreira. Gestão democrática versus autonomia decretada: dilemas atuais na administração da escola pública. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 31-59, 1997. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8889. Acesso em 22 out. 2020.
Dissertação de mestrado/tese de doutorado:
OLIVEIRA, Fernanda Márcia Carlos de. A política ambiental da indústria mineral: análises dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
1.8. Ilustrações, fotos, gráficos, desenhos, quadros, tabelas, etc. deverão restringir-se ao absolutamente necessário à clareza do texto e serem localizados o mais próximo possível do trecho em que são mencionados; todos esses elementos devem ser criados em preto e branco, não podendo ocupar mais do que 2/3 de uma página, além de numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte);
1.9. Um modelo/tutorial pré-configurado para o texto de submissão, deverá ser, obrigatoriamente, utilizado e pode ser acessado e baixado aqui.
2. Resumos de Dissertações e Teses
Os Resumos de Dissertações e Teses (e respectivas traduções em inglês ou francês ou espanhol) poderão ser submetidos em até um ano após a defesa. Devem vir acompanhados de suas respectivas palavras-chave e keywords e precedidos do título e respectiva tradução em língua inglesa, ter extensão máxima de 4 páginas, digitadas em formato A4, parágrafo único, fonte Arial, corpo 12, espaço simples e margens 2,5 cm, sem indicação de autoria e demais detalhes de identificação.
O documento da submissão de Resumo, pode ser baixado aqui.
3. Resenhas
As resenhas destinam-se à descrição, ao exame e ao julgamento de obra recente (não mais que 1 ano depois do lançamento da última edição) relacionada à área de interesse do campo de pesquisa Trabalho e Educação.
Deverão ser elaboradas de modo impessoal, contendo posicionamento de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possível demonstração de sua importância. Cada contribuição deverá seguir as mesmas especificações/orientações para os artigos (itens 1.1 a 1.9, acima) e situar-se entre 8 e 11 páginas.
Os textos deverão conter a referência bibliográfica completa no inicio; se for o caso, título no idioma original da resenha (português ou espanhol) e em inglês, nome e dados profissionais (instituição e titulação), bem como endereço eletrônico (e-mail).
4. Entrevistas
As propostas de entrevistas devem ser submetidas à Comissão Editorial para serem previamente analisadas e avaliadas sua pertinência para publicação em Trabalho & Educação.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE DOSSIÊ TEMÁTICO
Proposta de dossiê temático poderá ser apresentada por iniciativa da Comissão Editorial da revista Trabalho & Educação, que deverá lançar edital específico contendo as normas para sua elaboração, ou pode ser apresentada por iniciativa da comunidade acadêmica, de acordo com as normas a seguir.
A proposta de dossiê deverá ser encaminhada por e-mail: revista.nete@fae.ufmg.br à Comissão Editorial da revista Trabalho & Educação, que irá analisá-la de acordo com o escopo e política da revista.
A proposta de dossiê deve conter as seguintes informações:
- Título do dossiê proposto.
- Nome e currículo resumido dos(as) organizadores(as).
- Ementa e breve justificativa sobre o tema proposto.
- Lista com títulos e resumos dos artigos que comporão o dossiê. Os resumos deverão conter: apresentação do problema, procedimentos de pesquisa, principais resultados e principais referências.
- Nome e currículo resumido dos(as) autores(as) dos artigos que comporão o dossiê.
Não será aceita proposta cujo tema já tenha sido publicado em outros dossiês da revista Trabalho & Educação nos últimos cinco anos, salvo em casos especiais a serem avaliados pela comissão editorial.
A proposta de dossiê deve conter no mínimo 6 e no máximo 10 artigos de autores(as) vinculados(as) a diferentes instituições nacionais e internacionais. Pelo menos 1 desses artigos deve ser de autores(as) estrangeiros(as).
Não será aceita proposta de dossiê com mais de dois (2) autores(as) e/ou organizadores(as) da mesma instituição.
A proposta de dossiê deve se adequar à política editorial da revista Trabalho & Educação.
Deve haver clareza, coerência e organicidade dos artigos em relação à proposta como unidade temática.
Caso a proposta de dossiê seja aprovada pela comissão editorial da revista Trabalho & Educação, os autores deverão formatar os artigos conforme normas de submissão da revista e submetê-los por meio do sistema online, indicando a sessão DOSSIÊ para publicação, de acordo com os prazos definidos pela comissão editorial.
O dossiê deve ser composto somente por artigos.
Os artigos que compõem o dossiê deverão cumprir as mesmas normas editoriais previstas para a submissão via demanda contínua.
Os artigos submetidos serão avaliados pela comissão editorial segundo as mesmas regras e procedimentos adotados pela revista para os artigos de demanda contínua.
A comissão editorial poderá solicitar alterações e/ou exclusões de artigos do dossiê.
Os(as) organizadores(as) do dossiê deverão acompanhar a produção editorial do mesmo durante todas as etapas, para resolver questões relacionadas à revisão sugerida por pareceristas, correção gramatical e normalização dos artigos, bem como outras demandas relativas ao dossiê que surgirem ao longo do processo.
Os(as) organizadores(as) do dossiê deverão manter o sigilo durante o processo de avaliação por pares, conforme regras de avaliação cega, bem como assegurar o cumprimento dos prazos durante o processo de avaliação e editoração.
Os(as) organizadores(as) do dossiê ficarão encarregados(as) de preparar um texto de apresentação do dossiê, que comporá o editorial do número, além de um curto texto para divulgação em redes sociais.
Os(as) organizadores(as) do dossiê e os autores dos artigos não serão remunerados pela revista Trabalho & Educação.
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O Comitê Científico, o Conselho Editorial e os Editores se reservam o direito de sugerir alterações nos textos originais com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, contudo, o estilo e as posições dos autores, assim como realizarem pequenas alterações, visando à manutenção dos princípios de legibilidade e aceitabilidade da publicação. Da mesma forma, se reservam o direito de cancelar a publicação de artigos aprovados, cuja revisão final indique a necessidade de ajustes e estes não sejam realizados pelos autores no prazo determinado.
Quarentena de Autores
A revista Trabalho & Educação não publica colaborações do(s) mesmo(s) autor(es) na mesma edição consecutivamente. Somente após 18 meses, voltaremos aceitar uma nova submissão para novo processo de avaliação.
Declaração de Direito Autoral
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados à revista Trabalho & Educação serão usados, exclusivamente, para efeito dos processos inerentes à sua publicação, não sendo disponibilizados, em hipótese alguma, para outras finalidades ou a terceiros.