ATIVIDADE, SIGNIFICADOS E SENTIDOS

MEANDROS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2238-037X-trabedu-v28n3-14670

Palavras-chave:

Atividade de magistério, Motivação do professor, Valor social do trabalho

Resumo

Como entender os motivos pelos quais professoras concursadas da educação infantil têm se demitido voluntariamente dos seus cargos? Podem os conceitos de atividade, significado social e sentido pessoal advindos da teoria histórico-cultural contribuir para responder a essa pergunta? Para entrever tal possibilidade realizou-se uma revisão teórica em textos de Vigotski e Leontiev, que abordam tais conceitos. Os resultados obtidos são apresentados neste artigo e se mostraram pertinentes para apoiar o desenvolvimento de pesquisa empírica sobre a exoneração voluntária de professoras da educação infantil municipal. Trata-se de uma investigação destinada a analisar as referências dessas professoras sobre significados sociais a respeito dessa docência e os sentidos que essa atividade tem para elas.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

FERREIRA , M. B. C.; MACHADO, L. R. de S. ATIVIDADE, SIGNIFICADOS E SENTIDOS: MEANDROS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 3, p. 179–195, 2019. DOI: 10.17648/2238-037X-trabedu-v28n3-14670. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/14670. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS