AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA EM JOHN DEWEY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.19618

Palavras-chave:

John Dewey, Educação Integral, Educação Integrada, Liberalismo

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir os conceitos de Educação Integral e Educação Integrada em três obras de John Dewey (1859-1952): “Liberalismo, Liberdade e Cultura”; “Democracia e Educação” e “Experiência e Educação”, todas da década de 1930. Para apreender os conceitos de Educação Integral e Integrada, considerou-se a relação com os seguintes conceitos deweyanos: educação e democracia; educação e contradições sociais; educação moral e formação de hábitos morais e intelectuais; ensino e experiência; educação e liberdade individual; educação e trabalho, entre outros necessários à contextualização da discussão. A Educação Integrada e Integral em Dewey são indissociáveis, porém, pode-se concluir que a Educação Integrada seria aquela que resolvesse os problemas da sociedade, apontados por Dewey, como a exclusão social e a ausência de valores democráticos. Para que a escola desenvolvesse essa dimensão integrada à sociedade, o filósofo norte-americano desenvolveu, concomitantemente, uma concepção de Educação Integral: uma estratégia educacional pautada no desenvolvimento da liberdade do aluno, e que pressupõe o desenvolvimento do aspecto intelectual e do corpo, preocupada, inclusive, com a dimensão do trabalho. Embora com perspectiva diferente, há no filósofo uma preocupação de dialogar com temáticas propostas por socialistas, como a crise do capitalismo da década de 1930, os problemas gerados pela exclusão social, e a necessidade de vinculação entre educação e trabalho.

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Biografia do Autor

Cezar Ricardo de Freitas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, área de Concentração em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. É Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação da Unioeste, área de concentração em Sociedade, Estado e Educação. Possui graduação em História pela Universidade Paranaense (2002) e Pedagogia pela UNIOESTE (2007) . Atualmente é Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Toledo, Colegiado de Matemática.

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP. Professora do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES. E-mail: irenifigueiredo@hotmail.com

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

FREITAS, C. R. de; FIGUEIREDO, I. M. Z. . AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA EM JOHN DEWEY. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 197–215, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.19618. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19618. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS