POLÍTICAS CURRICULARES E O EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.40510

Palavras-chave:

Globalização, Empreendedorismos, Políticas educacionais., BNCC

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma o neoliberalismo, revestido da globalização, atua diretamente na definição de políticas públicas, com destaque para as políticas curriculares para a educação básica. Trata-se do resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental, no qual averiguou-se questões sobre o processo de reforma curricular na fase de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Constata-se que no processo de delineamento da BNCC, obteve-se redução da contribuição de educadores e pesquisadores e supervalorizou-se a contribuição de organismos privados e instituições internacionais multilaterais. Dentre as proposituras neoliberais encontradas na BNCC, encontra-se o desenvolvimento de percepções empreendedoras, nas quais os indivíduos se tornam únicos e exclusivamente responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso. Dessa forma, verifica-se que o capitalismo, infere sorrateiramente seu discurso neoliberal nas pautas educacionais, garantindo uma educação que prepara os indivíduos, em sua maioria, para satisfazer as vontades do mercado.

Biografia do Autor

  • Erick Rodrigo Bucioli, Universidade Estadual de Maringá

    Mestre em Educação para Ciência e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá

  • Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá

  • Erika Ramos Januário, Universidade Estadual de Maringá

    Mestre (a) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

POLÍTICAS CURRICULARES E O EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 2, p. 147–162, 2022. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.40510. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/40510. Acesso em: 19 jan. 2025.

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