Comunidades de pescadores fluviomarítimos na APA de Santa Cruz (PE)

um histórico necessário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31239/vtg.v18i1.46019

Palavras-chave:

APA de Santa Cruz, patrimônio cultural costeiro, comunidades pesqueiras

Resumo

O habitante tradicional do litoral é geralmente referenciado como caiçara, que corresponde ao agente social que interage com o espaço marítimo através de uma relação de subsistência. Sua construção histórica reflete o espelho da colonização do Brasil: indígenas, africanos escravizados e europeus colonizadores. Os modos de viver destas pessoas resguardam especificidades nos usos e apropriações da paisagem, tendo a relação com as águas como elo comum. No Brasil, pescadores, canoeiros e marinheiros utilizaram-se, no litoral, dos diversos corpos aquáticos disponíveis para alimentação e locomoção. Entender, em perspectiva histórica, os reflexos sociais destas relações nos territórios conectados pelas águas na Área de Proteção Ambiental de Santa Cruz, no litoral norte de Pernambuco, corresponde ao principal objetivo do nosso texto. O local é legalmente constituído como Unidade de Conservação desde o ano de 2008.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH. (2010). Diagnóstico socioambiental da Área de Proteção Ambiental de Santa Cruz. Recife: FADURPE.

Albuquerque, M. (1993). O processo interétnico em uma feitoria quinhentista no Brasil. Revista de Arqueologia, 7 (1), 99-123.

Almeida, T. L. (2018). Caracterização da dinâmica costeira de Itamaracá-PE: aplicação do Sistema de Modelagem Costeira do Brasil. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Geociências, Recife.

Amaral, R. (1998). Festa à brasileira: significados do festejar no país que “não é sério”. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia, São Paulo.

Amarante, C. E. (2019). Arqueologia Marítima na praia do Francês – AL. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Arqueologia, Sergipe.

Andrade, M. C. (1999). Itamaracá, uma capitania frustrada. Recife: CEHM.

Andrade, M. (2019). Lia de Itamaracá. Recife: Provisual.

Barbosa, J., Santos, M., Araújo, P., & Lino, J. (2022). O Patrimônio Cultural Marítimo e portuário de Paranaguá (Paraná, Brasil): A Festa de Nossa Senhora do Rocio. Revista de Arqueologia Pública, 17(1), 1-19.

Bezerra, M. (2011). “As moedas do índios”: um estudo de caso sobre os significados do patrimônio arqueológico para os moradores da Vila de Joanes, Ilha de Marajó, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, 6(1), 57-70.

Calippo, F. R. (2010). Sociedade Sambaquieira, Comunidades Marítimas. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo.

Chamego de Lia (2000). Música do disco Eu Sou Lia (Lia de Itamaracá). Pernambuco: Ciranda Records.

Ciacchi, A. (2007). Gioconda Mussolini: uma travessia bibliográfica. Revista de Antropologia, 50(1), 181-223.

Coe, C. (2016). Avaliação da atividade pesqueira na comunidade de pescadores artesanais de Bitupipa, município de Barroquinha, Ceará. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia de Pesca, Fortaleza.

Costa, S. (1978). Ilha de Itamaracá. Itamaracá: PMIT.

Coutinho, S., Sulaiman, S., & Carbone, A. (2018). Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz: (re)conhecendo o valor ecológico, histórico-cultural e econômico. Recife: CPRH.

Diegues, A. C. (1983). Pescadores, camponeses e trabalhadores do mar. São Paulo: Ática.

Diegues, A. C. (1998). Ilhas e Mares: simbolismo e imaginário. São Paulo: HUCITEC.

Diegues, A. C. (2004). A Pesca construindo sociedades. São Paulo: NUPAB.

Duncan, B. (2006). The maritime archaeology and Maritime cultural landscapes of Quenscliffe: A Nineteenth century Australian coastal community. Tese (Doutorado). James Cook University, Townsville.

Duran, L. D. (2008). Arqueologia Marítima de um Bom Abrigo. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Museu de Arqueologia e etnologia, São Paulo.

Figuti, L. (1998). Estórias de arqueo-pescador: considerações sobre a pesca nos sítios de grupos pescadores-coletores do litoral. Revista de Arqueologia da SAB, 11(1), 57-70.

Freire, J. (2014). Maritime cultural landscape: a new approach to the Cascais coastline. Journal of Martitime Archaeology, 9(1), 1-35.

Furtado, L. (1980). Curralistas e redeiros de Maruda; Pescadores do litoral do Pará. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Gandavo, P. M. (2008). Tratado da Terra do Brasil: História da Provincia de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Brasília: Edições do Senado Federal.

Governo do Estado de Pernambuco (2010). Plano de preservação de Vila Velha. Recife: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Governo do Estado de Pernambuco (2015). A pesca artesanal em Pernambuco. Ações do Governo do Estado para o desenvolvimento sustentável da Pesca artesanal. Recife: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

Guimarães, M. (2022). Dos escravos que vão por mar e terra: o comércio atlântico de escravos para as Capitanias do Norte e sua dinâmica interna (c1654-c1760). Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de História, Recife.

Herszenhut, D., & Wiedemann, M. (2017). Currais da Ilha: um dossiê participativo sobre a pesca tradicional em Itamaracá. Recife: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Herszenhut, D., & Wiedemann, M. (2018). Camboas Tupi: um dossiê participativo sobre pesca tradicional em Goiana. Recife: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Herszenhut, D., & Wiedemann, M. (2022). História de Pescador: pequeno guia de educação patrimonial. Recife: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Instituto Moreira Salles (1958). Coleção fotográfico de Marcel Gautherot sobre a pesca em currais na Ilha de Itamaracá. Acervo digital. Disponível em:<https://acervos.ims.com.br/portals/#/detailpage/27614>. [cons. 15 jan. 2023]

Kidder, D. (1909). Impressões dum missionário methodista em Pernambuco. Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, 14(75), 1-70.

Klokler, D. (2008). Food for body and soul: mortuary ritual in shell mounds (Laguna - Brazil). Tese (Doutorado). University of Arizona, Departamento de Antropologia, Tucson.

Koster, H. (1942). Viagens ao nordeste do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Lira, J. (2010). Estudo sedimentológico e evolutivo da Coroa do Avião, Itamaracá – PE. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Geociências, Recife.

Lopes, J. (1975). História e segredos de uma Ilha. Itamaracá: Prefeitura Municipal.

Lucena, J., & Medeiros, R. (2020). Pescadores e Pescadoras em Itapissuma – PE: Cultura da pesca, memórias e luta. Humanas Res, 1(3), 45-62.

Maldonado, S. C. (1994). Mestres e mares, espaço e indivisão na pesca marítima. São Paulo: Annablume.

Maneschy, M. C. (1993). Pescadores curralistas no litoral do estado do Pará: evolução e continuidade de uma pesca tradicional. Revista da SBHC, 10, 53-74.

Medeiros, G. (2001). Arte da Navegação e Conquista Europeia do Nordeste do Brasil (capitanias de Pernambuco e Itamaracá nos Séculos XVI e XVII). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de História, Recife.

Mota, A. (1985). Itamaracá (o antigo e o moderno). Itamaracá: PMIT.

Mourão, F. A. A. (1971). Os pescadores do litoral sul do estado de São Paulo – Anexo 1, descrições complementares. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Mussolini, G. (1980). Ensaios de antropologia indígena e caiçara. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Nascimento. G. (2014). Pesca Artesanal em ‘Currais’: um enfoque etnoecológico. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Paraíba, Prodema, João Pessoa.

Novaes, L. C. N. (2017). A borda do mar como lugar cultural: arqueologia de praia e a dialética étnico-marítima do patrimônio imaterial do Sítio da Preguiça, Salvador/Bahia. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Arqueologia, Sergipe.

Oliveira, R. I. (2014). Debaixo de Pedra e Cal: As relações socioeconômicas da Capitania de Itamaracá 1654 – 1763. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de História, Olinda.

Oliveira, R. I. (2021). A História Ambiental e as condições para a produção da cal na Ilha de Itamaracá nos setecentos. In Oliveira, A. (Org.) Entre “bricolagens” e narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico (pp. 295-305). Porto Alegre: Editora Fi.

Peretti, W. G. (2022). Monumentalidade e marcação: conceitos para a compreensão da pesca nas sociedades sambaquieiras. Revista do Museu Paraense Emílio Goeldi, 17(1), 1-10.

Peretti, G. W., & Silva, L. A. (2021). “Outros pesqueiros”: Apontamentos sobre a pesca, os pescadores e os ambientes do Sul do Brasil. Revista do Museu Paraense Emílio Goeldi, 16(1), 1-10.

Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá. (2012). ZATAN: Zoneamento ambiental e territorial das atividades náuticas da Ilha de Itamaracá. Ilha de Itamaracá.

Quinamo, T. (2006). Pesca artesanal e meio ambiente em áreas de manguezais no Complexo Estuarino-Costeiro de Itamaracá. Pernambuco: o caso de Itapissuma. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Prodema, Recife.

Quinamo, T. (2007). Ambiente e pesca tradicional: foco em Itapissuma, no Canal de Santa Cruz, Pernambuco. Cadernos de Estudos Sociais, 23(1-2), 1-25.

Rambelli, G. (2002). Arqueologia até debaixo d’água. São Paulo: Maranata.

Reis Filho, N. G. (2002). Imagens de Vilas e cidades do Brasil colonial. São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial. CD-ROM.

Ribaric, A. (2020). Maritimidade: Patrimônio cultural e formas tradicionais de apropriação social do território marítimo. Emblemas, 17(2), 39-53.

Salvador, F. V. (2010). História do Brasil. Brasília: Edições do Senado Federal.

Santos, J. (2012) O impacto das políticas públicas sobre as práticas tradicionais dos pescadores da Ilha de Itamaracá – PE: o caso do Bolsa Família nas comunidades Jaguaribe e Pilar. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Administração, Olinda.

Santos, J. L. (2021) Arqueologia de uma Paisagem Cultural Marítima: rupturas e permanências da maritimidade na Ilha de Itamaracá (PE). Tese (Doutorado). Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Arqueologia, Sergipe.

Santos, J. L. (2021a). O porto de Itamaracá: waterfront. In Micheli, M., & Dias, T. (Org.) Portos Coloniais: estudos de História Portuária, Comunidades Marítimas e Praças Mercantis, Séculos XVI-XIX (pp. 295-336). São Paulo: Alameda.

Silva, L. G. (2001). A faina, a festa e o rito. Uma etnografia histórica sobre as gentes do mar (sécs XVII ao XIX). Campinas: Papirus.

Silva, L. (2008). Estudo sedimentológico, morfológico e hidrodinâmico do Canal de Santa Cruz – PE. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Geociências, Recife.

Silva, L. A. (2011). Etnoarqueologia da pesca: um estudo sobre as áreas de atividade de pesca dos pescadores da Barra de São João Pedro, RS. Cadernos de Estudos do LEPAARQ, 8(15/16), 113-127.

Silva, N. E. (2014). Nos fragmentados degraus do tempo: por uma história e memória do patrimônio de Vila Velha de Itamaracá. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de História, Olinda.

Silva, N. E. (2021). Os tempos da memória e a história da Vila Velha de Itamaracá. In Nascimento, A. (Org.) Entre “bricolagens” e narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico (pp. 180-190). Porto Alegre: Editora Fi.

Silva, L. A., & Gaspar, M. (2019). Anzóis, redes e pescadores. Reflexões sobre a Arqueologia da Pesca. Revista de Arqueologia da SAB, 32(2), 3-14.

Sistema de Informação do Arquivo Nacional (1975). Relatórios da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE). Disponível em: <http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/br_dfanbsb_zp/inf/eni/cps/0160/br_dfanbsb_zp_inf_eni_cps_0160_d0001_de_0001.pdf>. [cons. 15 jan. 2023]

Staden, H. (2014). Viagem ao Brasil. Brasília: Editora da Unb.

Westerdahl, C. (1992). The maritime cultural landscape. The International Journal of Nautical Archaeology, 21(1), 5-14.

Wiedemann, M. (2019). Camboas e currais do Nordeste: a pesca artesanal em contexto étnico arqueológicoetnoarqueológico. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Arqueologia, Recife.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Lopes dos Santos, J. (2024). Comunidades de pescadores fluviomarítimos na APA de Santa Cruz (PE): um histórico necessário. Vestígios - Revista Latino-Americana De Arqueologia Histórica, 18(1), 141–168. https://doi.org/10.31239/vtg.v18i1.46019

Edição

Seção

Artigos