Sobre a Revista

Histórico

Em fins de 2006, por iniciativa dos professores Dr. Andres Zarankin e Dr. Carlos Magno Guimarães - ambos da UFMG - foi criada a “Vestígios - Revista Latino Americana de Arqueologia Histórica”. Estes entendiam que a inexistência de publicações específicas em Arqueologia Histórica (no só no Brasil mas também na América Latina) era um problema para o crescimento e interação entre pesquisadores que desenvolviam trabalhos nessa temática.

Desde as primeiras publicações buscou-se seguir os parâmetros estéticos e formais dos principais “jornais” de Arqueologia (nacionais e internacionais). Foi dada ênfase ao controle da qualidade dos artigos e tinha-se como base o princípio de “peer review”. Inicialmente, as ilustrações dos artigos eram coloridas e as publicações tinham periodicidade semestral. O primeiro número da revista foi publicado em Janeiro de 2007. Nos primeiros anos, os dois volumes publicados tinham artigos com temáticas livres, recebidos em fluxo contínuo; posteriormente, criou-se um rodízio entre volumes com artigos recebidos em fluxo contínuo e volumes com temáticas específicas, sendo que os volumes temáticos partiam de propostas sugeridas pelos próprios colegas que desejavam organizá-los. Esse sistema de rodízio mantém-se na atualidade.

As primeiras publicações tiveram seus gastos (layout e impressão) custeadas pelo Laboratório de Arqueologia Histórica da FAFICH-UFMG – coordenado pelo prof. Dr. Carlos Magno Guimarães -; no entanto, 3 anos depois, conseguimos recursos do CNPq e FAPEMIG e, ocasionalmente, da própria UFMG, bem como de iniciativas privadas.

Entre os anos 2007 a 2015 os volumes da Vestígios foram publicados de forma impresso. De 2016 até o presente - seguindo tendências logísticas, normativas de indexadores e agencias financiadoras – as publicações passaram a ser exclusivamente eletrônica, com acesso on line livre.

Cabe salientar que, por muito tempo, a Revista Vestígios teve Qualis Capes B1; na atualidade, chegamos à A2, e estamos trabalhando fortemente para alcançar a categoria Qualis Capes A1

Em síntese, a Vestígios tem mais de uma década de existência e tem se consolidado como a Revista de Arqueologia Histórica Latino-americana mais importante da região, recebendo publicações de pesquisadores consagrados de todas partes da América e da Europa.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq

Área: Ciências Humanas

Sub-área: Antropologia/Arqueologia

Qualis A2

Missão

A criação da Vestígios - Revista latino-americana de arqueologia histórica tem como missão viabilizar um espaço de aproximação e interação entre pesquisadores que trabalham com a temática. A mesma se mantém com sólidos critérios de excelência - através de pareceres ad hoc (peer review) - e aborda tanto questões teórico-metodológicas quanto estudos de caso em Arqueologia Histórica Latino-americana.

Foco e escopo

A Arqueologia Histórica Latino-americana consolidou-se como campo de estudo apenas nas últimas décadas. Desde então, embora o interesse dos pesquisadores seja diversificado, existem questões que atraíram especial atenção como a produção teórica e a formulação e desenvolvimento de abordagens alternativas para aquelas produzidas nos centros de poder.

Lamentavelmente, apesar do aumento quantitativo e da variedade de pesquisas desenvolvidas, a arqueologia histórica latino-americana tem se ressentido da falta de espaços de interlocução entre os pesquisadores de diferentes países, permanecendo restrita às fronteiras de cada um deles. Estas barreiras, artificiais, têm dificultado a busca de pontos comuns que permitam consolidar uma arqueologia histórica latino-americana.

É possível que o estabelecimento de conexões entre as arqueologias dos diferentes países seja um dos maiores desafios que devemos enfrentar na atualidade. A existência de espaços de discussão pluralista é fundamental para permitir a reflexão sobre questões como a gênese da sociedade moderna na América Latina, ou as conexões históricas que permitem, através do estudo dos vestígios materiais, reconstituir os contextos nos quais se processaram as mudanças nas práticas sociais da região.

Nossa proposta de criação de uma revista latino-americana de arqueologia histórica buscou viabilizar esse espaço de aproximação e interação entre pesquisadores, que trabalham com essa temática.

Publicamos dois (02) números por ano através do Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas (LEACH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tendo um caráter latino-americano, os idiomas da Revista são o português e o espanhol. Geralmente, o segundo volume anual caracteriza-se por uma publicação temática. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. 

Fluxo de produção editorial

A periodicidade é semestral e o recebimento dos artigos ocorre em fluxo contínuo.

Fluxo editorial

 

Mapa do site

https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/sitemap

Divulgação

A Vestígios – Revista latino-americana de Arqueologia Histórica dissemina suas publicações no facebook, instagram e Academia.edu

Responsabilidades sobre os conteúdos publicados

A responsabilidade pelo conteúdo publicado na Vestígios – Revista latino-americana de Arqueologia Histórica é dos autores e dos editores, conforme acordos estabelecidos entre as partes. Qualquer demanda recebida será repassada para os editores-chefes avaliarem.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista recebe artigos em fluxo contínuo e para volumes temáticos. É responsabilidade dos editores analisar em qual volume o artigo será publicado, bem como decidir sobre a pertinência desse para o periódico. Os editores avaliarão, também, a produção dos volumes temáticos ou dossiês.

Os artigos enviados serão submetidos, no mínimo, a 2 pareceristas de instituições diferentes em relação ao autor. Caso ocorra empate nas análises (um parecer favorável e outro contrário), um terceiro parecerista será designado para a avaliação complementar. Nesse processo, é reservado aos pareceristas e autores o anonimato.

Os artigos apresentados para os volumes de fluxos contínuos e para os volumes temáticos ou dossiês devem atender as normas editoriais, os pareceres dos revisores e da equipe editorial. Estipula-se o prazo de 20 dias úteis (máximo) para o envio dos pareceres.

Todo o processo é conduzido através do site da revista e pode ser acompanhado de forma transparente. As comunicações referentes ao processo de avaliação são realizadas exclusivamente através do sistema OJS e, por isso, os autores devem ficar atentos à situações em que os emails enviados automaticamente pelo sistema são filtrados enquanto spam ou lixo eletrônico. Cabe aos autores acompanhar a avaliação acessando o sistema de submissões periodicamente. As datas de recebimento e de aprovação também são documentadas e apresentadas no sistema.

Declaração de ética

A Revista Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, ISSN ONLINE 2316-9699, dedica-se a cumprir boas práticas no que se refere à conduta moral adequada à editoração científica. O editor e a equipe editorial têm por responsabilidade crucial a prevenção da negligência, sobre qualquer forma de comportamento antiético. Plágio em qualquer instância não será aceito por esta publicação. Todos os autores que submetem artigos para a revista declaram que seus trabalhos são originais e afirmam que o conteúdo não foi publicado nem está em processo de avaliação em outro periódico.

Copyright e Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações

É permitido o download dos trabalhos publicados e o seu compartilhamento desde seja atribuído crédito ao(s) autor(es). É permitido que os textos originais sejam copiados e distribuídos em qualquer meio ou formatos, desde que mantidas a versão original e não tenham fins comerciais. 

É transferido aos autores os direitos de copyright e de publicação.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0

Serviço de preservação de longo prazo 

A Vestígios adere ao Open Journal Systems (OJS 3.3.0.14) - sistema de código livre e gratuito para a administração e a publicação de revistas - que utiliza o sistema Public Knowledge Project  (PKP PN) para garantir a preservação digital do conteúdo do periódico.  

Digital Object Identifier (DOI)

O Digital Object Identifier (DOI) é um código alfanumérico atribuído aos artigos (bem como livros, periódicos, resenhas, capítulos de livro, imagem, anais, autor entidade, autor individual etc) publicados de forma impressa ou digital, comercial ou não comercial. Este permite localizar e acessar materiais na web, sobretudo publicações em periódicos e obras protegidas por copyright.

Critérios sobre Plágio

De acordo com as diretrizes éticos das pesquisas científicas, os artigos aprovados na primeira fase desta Revista serão submetidos a um detector de plágio. Caso ocorra alguma situação de similaridade, o artigo será avaliado pelo Equipe Editorial com base nas Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq (http://cnpq.br/diretrizes). Opiniões expressas em artigos assinados e a integridade de seus conteúdos são de responsabilidade total de seus autores.

Modelo de financiamento

Editora

UFMG

Agências de Fomento

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Pagamento de taxas

Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados na Vestígios – Revista latino-americana de Arqueologia Histórica.

Declaração de acesso aberto

A Vestígios fornece acesso aberto ao seu conteúdo, que inclui artigos resenhas, editoriais, ensaio fotográfico e outros tipos de textos aprovados pela comissão editorial. A formalização do Acesso Aberto está especificada pela atribuição de acesso ao sistema Creative Commons (CC), que promove a reutilização e distribuição de artigos indexados em suas coleções..