Neoplasias orofaciais em crianças e adolescentes

  • Bárbara Gurgel Universidade de Pernambuco
  • Augusto Cézar Leal da Silva Leonel Universidade Federal de Pernambuco
  • Danyel Elias da Cruz Perez Universidade Federal de Pernambuco
  • Jurema Freire Lisboa de Castro4 Universidade Federal de Pernambuco
  • Elaine Judite de Amorim Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Objetivo: Este trabalho analisou os casos de neoplasias orofaciais em crianças e adolescentes, diagnosticadas pelo Laboratório de Patologia Oral da Universidade Federal de Pernambuco no período de março de 2000 a março de 2019.

Métodos: Tratou-se de um estudo retrospectivo das neoplasias mais prevalentes diagnosticada no serviço. Os dados foram tabulados e analisados através do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) na versão 24.0.

Resultados: Dos 6.766 casos diagnosticados, 101 foram de neoplasias, destes 52,5% foram no sexo feminino. A média de idade entre os pacientes foi de 12,6 anos. Em relação ao tipo de biópsia, a excisional foi mais prevalente e em 71,3% dos casos os diagnósticos histopatológicos confirmaram as hipóteses diagnósticas clínicas. A neoplasia benigna não odontogênica mais comum foi o papiloma oral com 30 casos (29,7%). Entre os tumores benignos de origem odontogênica, os odontomas foram os mais prevalentes com 16 casos (15,8%). Foram diagnosticados apenas dois tipos de neoplasias malignas: o carcinoma adenoide cístico e o leiomiossarcoma.

Conclusão: Levantamentos epidemiológicos de lesões orofaciais são importantes para determinar a sua prevalência, além de contribuir com a determinação das características na população estudada, fornecendo ao cirurgião-dentista uma base sólida para o diagnóstico e manejo clínico das neoplasias nesses indivíduos.

Descritores: Epidemiologia. Diagnóstico. Neoplasias. Criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-26
Como Citar
Mota dos S. Gurgel, B. C., Cézar Leal da Silva Leonel, A., da Cruz Perez, D. E., Freire Lisboa de Castro4J., & de Amorim Carvalho, E. J. (2020). Neoplasias orofaciais em crianças e adolescentes. Arquivos Em Odontologia, 56. https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e24
Seção
Artigos