Avaliação de um método educativo em saúde bucal aplicado em escolares de ensino público

  • Daniela Garcia Ribeiro Universidade Estadual Paulista -UNESP
  • Lívia Nordi Dovigo Universidade Estadual Paulista -UNESP
  • Sílvio Rocha Corrêa da Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP

Resumo

As ações preventivas podem ser realizadas por meio da educação e motivação do paciente no cuidado com sua higiene bucal. Este estudo avaliou um método educativo-preventivo e de motivação aplicado a crianças do 5º ano do ensino fundamental da rede pública. Participaram da pesquisa 33 escolares, de 9 a 11 anos de idade, selecionados por conveniência, em um estabelecimento de ensino localizado na cidade de Ribeirão Preto. A atividade educativa-preventiva e de motivação aplicada foi desenvolvida em sala de aula, por meio da apresentação de seminários elaborados pelos próprios alunos. A avaliação da metodologia foi realizada por meio da aplicação de um questionário sobre conhecimentos e hábitos de saúde bucal, no início
e após a aplicação do método, e pela elaboração de uma redação. Todos os dados obtidos foram tabulados e a análise estatística foi realizada de forma descritiva. A comparação dos resultados obtidos após a primeira e a segunda aplicação do questionário revelou aumento no conhecimento dos escolares em relação a todos os temas abordados. O efeito educativo do método aplicado pode ser confirmado pela alta freqüência dos elementos de impacto encontrados nas redações. Em 84,8% das redações foi observada a presença da palavra higiene bucal e em 66,6% as palavras cárie e dentista. O método educativo-preventivo provocou aumento no conhecimento em saúde bucal dos escolares. Durante a idade escolar as crianças estão susceptíveis
ao aprendizado e aquisição de novos hábitos e crenças com relação a sua própria saúde.
Descritores: Educação em saúde bucal. Motivação. Promoção da saúde. Odontologia preventiva. Criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Garcia Ribeiro, Universidade Estadual Paulista -UNESP

Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil

Lívia Nordi Dovigo, Universidade Estadual Paulista -UNESP
Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil
Sílvio Rocha Corrêa da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP),
Araraquara, SP, Brasil

Referências

1. Albino JE, Juliano DB, Slakter MJ. Effects of instructional-motivational program on plaque and gingivitis in adolescents. J Public Health Dent. 1977;37:281-9.
2. Garcia PPNS, Corona SAM, Valsecki Junior A. Educação e Motivação: II. Avaliação da efetividade de métodos educativos- preventivos relativos à cárie dental e à doença periodontal. Rev Odontol UNESP. 1998;27:405-15.
3. Listgarten MA. The role of dental plaque in gingivitis and periodontitis. J Clin Periodontol. 1988;15:485-7.
4. Okada M, Kuwahara S, Kaihara Y, Ishidori H, Kawamura M, Miura K, et al. Relationship between gingival health and dental caries in
children age 7-12 years. Sci Oral J. 2000;42:151-5.
5. Turssi CP, Marcantonio RAC, Boeck EM, Rocha AL. Influência do reforço da motivação no controle de placa bacteriana em escolares
da zona rural. Rev ABOPREV. 1998;1:16-21.
6. Garcia PPNS, Corona SAM, Valsecki Junior A. Educação e motivação: I. Impacto de um programa preventivo com ênfase na educação de hábitos de higiene oral. Rev Odontol UNESP.
1998;27:393-403.
7. Ferrazzano GF, Cantile T, Sangianantoni G, Ingenito A. Effectiveness of a motivation method on the oral hygiene of children. Eur J Paediatr Dent. 2008;9:183-7.
8. Figueira TR, Leite ICG. Percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal de escolares. RGO. 2008;56:27-32.
9. Podshadley AG, Schweikle ES. The efectiveness of two educational programs in changing the performance of oral hygiene by elementary
school children. J Public Health Dent. 1970;30:17-20.
10. Saba-Chujfi E, Silva ECQ, Sarian R. Avaliação dos métodos de motivação/educação em higiene bucal. RGO. 1992;40:87-90.
11. Escola Promotora da Saúde. Promoção da Saúde. 1999;1:26-7.
12. Navarro RS, Esteves GV, Youssef MN. Estudo clínico do comportamento de escolares mediante escovação supervisionada e motivação no controle de placa bacteriana. Rev Odontol USP. 1996;6:9-13.
13. Nyman S, Lindhe J, Rosling B. Periodontal surgery in plaque-infected dentitions. J Clin Periodontol. 1977;4:240-9.
14. Klass K, Rhoden C. Aspects of dental health education for preeschool children and their parents. J Dent Child. 1981;48:357-63.
15. Farias IA, Araújo Souza GC, Fernandes Ferreira MA. A Health education program for brazilian public schoolchildren: the effects on dental health practice and oral health awareness. J Public Health Dent. 2009;69:225-30. 16. Bakdash MB. Patient motivation and education:
a conceptual model. Clin Prev Dent. 1979;1:10-4.
17. Pinto VG. Saúde bucal: odontologia social e preventiva. 3ªed. São Paulo: Santos; 1994.
18. Frencken JE, Borsum-Andersson K, Makoni F, Moyana F, washaenyi S, Mulder J.Effectiveness of an oral health education programme in primary schools in Zimbabwe after 3.5 years. Community Dent Oral
Epidemiol. 2001;29:253-9.
19. Ramseier CA, Leiggener I, Lang NP, Bagramian RA, Inglehart MR. Short-term effects of hygiene education for preschool (kindergarten) children: a clinical study. Oral Health Prev Dent. 2007;5:19-24.
20. Freire MCM, Melo RS, Almeida e Silva S. Dental caries prevalence in relation to socioeconomics status of nursery school children in
Goiânia-GO, Brazil. Community Dent Oral Epidemiol. 1996;24:357-61.
21. Rayner JA. A dental health education programme, including home visits, for nursery school children. Br Dent J. 1992;172:57-62.
22. Guedes-Pinto AC, Cruz RA, Parreira MLJ. Contribuição ao estudo da escovação dental na dentição decídua. Rev Fac Odontol USP.
1971;9:311-8.
23. Gibbons RJ, Van Houte JV. On the formation dental plaques. J Periodontol. 1973;44:347-57.
Publicado
2016-04-04
Como Citar
Ribeiro, D. G., Dovigo, L. N., & Silva, S. R. C. da. (2016). Avaliação de um método educativo em saúde bucal aplicado em escolares de ensino público. Arquivos Em Odontologia, 45(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3510
Seção
Artigos