Conhecimento sobre avulsão dentária de uma população de estudantes de cursos de saúde do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2012.48.4.01Palavras-chave:
Avulsão dentária, Traumatismos dentários, Estudantes, Educação em saúdeResumo
Objetivo: avaliar o nível de conhecimento sobre avulsão entre estudantes do curso de Enfermagem, Educação Física e Odontologia da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES) e analisar a associação com idade, gênero, informações e experiências prévias, no momento de aplicação do questionário.
Materiais e Métodos: um questionário de múltipla escolha estruturado foi aplicado aos estudantes em três momentos diferentes: no início, logo após uma palestra sobre avulsão e 3 meses depois, em Caruaru-PE, Brasil. Os dados foram analisados considerando-se um nível de significância de 5%.
Resultados: Os resultados mostraram que o conhecimento dos alunos no início do estudo foi baixo. No entanto, o número médio de respostas corretas aumentou significativamente para todos os três cursos imediatamente após a intervenção; 3 meses mais tarde, quase todas as classes ainda mostraram resultados significativamente mais elevados quando comparados com os achados iniciais. Os alunos com experiência prévia ou que tinha recebido informações prévias sobre o tema atingiram média de respostas corretas significativamente maior.
Conclusão: Em geral, o nível de conhecimento inicial sobre avulsão dentária foi baixo para os estudantes de Educação Física e Enfermagem quando comparado aos estudantes de Odontologia. Um aumento da quantidade de tempo dedicado a atividades de ensino teórico e prático sobre avulsão dentária durante a faculdade, seria extremamente importante para consolidar esse conhecimento.
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