Diagnóstico periodontal

conhecimentos e atitudes de estudantes de Odontologia

Autores

  • Julya Ribeiro Campos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flávia Isabela Barbosa Universidade de Itaúna

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2018.54.e08

Palavras-chave:

Periodontia diagnóstico, Serviços de diagnóstico, Diagnóstico métodos

Resumo

Objetivo: A capacidade de diagnóstico é fundamental em todas as áreas da odontologia. Na periodontia o diagnóstico deve ser criterioso, exigindo dos estudantes e profissionais conhecimento, habilidade e percepção. A utilização dos recursos disponíveis e interpretação correta dos mesmos resultam em um diagnóstico apropriado e influenciam diretamente do sucesso terapêutico. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar os conhecimentos e atitudes de acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Itaúna sobre o diagnóstico em periodontia.

Métodos: Participaram do estudo 154 estudantes do 7º ao 10º período que cursavam a disciplina de Clínica Integrada e já tinham passado pela disciplina de periodontia.

Resultados: Os resultados revelaram que os estudantes possuem dificuldades para realização do diagnóstico das doenças periodontais. A maior dificuldade aparenta estar na aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso na prática clínica.

Conclusão: A literatura indica que recursos didáticos como o fluxograma, podem beneficiar os estudantes e resultar no aumento de diagnósticos corretos.

 

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Publicado

2023-03-01

Como Citar

Campos, J. R., & Barbosa, F. I. (2023). Diagnóstico periodontal : conhecimentos e atitudes de estudantes de Odontologia. Arquivos Em Odontologia, 54. https://doi.org/10.7308/aodontol/2018.54.e08

Edição

Seção

Artigos