Children’s television food advertising and the Brazilian nutrition guildelines

agreement or confrontation?

Authors

  • Mariana Luiza Guimarães Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patricia Alves Drummond de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sheyla Márcia Auad Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2012.48.1.01

Keywords:

Food publicity, Television, Diet, Child

Abstract

Objetivo: Avaliar o conteúdo dos comerciais de produtos alimentícios veiculados em canais abertos da televisão brasileira durante a programação para o público infantil, os valores nutricionais desses produtos e o uso de personagens infantis para divulgação dos mesmos. Além disso, verificou-se se há veiculação de comerciais que promovem hábitos saudáveis durante tal programação e se os alimentos promovidos estão em sintonia com a recomendação das diretrizes alimentares brasileiras. Materiais e Métodos: Foram realizadas gravações dos principais canais abertos da televisão brasileira, em dois dias durante a semana e um dia no final de semana, para cada canal. A grade das emissoras foi previamente verificada para que as gravações fossem realizadas nos momentos em que programas voltados para o público infantil fossem veiculados, independentemente do horário. Resultados: Foram veiculados 119,5 minutos de comerciais, sendo 28
minutos voltados para o público infantil (média diária de 9,3 minutos), dos quais 11,8 minutos compreendiam comerciais de produtos alimentícios. A utilização de animações ou personagens infantis como estratégia
de publicidade foi constatada em 83,9% dos comerciais de produtos alimentícios destinados ao público infantil, enquanto apenas 5,4 minutos do tempo total de comerciais foram voltados para a veiculação de mensagens educativas e de promoção de saúde. Os alimentos promovidos apresentavam alto valor calórico, elevada quantidade de gorduras, açúcares e sódio. Conclusão: Observou-se que os comerciais voltados para o público infantil promovem o consumo de produtos potencialmente cariogênicos, utilizam personagens infantis para estimular sua venda, carecem de mensagens promotoras de saúde e estão em confronto com as diretrizes alimentares brasileiras.
Descritores: Publicidade de alimentos. Televisão. Dieta. Criança.

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Published

2016-05-10

How to Cite

Costa, M. L. G., Oliveira, P. A. D. de, & Auad, S. M. (2016). Children’s television food advertising and the Brazilian nutrition guildelines: agreement or confrontation?. Arquivos Em Odontologia, 47(4). https://doi.org/10.7308/aodontol/2012.48.1.01

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