Nível de satisfação das mães quanto ao atendimento das crianças em clínica escola da infância de uma universidade no interior do nordeste

Autores

  • Francisco Alisson dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Gustavo Correia Basto da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Waleska Fernanda Souto Nóbrega Universidade Estadual da Paraíba
  • Smyrna Luiza Ximenes de Souza Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.35699/2178-1990.2022.32617

Palavras-chave:

Assistência odontológica para crianças, Comportamento do consumidor, Clínicas odontológicas

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil e a percepção das mães quanto ao nível de satisfação do atendimento odontológico das Clínicas Integradas da Infância, do curso de Odontologia de uma universidade no interior do nordeste brasileiro.

Métodos: Foi realizado um estudo transversal, observacional e quanti-qualitativo baseado na coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com mães de crianças atendidas nas Clínicas Integradas da Infância do curso de Odontologia. Os dados foram organizados em planilhas e, em seguida, submetidos à análise estatística descritiva através do software RStudio. Para a questão aberta, foi realizada análise de conteúdo qualitativa de Bardin.

Resultados: Foi entrevistado um total de 28 mães, com média de idade de 33 anos, em sua maioria casadas, com renda de um salário mínimo ou mais, que referiram ter de 2 a 3 filhos. A maioria das entrevistadas considerou o atendimento muito bom ou bom, evidenciando principalmente o afeto, a paciência e o vínculo criado entre aluno e paciente pediátrico. A fila e o tempo de espera para agendamento de consultas foram apresentados como pontos negativos.

Conclusão: Genericamente, as mães de crianças atendidas nas Clínicas Integradas da Infância consideram-se satisfeitas com o atendimento prestado pelo serviço. Salienta-se a necessidade de impetrar recursos que busquem a triagem constante e a redução da fila de espera do serviço.

Descritores: Assistência odontológica para crianças. Comportamento do consumidor. Clínicas odontológicas.

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Santos, F. A. dos, Silva, G. C. B. da, Nóbrega, W. F. S., & Souza, S. L. X. de. (2022). Nível de satisfação das mães quanto ao atendimento das crianças em clínica escola da infância de uma universidade no interior do nordeste. Arquivos Em Odontologia, 58, 11–20. https://doi.org/10.35699/2178-1990.2022.32617

Edição

Seção

Artigos